sexta-feira, 29 de junho de 2007

Viagem ao mundo dos vegetais

Assim foi a terça feira dia 26 para a maioria dos alunos do 7º ano - 60 alunos mais 6 professores - que foram ao passeio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Lá eles seguiram um roteiro pré-estabelecido, e com suas pranchetas e lápis na mão, respondiam perguntas em cada ponto visitado. Todos puderam conhecer e se encantar com locais como o jardim sensorial (feito para deficientes visuais, onde se pode tocar e cheirar os vegetais), a estufa das plantas insetívoras, o lago das vitórias-régias, o orquidário e o bromeliário. Viram de perto o pau-brasil (tão raro hoje na Mata Atlântica), a sumaúma (a maior árvore da América do Sul, nativa da Amazônia) e as palmeiras imperiais. Trabalhos de campo como esse fortalecem o contato dos jovens urbanos com a natureza e a educação voltada para o meio ambiente. Veja o que contou uma aluna da turma F7B:

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Festa junina da EMPF

Este desenho foi feito pelo aluno Andrey Lucas da turma F7D e enviado para o blog pela professora de artes Marcia Hallak. É um convite para o "Arraiá da Paulo Freire" (clique na imagem para ampliar), que acontecerá neste sábado na EMPF a partir das 10 horas da manhã, com muita diversão: barraquinhas, danças, brechó, bingo, banda Hipnose e a final da gincana caipira. Todos estão convidados a participar e a trazer a família. Até lá!

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Horta 2007

Foi quase por acaso... O professor estava com as sementes na mochila, mas faltava ainda uma boa oportunidade. Os alunos queriam que ele acompanhasse-os até a quadra dos fundos do terreno, onde queriam treinar para o Pan Escolar. Chegando lá, foi só "botar a pilha" nos que ficaram na "de fora" do futebol, e bastou vontade e disposição.
O canteiro estava cheio de capim-colonião, mas naquele momento as pedras viraram ferramentas de jardinagem e a terra foi toda preparada. A garrafa PET virou regador, e as viagens para buscar água foram disputadas. Os alunos puderam ainda escolher o que plantar, dentre algumas opções de temperos e ervas medicinais: alfavaca-manjericão, salsinha, hortelã-menta e erva-cidreira (melissa) foram as selecionadas. Patrick da Silva, da turma F7C, justificou a última escolha:
- Se um aluno passar mal na escola, é só vir aqui e pegar umas folhinhas para fazer um chá!"
Na foto, alguns que participaram do trabalho - todos da F7C: Patrick, Gabriel Miranda, José Felipe, Lucas Lemos e Guilherme de Oliveira. Vale mencionar a participação de Guilherme Victor, da mesma turma, que no momento da foto estava jogando bola. Parabéns alunos pela realização desta primeira etapa! Agora é só cuidar da horta ao longo do ano que no final se colhe o que se plantou. Participe você também! É simples: só ir lá e regar - e tem espaço para muito mais...

terça-feira, 26 de junho de 2007

A escola é o último lugar

A escola é o último lugar onde as coisas acontecem, quando acontecem. Assistindo passivamente a crise ambiental do planeta, em pleno século XXI, vemos a iniciativa privada dar um banho na iniciativa pública quando a questão é viabilizar ações em prol do meio ambiente. Bancos oferecem extratos em papel reciclado e recolhem pilhas, enquanto perfumarias possuem embalagens em plástico biodegradável, por exemplo. A escola deveria ser a pioneira nessas ações - pois é lá que está a maioria dos jovens cidadãos do futuro - e o pior é o professor ficar falando dos rios poluídos e nada ser feito para mudar isso (só blá-blá-blá!). Veja na foto acima o lixo da EMPF misturado: papelão, papel, embalagens, até uma folha seca de palmeira. Reduzir, reaproveitar e reciclar o lixo é sim uma forma de educar.
A EMPF está promovendo uma campanha de recolhimento do óleo de cozinha usado para ser entregue a uma cooperativa de reciclagem. O óleo que não serve mais e que normalmente iria contaminar solos e rios transforma-se em sabão. Para participar basta juntar o óleo usado em garrafas de refrigerante (PET de 2 litros) e entregar ao funcionário Lindomar. E se você ouvir alguém lhe perguntar "o que eu ganho com isso?", a resposta é simples: um meio ambiente menos poluído e a sensação de não ser sempre o último a começar algo que deveria ser uma prioridade. Antes poluíamos o meio ambiente porque não sabíamos o que fazer. E agora que você sabe? Ainda vai ter coragem de não fazer nada. Pense nisto!

domingo, 24 de junho de 2007

História em quadrinhos

História em quadrinhos sobre água, produzida pela aluna Tallita Littiéri (F7D) na aula de Ciências da professora Kelly Leal. Clique na imagem para ampliá-la e leia o texto abaixo que acompanha os desenhos.
"Mégui, a menina que não economizava água"
- Méguiiiii... Desligue a torneira!
Era uma vez uma menina que se chamava Mégui. Mégui era uma menina muito desperdiçadora. Mégui não desligava o chuveiro para se ensaboar e levava horas para sair do banho.
- Méguiiiii... Desligue o chuveiro!
E Mégui sempre dizia:
- Já vou desligar, mãe!
E mesmo assim não desligava.
Mégui lavava suas bonecas à toa, e sua mãe brigava novamente:
- Méguiii... Pára de dar banho nas bonecas sem necessidade!
E Mégui dizia a mesma coisa:
- Já vou parar mãe!
- Mégui, desligue isso... Mégui, feche aquilo... E assim por diante.
Até que um dia ela começou a ver noticiários, e viu que a água potável do planeta está acabando ao passar do tempo. E ela começou a pensar no que ela fazia antes de ver o noticiário, e aí começou a imaginar como seria o mundo sem a água potável:
- Não pode ser! O que será de mim sem a água para eu beber!
A partir daí ela começou a dar valor à água e obedeceu a tudo o que sua mãe falava. Nunca mais Mégui se ensaboou com o chuveiro ligado. Não lavou mais suas bonecas à toa e nunca mais deixou torneira aberta. E Mégui sempre dirá isso:
- Nunca mais desperdiçarei a água.
E nunca mais Mégui vai viver preocupada com a água e viverá feliz.
Felicidade sem preocupação. Economizar água é importante.
Fim.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Inverno começa quente

O inverno começou quente também na EMPF. Começou com a meia paralisação dos professores e funcionários que aderiram ao movimento do Sepe quinta-feira; com as reações calorosas que vieram junto com os primeiros exemplares do jornal nº 4 (ver comentários na matéria do blog); com um vídeo novo sobre a ida dos alunos do 7º e 9º ano na Fortaleza de Santa Cruz em 2006 (veja em http://www.youtube.com/watch?v=v5rJGOL8HU4 ); com a nuvem de desconfiança que paira no ar sobre as eleições diretas este ano na escola; com um seminário de geografia apresentado pelos alunos da turma 9B; com a 7B conferindo o resultado do seu trabalho na sala de informática; com algumas provas rolando em algumas turmas; com um belo pôr-do-sol visto da ponte. Enfim... Segunda que vem começa a semana da inclusão digital em Niterói, evento criado pelo atual secretário municipal de educação e que também é vereador. Quem sabe um dia a gente chega lá?

terça-feira, 19 de junho de 2007

Visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro



Professores da EMPF participaram de um treinamento de visitas guiadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para levar os alunos - cerca de 70 do 7º ano - daqui a uma semana. Dessa forma, pôde ser preparado um roteiro com informações e perguntas que os mesmos responderão durante o trabalho de campo. Aguarde a cobertura completa desse dia aqui no blog. Por enquanto, veja um pouquinho desse lugar maravilhoso que abriga os mais diversos tipos de plantas da natureza.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Jornal da EMPF 4

Na semana do solstício de inverno - o dia mais curto do ano, quando o Sol fica mais afastado do hemisfério sul, anunciando a chegada do inverno por aqui - saiu o número 4 do Jornal da EMPF. A foto ao lado, da capa, foi impressa esta manhã na EMPF, e mostra os destaques desta edição, que foi produzida pelos alunos da turma 7B com os professores de Ciências, Português e História, e contou com a colaboração da aluna Diana (8D). Entrevistas, passatempos, humor, críticas, sugestões... Tem de tudo no Jornal da EMPF! Parabéns a todos que realizaram o número 4. Enquanto aguarda uma tiragem para circular na escola, o jornal já está disponível na íntegra para os internautas aqui no blog, no final desta página.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Hipnose

Um dos destaques da última Mostra de Talentos, a banda Hipnose empolgou o público presente, e tem dois integrantes que estudam na escola, ambos do 9º ano, Fabio e Tassio. Tassio (na foto acima, embaixo à esquerda), aluno desde 2004 da EMPF, é o vocalista da banda e conversou rapidamente com o blog.

Quem toca?
Tassio Fresno: vocal e guitarra;
Fabio Portuga: guitarra;
João Victor James: baixo;
Breno: bateria.

Que tipo de som fazem?
Pop RocK.

Influências musicais?
Nxzero, Forfun, CPM22, Charlie Brown Jr., Fresno, Dibob, Hateen, B5, Diwalic, Blink182, Simple Plan, Panic! At the Disco, Avril Lavigne, Good Charlotte, Fall out Boy, Linkin Park, Yellow Card.

O que a Hipnose gosta de fazer?
Jogar futebol na rua, andar de skate, ver filmes de comédia e de terror, andar de bicicleta, se divertir em festas, ensaiar e fazer shows. Os shows contam com a participação de Rafael e Marlon na parte técnica.

Contatos?
Hipnose na internet: hipnoserock@hotmail.com (MSN); Hipnose UoUU (Orkut); www.flogao.com.br/hipnoserock
Atenção pessoal: o próximo show será dia 30 de junho na Festa Junina da EMPF. Não percam! Abaixo, a Hipnose marcando presença na última Mostra de Talentos - gostou da banda? Veja um pedacinho em http://www.youtube.com/watch?v=f3ucKcC7txA

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Mais fotos da EMPF

As professoras Andréa Cristina e Érika Santana (no alto à esquerda, nos dois cantos da foto, respectivamente) enviaram para o blog fotos tiradas no desfile de 7 de setembro do ano passado. Como essas ao lado, com a faixa da escola, professores, alunos de 1º, 2º, 3º e 4º ciclos e da educação infantil. Com essas, já são mais de 500 as fotos relativas à história da EMPF! (está tudo na seção mais fotos da empf). Veja as do desfile de 7 de setembro exclusivamente clicando em http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/andrealdasilva/album?.dir=/94b1scd&.src=ph&.tok=phSP0oGB17LyweYL

segunda-feira, 11 de junho de 2007

1ª Conferência Municipal de Educação de Niterói

Está tudo no site da FME (http://www.educacao.niteroi.rj.gov.br/): "A 1ª Conferência Municipal de Educação de Niterói (1ª CONFEMEN) vai ser realizada entre os dias 19 e 21 de outubro de 2007, em local ainda a ser definido. A participação poderá ocorrer de duas formas: como delegado e como participante. O delegado terá direito à voz e ao voto em todas as etapas da Conferência, enquanto que o participante terá direito à voz apenas nos Grupos de Trabalho. Cada estabelecimento de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio) poderá enviar 01 (um) delegado, se tiver até 1.000 (mil) alunos matriculados; e 02 (dois) delegados, se tiver acima de 1.000 (mil) alunos matriculados".
"Para os estabelecimentos de educação básica a inscrição de delegados vai até 30 de junho de 2007, impreterivelmente. Após essa data, caso não tenha indicado delegado, os membros da comunidade escolar do seu estabelecimento só poderão atuar como participantes. A indicação do(s) delegado(s) pode ser feita eletronicamente ou por correio. Recomenda-se vivamente que o(s) delegado(s) seja(m) escolhido(s) por meio de processo dialógico, participativo e democrático, envolvendo o conjunto da comunidade representada pela instituição. Mais informações pelo telefone da Assessoria do Plano Municipal de Educação de Niterói: 27173083".

sábado, 9 de junho de 2007

Arte e tradição no Corpus Christi

A tradicional confecção dos tapetes de sal aconteceu nas cidades de Niterói e São Gonçalo no feriado de Corpus Christi. Nesta última, a festa começa sempre na noite de quarta-feira e vara a madrugada de quinta, e é a mais importante de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. Este ano a Amazônia foi um dos temas principais. A procissão católica na manhã seguinte arrasta uma multidão de fiéis pela principal avenida da cidade. O evento é uma das mais interessantes manifestações de religiosidade e cultura popular, uma arte efêmera trazida da Europa há séculos, mantida ano após ano com a participação de milhares de pessoas. Veja como foi...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Aprovação automática é barrada no Rio de Janeiro

Depois de 40 dias de muita polêmica, a resolução 946, que determinava a implantação do sistema de ciclos e o fim da reprovação nas escolas do município do Rio, foi derrubada ontem pela Câmara de Vereadores daquela cidade. A notícia é importante para Niterói, uma vez que a educação pública do município caminha na mesma direção. Na EMPF, por exemplo, todos os alunos do 6º ano vieram aprovados automaticamente do 2º ciclo, o que tem gerado muita confusão na escola. Leia as notícias publicadas nos jornais...
http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_102895.asp
http://www.experimenteoglobo.com.br/flip/index.php?playerType=single&idEdicao=2a3c490fa1b14e20ce96f1dae8123093&idCaderno=079b98c2e7a7f9c25838d6ec271d2aa7&page2go=15
Entenda mais sobre o assunto...

Livros didáticos para 2008

Nessas últimas semanas chegaram na escola várias coleções de livros didáticos para serem escolhidas pelos professores. É a primeira vez que isso acontece na EMPF desde a inauguração em 2004. Os professores da mesma disciplina devem se reunir e indicar a preferencial para 2008 até meados deste mês. As coleções já estão disponíveis na Sala de Leitura para quem quiser conhecê-las. Na foto, alguns livros que chegaram de Geografia.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Dia mundial do meio ambiente

Essa foto não foi tirada na EMPF! Infelizmente, no dia mundial do meio ambiente, nada temos a comemorar na escola. Árvores não foram plantadas, cestos de lixo educativos não foram instalados, o projeto Gaia perdeu força durante o ano letivo. Nesta data tão importante, vale a reflexão: por que, em pleno 2007 - quase uma década do novo milênio, continuamos tratando do meio ambiente na EMPF dessa forma? O que falta para mudarmos essa atitude? Comente!


segunda-feira, 4 de junho de 2007

Produção de texto na aula de História

O conteúdo de História aplicado para as turmas do 7º ano em 2007 iniciou-se com uma revisão do Império Romano. A professora Margarida Macedo viu nisso uma boa oportunidade de estudar História através da literatura. O livro escolhido foi: "História do mundo para as crianças", de Monteiro Lobato, e os capítulos selecionados os seguintes: um novo campeão; o pontapé da bota; o novo campeão; César e Brutus; o imperador divinizado; os bárbaros e os bárbaros amarelos. Após a reprodução e a leitura silenciosa em sala pelos alunos, estabeleceu-se um diálogo entre eles e a professora, que foi complementado com algumas questões de interpretação de cada capítulo lido. E assim foi recontada a história da formação do império Romano - seu crescimento e fim - com as invasões e a formação dos reinos bárbaros. Para concluir, foi proposta às turmas F7D e F7E uma viagem no túnel do tempo até a Roma Antiga. Cada aluno produziu um texto, no qual eles descreveram a sua chegada, o que puderam observar lá e como voltaram. Isto possibilitou aos alunos exercitarem a imaginação e fazerem uso das normas de escrita da língua portuguesa. Leia os textos selecionados nos comentários desta matéria. Abaixo, alguns autores das turmas 7D e 7E.

domingo, 3 de junho de 2007

Uma década sem e com Chico Science!

Outro pernambucano de muito talento também nos deixou há dez anos...

Novo atlas do IBGE na EMPF

A FME comprou para toda a rede e a EMPF ganhou 30 exemplares do novo Atlas Geográfico Escolar do IBGE impresso (foto), além de 10 caixinhas com a versão multimídia (cd-rom). A publicação é rica em fotos e ilustrações que acompanham diversos mapas temáticos do Brasil e do mundo, traz informações sintetizadas de estudos e pesquisas do IBGE, e é considerada referência na rede pública de ensino. Sem dúvida, foi o maior e melhor investimento em material voltado para o ensino de Geografia em toda a história da EMPF. Esse material já está disponível na Sala de Leitura, para consulta e pesquisa dos alunos, e para o uso dos professores em suas aulas. Vá conhecer!

sábado, 2 de junho de 2007

Uma década sem e com Paulo Freire

O seminário começou na quinta à noite (confira o que rolou clicando na foto acima). Na sexta-feira foi de manhã e à tarde. O auditório foi reaberto com cadeiras novas, ar condicionado, persianas e virado para o leste - o que aumenta o seu espaço porque o palco fica maior. O evento não foi aberto para os alunos da EMPF, pela falta de espaço, mas quatro "repórteres por um dia" puderam acompanhar as palestras e registraram tudo em fotos, filmes e até em entrevistas. À esquerda, uma imagem de Paulo Freire; abaixo, um momento visual com o geógrafo e professor John Wesley Freire. Fotos produzidas pelas alunas Thais Marins, Sonja Yasmin, Lays Pacheco e Ítalo Seixas, da turma 9B.




.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...