segunda-feira, 31 de março de 2008

Dengue em Niterói

Niterói se cuida! Hoje um mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, apareceu novamente na minha residência, no Ingá. Da primeira vez, semana passada, consegui matá-lo antes que me importunasse. Desta vez, porém, não tive a mesma sorte e não consegui evitar. Se ele picou alguém contaminado antes de mim, serei a próxima vítima (os sintomas aparecem de 3 a 7 dias). O mosquito é este que está na foto acima (repare na mancha em cima da cabeça - é o meu sangue!). Capturei-o e levei numa caixinha para o 2º Salão de Leitura de Niterói, onde, no estande "educadores contra a dengue", confirmei o que já sabia - era o próprio! Ele acabou servindo de modelo no microscópio, pois o de lá já não estava em tão boas condições para se ver. Agora só resta rezar para não pegar a doença.

Na foto acima uma aluna da E. M. João Brazil observa o transmissor da dengue no microscópio. Abaixo, um possível foco do mosquito no meu prédio: uma vasilha de cachorro abandonada no telhado da garagem.

No blog do professor Declev, do núcleo de educação ambiental da FME, estão algumas dicas simples para se combater o Aedes aegypti, como o vídeo abaixo. Vale a pena conferir (http://diariodoprofessor.com/2008/03/28/como-combater-e-acabar-com-o-mosquito-da-dengue-2-outra-opcao-mais-pratica/).


.

sábado, 29 de março de 2008

Teatro no Salão de Leitura

Não perca! Nesta segunda-feira, dia 31 de março, o Grupo Teatral João Brazil, formado no Programa Escola Aberta, apresenta a peça teatral "A galinha cantora" às 10h, no auditório Luiz Carlos Tourinho, dentro da programação do 2º Salão de Leitura de Niterói. Neste mesmo dia, também pela manhã, os alunos do 3º e 4º ciclos da E. M. João Brazil vão visitar o evento, que está sendo realizado no Caminho Niemeyer atrás do Terminal Rodoviário João Goulart. Abaixo, as alunas atrizes posando para a foto e a apresentação realizada ano passado na Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca.



.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Niterói imunda (2)

Feriado de Semana Santa em Niterói, dias lindos de sol, belas paisagens e... praias imundas! Para quem não conhece Niterói, é fácil acreditar na propaganda de melhor IDH (índice de desenvolvimento humano) do Estado do Rio, 3º melhor do Brasil, 4ª cidade em qualidade de vida (do Brasil?), cidade educadora, etc. Mas basta conhecê-la um pouquinho para perceber que tudo isso é pura propaganda enganosa. Não que eu não goste desta cidade, pelo contrário, gosto muito, mas tenho que admitir que ela não é nada disso. Ou pelo menos não está sendo. Tem lá os seus encantos, mas também deixa muito a desejar. Engarrafamentos constantes, logradouros públicos abandonados, praias sujas e sem condições de banho, escolas públicas problemáticas, sociedade e políticos omissos, etc.

Creio que a culpa não é só do governo, é da população também: não vejo nenhuma mobilização, protesto, reinvidicação ou cobrança por parte dos moradores desta cidade. A maioria das pessoas está acomodada, não acredita em mais nada, não quer se comprometer e/ou se dar ao trabalho de lutar por alguma coisa em prol do coletivo. No passado, morria-se por um ideal. Hoje, cidadania, ética e democracia, por exemplo, são apenas palavras em discurso de quem não é cidadão, nem ético, nem democrata. Os bons exemplos estão cada vez mais raros. Essa talvez tenha sido a grande contribuição do PT no poder no nosso país: enterrou de vez as esperanças daqueles que, desde 1989, sonharam com uma grande mudança no Brasil. Mudamos sim, para pior, viramos de vez uma "Umbigolândia".

Fotos e vídeo: a sujeira em toda parte! No caso, praias das Flechas e Icaraí.





terça-feira, 25 de março de 2008

Praça abandonada

A Praça Leoni Ramos, em frente à Cantareira, em São Domingos, está abandonada. Há um ano atrás ela foi fechada para reforma e permanece cercada por tapumes até hoje.

A placa da frente (acima) indica um investimento de 465 mil reais na obra de infra-estrutura, enquanto a de trás (abaixo) um investimento de 275 mil na de requalificação da praça.

A prefeitura anuncia que realiza. Mas quem passa por lá percebe facilmente que a obra está parada. Mesmo nos dias úteis, o portão do canteiro de obras fica trancado com cadeado.

No interior da praça, nenhum operário trabalhando e nada de reforma. O atraso por tanto tempo prejudica o comércio local e deixa os moradores e freqüentadores sem o espaço de lazer.

Semana passada, duas notícias no jornal O Fluminense chamaram a atenção: uma tentativa de assalto (que terminou com a morte de dois bandidos) e um assalto a um restaurante. Ambos próximo à praça.

O Centro Petrobrás de Cinema (na foto acima atrás dos tapumes) também permanece em obras há muito tempo. Até quando? (as eleições municipais?). Existe uma comunidade no orkut sobre o abandono de Niterói, e se você gosta desta cidade e também concorda com isso, acesse e participe: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=43739548

.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Jesus na Índia

Livro polêmico e inquietante, que certamente choca os católicos mais conservadores, "Jesus viveu na Índia", do teólogo alemão especialista em assuntos bíblicos Holger Kersten, traz teorias interessantes sobre a vida de Jesus Cristo. Uma delas é a de que Jesus teria viajado ainda jovem para o Oriente, para a região do Indo e dos Himalaias, onde estudou e se aperfeiçoou vivendo de acordo com as leis de Buda. Teria aprendido técnicas de Yoga com ascetas hindus e virado vegetariano. Para quem gosta do assunto, a leitura é recomendada. O estudioso também tece críticas à Igreja, e afirma que o cristianismo deveria ser chamado de paulinismo, já que os dogmas da religião católica nada tem a ver com os ensinamentos de Cristo, para ele extremamente simples, cristalinos e justos para com os fracos e oprimidos.

Uma das influências de Kerstein é o livro "A Vida Desconhecida de Jesus Cristo", do historiador russo Nicolai Notovitch, que em viagens à Caxemira, descobriu a existência de um livro muito antigo - A Vida do Santo Issa - guardado no Tibet, na Índia e no Nepal. Este autor encontrou em Srinagar, capital da Caxemira, um túmulo do profeta Yuz Assaf que seria do próprio Jesus. Ou seja, das revelações feitas por ele e reforçadas pelo teólogo, a mais surpreendente é a de que Jesus Cristo não teria morrido na cruz, e sim perto dos 80 anos, nessa região que hoje é disputada entre Índia e Paquistão. Idéia fortalecida pelo fato da ressurreição jamais ter sido comprovada e o corpo nunca encontrado. Kersten não nega Cristo, pelo contrário, se diz fascinado: para ele, Jesus foi comercializado e virou mito.

Para Kersten e outros estudiosos, a Terra Prometida seria a região montanhosa da Caxemira, com seus vales férteis e paisagens deslumbrantes, e não a desértica Palestina.

Leia mais em http://www.jornalinfinito.com.br/materias.asp?cod=53
http://www.imagick.org.br/pagmag/themas2/jesusvivo.html
http://www.viagensdejesus.noradar.com/avidadesconhecidadejesuscristo.htm

.

domingo, 23 de março de 2008

Páscoa

Ontem escrevi sobre o equinócio. Você sabe o que ele tem a ver com a Páscoa? Tudo!
O cálculo da data da Páscoa é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média. A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera (no hemisfério norte - equinócio de outono no hemisfério sul). Ocorre sempre entre 22 de março e 25 de abril. A Páscoa cristã é celebrada no mesmo dia da Páscoa judaica, que significa a passagem do povo hebreu pelo mar Vermelho, fugindo da escravidão no Egito para a Terra Prometida.

De acordo com o Antigo Testamento, a morte e a ressurreição de Jesus ocorreram no tempo da Páscoa judaica. Naquela época, ela era celebrada seguindo as prescrições bíblicas e que correspondia ao “décimo quarto dia do primeiro mês”. Os meses do calendário judeu começavam com a lua nova, assim o décimo quarto dia correspondia ao dia da lua cheia. O primeiro mês começava com a lua nova da primavera. Assim, a Páscoa judaica é celebrada no dia da primeira lua cheia depois do equinócio da primavera e é por isso uma festividade móvel.

O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa e pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março. O Corpus Christi acontece 60 dias depois dela e pode acontecer de 21 de maio até 24 de junho. A seqüência dos dias de Páscoa se repete em ciclos de aproximadamente 5.700.000 anos.

.

sábado, 22 de março de 2008

Outono

As estações do ano são conseqüência das variações da inclinação do eixo da Terra girando em sua órbita elíptica em torno do Sol, movimento chamado de translação. O Outono, estação conhecida como o tempo da colheita, chegou oficialmente às 2:48h do dia 20 de março (madrugada de quarta para quinta), junto com o feriado da Semana Santa. Neste dia, ocorre o chamado Equinócio de Outono no Hemisfério Sul (equinócio de primavera no hemisfério norte). A palavra equinócio vem do latim e significa noite igual, e corresponde ao ponto médio do intervalo de deslocamento do Sol (na sua órbita aparente vista da Terra) entre os dois hemisférios. Ou seja, o Sol alinha com o equador, e neste instante a duração do período de claridade se iguala ao de escuridão.

No Verão, os dias são mais longos e as noites mais curtas. A partir de agora, as noites vão se tornando mais longas e os dias mais curtos. O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno (por isso também chamado de meia-estação), e apresenta características de ambas. Antigamente, datas como o equinócio eram celebradas, numa época em que era mais comum também a observação astronômica. Hoje, nas grandes cidades, poucas pessoas conseguem olhar para o céu e notar essas diferenças. Ontem, porém, no segundo dia do outono, um grande arco-íris se formou no céu da Guanabara e ficou bem visível para todos (acima). A estação também inspira artistas, como os ingleses dos Kinks, com o seu almanaque do outono (abaixo).




quinta-feira, 20 de março de 2008

Lixo reciclável vale desconto na conta de luz

Saiu no jornal O Fluminense desta semana: o Projeto Eco-ampla, da Ampla, empresa distribuidora de energia elétrica em Niterói e mais 65 municípios do Estado do Rio de Janeiro, pretende diminuir o valor das contas de energia elétrica dos consumidores incentivando-os a preservar o meio ambiente. O consumidor poderá trocar parte do lixo que produz por bônus na conta do mês. A empresa ganha enviando-o para indústrias de reciclagem. O primeiro posto de coleta desses resíduos já funciona há 20 dias no Horto Florestal do Fonseca.

O cliente deverá comparecer ao posto, na Alameda São Boaventura 770, com a conta de luz e o CPF do titular da mesma, para se cadastrar e retirar um cartão personalizado. O material reciclável deve ser separado por tipo (papel, plástico, metal, etc.) e lá será pesado para se definir o desconto correspondente na fatura mensal. E mais: não há limite de troca durante o mês. Quanto maior o lixo acumulado e separado, menor a conta de luz. O posto de coleta funciona de segunda a sexta-feira de 8h ao meio-dia.

Leia mais em http://www.ofluminense.com.br/noticias/148248.asp?pStrLink=2,76,0,148248&IndSeguro=0

Uma boa oportunidade para a escola do Fonseca reciclar a grande quantidade de lixo que produz (fotos), dar exemplo e educar os alunos. Ela fica próxima ao Horto Florestal.


.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Estação meteorológica da EMJB

Este ano começou a funcionar a Estação Meteorológica da E. M. João Brazil. Desde fevereiro a escola possui um termômetro de parede fixado no corredor próximo à entrada principal (na foto acima marcando 30ºC). A idéia é criar nos alunos o hábito de observação do tempo: todo dia ele registra na hora do recreio a temperatura do ar, olhando a coluna de mercúrio na régua e anotando o valor numa folha de papel (modelo abaixo). Depois, confere as condições atmosféricas observando o céu e marca no papel uma letra de acordo com a legenda. Deste modo, ao final de um período (mês, semestre, ano), é possível saber médias de temperatura, suas variações, a quantidade de dias ensolarados ou de chuvas, etc. - e assim aprimorar conhecimentos sobre o clima e o tempo. Alguns alunos do 3º ciclo já começaram a fazer a leitura diária do termômetro e em breve teremos os primeiros dados meteorológicos do Morro do Castro.
Veja como isso começou em http://empfniteroi.blogspot.com/2007/08/estao-meteorolgica-da-empf.html


.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Jogos Escolares de Niterói

Hoje, na abertura dos Jogos Escolares de Niterói de 2008, no colégio Salesiano em Santa Rosa, de todas as escolas públicas municipais da cidade educadora - são mais de 50 - apenas a João Brazil, aquela lá do Morro do Castro, fronteira com São Gonçalo, esteve presente no evento. De toda a rede da FME, apenas ela e uma outra se inscreveram e vão participar dos Jogos este ano. Na solenidade desta sexta desfilaram atletas de vários colégios tradicionais particulares, alguns estaduais e teve até uma orquestra tocando no palco do ginásio. Acima, a delegação da EMJB posando para a foto na frente da pira olímpica; abaixo, um resumo dessa noite em vídeo.



.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Folhas secas

Há 8 dias falei das folhas secas que vão para o lixo, ao invés de serem reaproveitadas como matéria orgânica (adubo) para as plantas. Nas florestas tropicais, essa camada de folhas secas que se deposita sobre o solo - chamada de serrapilheira - é a principal fonte de nutrientes das árvores. Naquela mesma semana funcionários da CLIN, a companhia de limpeza urbana da cidade, foram à escola retirá-las de lá em sacos de lixo. Conversei com eles e me surpreendi: os próprios empregados sabem que as folhas secas decompostas servem de alimento para a vegetação. Mas recebem ordens para executar este serviço e se não o fizerem direito ainda são advertidos. Enfim, percebi que eles poderiam também ser possíveis parceiros se houvesse uma grande ação integrada em prol do meio ambiente, envolvendo a CLIN e as escolas. Um deles chegou a sugerir demarcar um espaço do terreno para ficar bem visível uma futura compostagem. Repare abaixo na quantidade de folhas secas (nos sacos) que foi desperdiçada. Parece óbvio tudo isso? Então por que não muda?


.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Solar do Jambeiro


Solar: herdade, morada de família nobre e antiga; qualquer palácio ou casa nobre. Jambeiro: gênero de árvores da família das mirtáceas, como o jambo-rosa e o jambo-vermelho.
O Solar do Jambeiro foi construído por um rico comerciante português por volta de 1872, num grande terreno no bairro de São Domingos. O proprietário não chegou a usufruí-lo, desgostoso da morte de sua esposa durante a obra da casa. Vendeu-a a um dinamarquês, que aparecia de vez em quando, e o tempo passou até 1974, quando o conjunto arquitetônico e paisagístico do Solar foi tombado pelo IPHAN. Ao contrário da maioria dos casarões do bairro, desgastados pela idade, este foi cuidadosamente restaurado e recuperado, e a partir de 2001 aberto ao público pela Prefeitura. Destaque para a azulejaria portuguesa e os jambos centenários, formando o tapete rosa. Mais informações em www.solardojambeiro.com.br


.

domingo, 9 de março de 2008

Niterói engarrafada

No início da semana que passou o trânsito parou em Niterói, por causa de um acidente no vão central da ponte. Reflexos em várias partes da cidade, até lá no alto do Morro do Castro, onde também estava tudo parado. Gente presa no engarrafamento, chegando atrasada no trabalho, se estressando nas primeiras horas da manhã. Está pensando que estas fotos são desse dia?

Não! Estas fotos são do meio da semana, de um dia considerado de trânsito normal. Repare: no alto, a placa indica fluxo intenso na ponte (clique na foto para ampliar), algo que começa antes das 7 da manhã. Acima, a mesma placa, instantes depois, indica retenção no tráfego. Ou seja, o engarrafamento é diário na ponte, e se houver um acidente, como no caso da segunda-feira, pára tudo, vira um caos.

Nos acessos à ponte, a mesma coisa. A avenida acima é a João Brazil, com o trânsito em direção à Alameda São Boaventura, todo dia deste jeito. Repare nesta foto em duas motos e um carro vindo na contramão em plena curva, tornando o tráfego perigoso nesta localidade neste horário. Imagina como foi no dia em que a cidade parou? Nestas situações limites, o respeito às regras de trânsito torna-se um artigo de luxo.

Quanto mais próximo aos limites da cidade, mais selvagem o trânsito fica. As fotos acima e abaixo são da rua Dr. March em Tenente Jardim, fronteira com São Gonçalo, e mostram carros e vans avançando escancaradamente pela faixa da contramão e tornando o tráfego aí mais perigoso ainda. É preciso diminuir a velocidade e deixar passá-los para não provocar um acidente.

Lembre-se de que este é um dia de trânsito normal... Só as barcas para São Gonçalo salvam! Fico me perguntando: como pode uma cidade assim ser considerada educadora e 4ª em qualidade de vida? Há poucos dias também mostrei as condições das praias da Baía: péssimas, imundas! Com esses exemplos nas ruas e nas praias, pode Niterói ser considerada isso tudo?

.

sábado, 8 de março de 2008

Elas


Trecho de "Nós que aqui estamos por vós esperamos", um filme-documentário sobre o século XX que utiliza a lingüagem do cinema-mudo - o próprio cinema uma "invenção" deste século - para contar histórias de anônimos e famosos que fizeram a História. Mostra conquistas femininas como o direito ao voto e o uso da mini-saia, e dramas como a exploração do trabalho e a repressão da sociedade da época. Abaixo, estudantes femininas da rede pública de Niterói - ex-alunas da EMPF e mulheres do futuro.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Sobre o lixo (2)

Folhas secas de árvores: lixo ou matéria orgânica (adubo) para o solo?

Este material continua indo para o lixo. Ah... se todos soubessem o que é serrapilheira!

terça-feira, 4 de março de 2008

Sobre o lixo

Esta situação na rua...
... leva a esta situação na escola?

Ou esta situação na escola...
... leva a esta situação na rua?

Para refletir...

.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Uma década sem e com Tim Maia

Há 10 anos, no dia 3 de março de 1998, o cantor Tim Maia fazia a sua última aparição pública, numa apresentação no Teatro Municipal de Niterói. Não chegou a ser um show, pois ele passou mal na primeira música e saiu direto para o Hospital Antônio Pedro, de onde não voltou mais. Tim Maia faleceu em Niterói no dia 15 de março aos 55 anos, deixando saudade nos fãs pelas suas músicas e pelo seu jeito irreverente de ser.

Tim Maia


Descobridor dos sete mares


Por toda a minha vida (especial da Globo) - parte 1


continuação:
http://www.youtube.com/watch?v=nABdoPVV8NQ
http://www.youtube.com/watch?v=DUk3jIWheK8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=mGWl62Mop04&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=v20Cy6d7Ih4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=C5pXBj0oGMc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TfJ-TuxrjW0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=51GjVaPufJw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LWjGS9S8KWE&feature=related

Biografia: http://www.mpbnet.com.br/musicos/tim.maia/

Vídeos: http://www.youtube.com/results?search_query=tim+maia&search_type=

.

domingo, 2 de março de 2008

Para aulas na sala de informática

Muito interessantes estas animações em flash do site maps of war ( http://www.mapsofwar.com/index.html). Um ótimo material para aulas de Geografia e História (apesar de ser em inglês), se os vídeos rodarem bem nos computadores das salas de informática...









.

sábado, 1 de março de 2008

Rio de Janeiro, aquele abraço!

Muitas pessoas confundem a data de aniversário da cidade maravilhosa: 1º de março ou 20 de janeiro? Por quê?

Em 1555, os franceses invadiram a Baía de Guanabara pretendendo aqui fundar uma colônia, a França Antártida. Só onze anos depois, em 1564, os portugueses resolveram organizar uma expedição para expulsá-los e fundar uma cidade fortificada com o objetivo de impedir para sempre outras invasões. Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, chegou por aqui no dia 28 de fevereiro com alguns navios e soldados, desembarcando na praia entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. No dia seguinte, 1º de março de 1565 (se chegasse um ano antes, teria sido 29 de fevereiro!), fundou oficialmente ali a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei menino de Portugal, e escolheu o santo de mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro.

Diz a lenda que, na batalha contra os franceses e tamoios (índios que eram maioria aqui e os apoiavam), um moço louro lutou bravamente em uma das canoas na Baía, desaparecendo logo depois da peleja. Era o santo padroeiro defendendo a sua cidade. Depois deste episódio, o sítio foi transferido para o morro do Castelo, onde hoje é o centro do Rio (veja acima, numa reprodução do local há 400 anos). E dentre os que também ajudaram os portugueses na aventura (e essa não é lenda!) estava o "cobra das tempestades", o índio Araribóia, chefe dos temiminós e amigo de Mem-de-Sá, que ganhou como recompensa a sesmaria de Niterói e se tornou o único índio a fundar uma cidade no Brasil (São Lourenço dos Índios, oficialmente em 22/11/1573).

A imagem acima mostra o centro do Rio de Janeiro no início do século XXI. O morro do Castelo não existe mais, demolido para a expansão da cidade e, da paisagem natural, só os morros ao fundo (Cara de Cão, Pão-de-Açúcar, Urca e Babilônia) permaneceram, 443 anos depois. A Baía foi aterrada e poluída.

Veja fotos desta evolução em
http://www.flaviorio.globolog.com.br/archive_2006_08_06_4.html
http://www.almacarioca.com.br/imagem/fotos/rioantigo2/index.htm
http://www.rio.fot.br/rioantigogeral/index.html

Veja também que interessante!
http://tiendacafeconche.blogspot.com/2007/09/os-13-misterios-do-rio-revista-jornal.html
http://www.serqueira.com.br/mapas/muro1.htm
http://jogowarinrio.blogspot.com/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...