segunda-feira, 30 de abril de 2007

Nenhum município do Rio está entre os melhores da rede pública

1ª página do jornal O Globo de 26/04/07 - Um dia após o presidente Lula afirmar que a educação brasileira ainda será uma das melhores do mundo, o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação, mostra que em apenas 10 dos mais de 5.500 muncípios basileiros os alunos da rede municipal de 1ª a 4ª já atingiram ou superaram a nota média 6 - equivalente ao padrão de aprendizagem dos países desenvolvidos. (...) O Estado do Rio de Janeiro não tem qualquer cidade entre as que oferecem ensino municipal de qualidade. No ranking, publicado no jornal, aparecem os 20 melhores índices do Estado, todos abaixo de 6 (Niterói nem aparece!). Ainda nessa reportagem, a secretária de educação de Campos, o município com o pior índice, atribui o resultado especialmente à aprovação automática, que vigorou por 7 anos e que há 2 deixou de existir naquele município. A aprovação, que era de 100% em 2004 porque não havia avaliação, caiu ano passado para 68%.

domingo, 29 de abril de 2007

Retrospectiva 2004/2005

Já está disponível, para aqueles que navegam neste blog, um vídeo sobre o que rolou na escola nos dois primeiros anos de sua existência. Essa iniciativa partiu da ex-orientadora educacional Danielle Matheus (3 e 4 ciclos), que preparou, junto com alguns professores, uma apresentação de slides para exibir na primeira reunião de pais de 2006. Essa apresentação, por sua vez, foi preparada com fotos tiradas ao longo desses dois anos por pessoas que trabalham na escola, e a idéia foi valorizar tudo de bom que foi produzido lá nesse período, já que a escola passou por momentos difíceis como greve e escassez de recursos. O vídeo disponível agora foi feito com uma câmera digital filmando a apresentação de slides na tela de um computador, por isso em alguns momentos a imagem fica um pouco escura, o que não impede o espectador de apreciar o que de melhor foi realizado nesses primeiros anos com os alunos do 3 e 4 ciclos. Veja agora em http://www.youtube.com/watch?v=EkHwsY5TlLM

sábado, 28 de abril de 2007

Mostra de talentos em maio!

Diferentemente dos anos anteriores, quando acontecia só no final do ano, a mostra de talentos da EMPF vai ocorrer agora em maio, dia 19/05, no terceiro sábado do mês. Embora o foco desse evento seja a participação dos alunos da escola, professores e funcionários também podem contribuir. Música, dança, poesia, artes plásticas, e o que mais você quiser mostrar. As fichas de inscrição estão com os professores conselheiros das turmas. Venha participar e fazer da mostra de talentos um sucesso! Na foto um grupo de pagode formado por alunos se apresentando na primeira mostra, em 2004. Veja mais em http://www.youtube.com/watch?v=1zM8hXCg04Q e http://www.youtube.com/watch?v=mGXEXTLxtNU&mode=related&search==

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Bandeiras: símbolos e cores da escola

Este foi um trabalho desenvolvido com a turma do 9º ano de 2006 na aula de Geografia: durante a Copa do Mundo (quando as bandeiras dos países participantes estavam por todo lado), os alunos estudaram os significados de algumas delas e foram estimulados a criar uma que representasse a EMPF, como forma de valorizar a sua identidade. Símbolos como livros, árvores e o Museu de Arte Contemporânea fizeram referência à educação, ao meio ambiente e à cidade de Niterói. Este ano novas bandeiras (juntas com um mascote!) serão criadas com a turma 9B, em virtude do evento esportivo que será realizado na escola em julho. Na imagem acima alguns exemplares do ano passado (clique na imagem para vê-las mais de perto e deixe o seu comentário abaixo!).

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Palestras sobre o lixo na escola

A companhia de limpeza de Niterói - CLIN - fará palestras sobre o lixo na EMPF na segunda semana de maio. Todas as turmas do 3º e 4º ciclos vão assistir às palestras, que se realizará entre os dias 6 e 10 de maio (segunda a quinta-feira), no auditório do 4º andar às 9 horas da manhã. O lixo é um dos maiores problemas das cidades atualmente, e há anos que a nossa escola vem produzindo muito lixo, sem nenhum cuidado no destino final. A foto ao lado mostra a quantidade de lixo produzida numa manhã numa sala de aula (na época das caxinhas de achocolatados no recreio). A redução, o reaproveitamento e a reciclagem são fundamentais para cuidarmos do meio ambiente, daí a importância de aprender os três "R"s e multiplicar essas ações. Veja http://cecae.usp.br/recicla/saibaReciclePapelHTML.asp.htm e saiba mais como reciclar papel.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Uma das sete maravilhas do mundo?

O Cristo Redentor, a estátua de braços abertos no alto do morro do Corcovado, no maciço da Tijuca, virada para a baía de Guanabara e Niterói, está num concurso que vai escolher uma das 7 novas maravilhas do mundo atual. Se você quer eleger o Cristo, acesse http://www.corcovado.com.br/ . Esse famoso ponto turístico também é conhecido pelos alunos da EMPF. A escola todo ano realiza passeios e aulas de campo em vários lugares da região metropolitana do Rio de Janeiro, e o alto do Corcovado é um deles. A vista é maravilhosa, e a visita inesquecível. No início de 2005, alunos do 7ºano foram conhecê-lo. Veja como foi esse dia em http://www.flickr.com/photos/7953604@N03/sets/72157600121513608/show/

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Alunos da EMPF passam em concursos

Augusto do Vale e Juliana Antunes, alunos da 9A (turma única) de 2006, passaram em concursos de escolas tradicionais e estão cursando o colégio Pedro II e a Faetec, respectivamente, ambas no Barreto, Niterói. Os alunos revelaram que ralaram muito para atingirem seus objetivos. Realmente estes concursos são disputadíssimos e não é nada fácil passar neles. Parabéns Juliana e Augusto! Na foto acima, Augusto (uniformizado, indo para a nova escola) com as professoras Fátima (Matemática à direita) e Kelly (Ciências).

Veja o que rolou em 2006

A partir de hoje mostraremos momentos marcantes da história da EMPF. A Feira de Ciências foi um deles. Coube a ela revelar o talento e a maturidade dos alunos. No seu segundo ano de existência proporcionou o envolvimento do 3º e 4º ciclos (15 turmas ao todo). O evento foi realizado no dia 29 de setembro de 2006, nas salas de aula. Vários trabalhos foram apresentados e abrangeram temas como: funcionamento do corpo humano - destaque para a sexualidade, DSTs e métodos anticoncepcionais - alimentação, ecologia (Mata Atlântica), eletricidade e magnetismo, seres vivos, entre outros. Foi um dia diferente e inesquecível. Os alunos arrancaram elogios dos visitantes e de toda a equipe da escola que ficaram maravilhados com o capricho e a qualidade dos trabalhos. Na foto acima aparecem da esquerda para direita Caroline, Tatiana, Christefany e Guilherme, numa reprodução fantástica da Mata Atlântica (veja esse trabalho agora em http://www.youtube.com/watch?v=eBg8FZSTD8A) A dinâmica do evento consistiu na exposição, apresentação e visitação - os alunos puderam ver e aprender com os colegas das outras turmas (veja um pouco dessa dinâmica agora em http://www.youtube.com/watch?v=l6mtMRYEsB0 e também em http://www.youtube.com/watch?v=DTrwSNVnDns). Na semana seguinte, ocorreu a premiação e a representação dos melhores trabalhos que serviram de referência para toda a escola (veja como foi esse dia agora em http://www.flickr.com/photos/7953604@N03/sets/72157600118506912/show/). Este ano em setembro tem mais!

sábado, 21 de abril de 2007

O Número 1!

Esse foi o primeiro jornal, feito pelos alunos do 9º ano de 2006. A turma foi dividida em grupos e cada grupo fez o seu projeto. A capa da primeira edição vem com os nomes e logotipos criados por eles para o seu jornal (criar um nome foi uma das tarefas a ser cumpridas). Repare na criatividade dos alunos. A edição número 1 foi uma compilação com as melhores matérias de cada jornal desses. No mês seguinte, inspirados nessa edição, um grupo de alunos da turma 7D (2006) lançou o 2º, com outro nome (Jornal Jovem PF). Esses dois foram considerados as primeiras edições do jornal da escola, feito por alunos do 3º e 4º ciclos.

Saiu o número 3...

Dando continuidade ao projeto iniciado no final do ano passado, os alunos da turma 9B (2007) produziram o número 3 do jornal da EMPF. Seguindo o método do número 1, onde a turma se divide em grupos e cada um faz um projeto, esta edição traz matérias de cada trabalho, como entrevistas com a orientadora Danielle (que deixou a nossa escola recentemente), matérias sobre reciclagem, humor, palavras cruzadas, etc. Ainda em fase de reprodução, a circulação do jornal na nossa escola é aguardada com expectativa. Faça parte dessa história!

sexta-feira, 20 de abril de 2007

A gente colhe o que planta...

Você sabia que a EMPF já teve uma hortinha? Foi no ano de 2004, e ficava nos fundos do terreno do prédio, por isso pouca gente conheceu. Não foi nada fácil mantê-la, pois era preciso carregar água (em garrafas pet) até o local para a rega das plantas, em épocas de estiagem (pouca chuva). Muitas vezes foi preciso dar a volta pelo portão da escola, e uma viagem não era suficiente para regar todas as mudinhas. Mesmo assim, a natureza ajudou bastante naquele ano e a hortinha resistiu até o fim das aulas. Foram cultivados tomates e alguns temperos como manjericão, salsinha e cebolinha, distribuídos para alguns funcionários após a colheita. Na foto vemos o professor Filipe de História junto ao canteiro. Veja mais em http://www.flickr.com/photos/7953604@N03/page7/.

Vem chegando...

Este blog foi criado para formar um canal de comunicação entre alunos que fazem parte dessa escola (e também professores, funcionários...) interessados em internet e inclusão digital. Qualquer um pode participar. Nele pretendemos disponibilizar tudo o que for de interesse de nossa comunidade escolar, como textos, fotos, vídeos, links, etc. Aqui você já pode acessar informações como a previsão do tempo ou a situação do trânsito na ponte Rio-Niterói. Pode compartilhar suas experiências na escola e o seu material com outros, trazer novas idéias, contribuir para a melhora da educação pública. Sua participação será sempre importante para o sucesso de nossa empreitada. Seja bem-vindo e navegue...

Em construção


Estamos nos preparando para entrar no mundo virtual...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...