sábado, 31 de maio de 2008

Incêndio

Flagrante de incêndio no morro de São Lourenço, no Fonseca, na quinta-feira dia 29. No alto, o fogo consome o mato bem próximo a torres de alta tensão, enquanto na parte de baixo chega perto das casas dos moradores. As causas são desconhecidas, mas pela imagem fica evidente o perigo para a população da cidade. Há anos essas encostas estão cobertas de capim e expostas constantemente ao fogo. O local merece um reflorestamento, para protegê-lo mais das chuvas (solos expostos são mais suscetíveis à erosão) e da ocupação irregular, além das queimadas. Afinal, cuidar do meio ambiente é garantir também mais proteção aos cidadãos. As fotos foram tiradas da esquina da João Brazil com Alameda São Boaventura.

Uma semana depois a paisagem ficou assim...


.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Museu Antônio Parreiras


"Escondido" no bairro do Ingá, o museu Antônio Parreiras (1860-1937) é uma espécie de Parque Lage de Niterói. Quem passa em frente na rua não imagina o tamanho do terreno, que sobe até o alto do morro, onde fica o ateliê que foi do artista. A encosta é toda florestada e o jardim muito agradável, formando uma ilha verde no meio dos prédios do bairro. Junto com o Solar do Jambeiro, o Museu do Ingá e o Mac (museu de arte contemporânea), forma o circuito cultural daquelas redondezas. O prédio de baixo possui uma exposição permanente de obras do niteroiense - que já foi considerado o pintor mais popular do Brasil - além de outras de variados artistas, enquanto o ateliê guarda somente pinturas do mestre das paisagens. A entrada é franca.


Uma paisagem clássica do pintor, já que hoje, 29 de maio, é o dia do geógrafo!

.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Semana de Avaliação

Semana passada foi semana de avaliação na Escola Municipal João Brazil. Quando cheguei nesta escola, no final do ano passado, já existia esta semana, defendida pelos professores como uma forma de garantir um critério de avaliação comum para todos. É uma maneira também de saber se os alunos estão aproveitando as aulas e estudando. Deles testarem seus conhecimentos e se prepararem para situações onde são postos à prova, como em concursos. E também para conhecer o trabalho dos outros professores, que podem ser muito criativos neste momento. Enfim, estimula o grupo a trabalhar em conjunto e melhora a qualidade do ensino.


.

sábado, 24 de maio de 2008

Niterói ontem e hoje

A exposição “Niterói ontem e hoje”, parceria das secretarias municipais de Cultura e Educação, está desde o dia 08 deste mês no Solar do Jambeiro e ficará lá até o dia 29 (só semana que vem!). Depois, será itinerante e passará pelas escolas municipais da cidade. São treze painéis, com fotos de autoria desconhecida que datam de 1908 e fotos atuais, clicadas nos mesmos locais por Marco Aurélio Brandt. Através das imagens, é possível perceber o impacto da urbanização em Niterói nesses últimos cem anos, quando a cidade sofreu transformações radicais. Um bom exemplo é o da foto acima, da Pedra de Itapuca, revelando ao fundo uma paisagem de morros florestados emoldurando a praia de Icaraí: beleza desaparecida com o crescimento e a verticalização do bairro.
A visita ao Solar do Jambeiro ainda pode render momentos como esse abaixo... Veja mais aqui.


.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Coleção completa

O Jornal da EMPF número 5, que saiu no finalzinho do ano passado graças à professora Margarida, finalmente foi incorporado à coleção dos jornais da EMPF, que aparecem no final desta página. Devido à dificuldade de tornar a versão digitalizada legível para os leitores do blog, ele demorou a aparecer por aqui. O problema não foi resolvido, pois esta edição do jornal foi diagramada diferente das outras edições, e a ampliação das suas páginas deixaria o blog muito carregado, tornando seu acesso mais lento e complicado. Mas basta copiar as imagens e salvá-las para ler com conforto em qualquer computador. A coleção agora está completa! Confira!

.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Arte e tradição no Corpus Christi (2)

A confecção dos tapetes de sal já é tradição no feriado de Corpus Christi nas cidades de Niterói e São Gonçalo. Nesta última, a festa, que começa sempre na noite de quarta-feira e vara a madrugada de quinta, é a mais importante de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. A procissão católica na manhã seguinte arrasta uma multidão de fiéis pela principal avenida da cidade. O evento é uma das mais interessantes manifestações de religiosidade e cultura popular, uma arte efêmera trazida da Europa há séculos, mantida ano após ano com a participação de milhares de pessoas. Imperdível! Veja como foi ano passado...




.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

EMJB nos Jogos Escolares

A E. M. João Brazil estreou nos Jogos Escolares de Niterói 2008 há um mês na quadra do clube Canto do Rio. A seleção de futsal (até 17 anos - foto acima) jogou bem mas perdeu para a equipe do Centro Educacional de Niterói por 7 x 3. A derrota mostrou que o time pode conseguir bons resultados na competição, mas precisa melhorar mais principalmente no condicionamento físico e na marcação. O placar final não refletiu o equilíbrio da partida, que chegou a ser dominada pela EMJB no primeiro tempo: a equipe marcou o primeiro gol e apresentou um futebol com toques de bola rápidos e jogadas criativas. Não deu sorte em algumas finalizações, abriu espaços e no fim cansou. Veja alguns momentos:

Aquecimento antes do jogo.

Torcida presente incentivando.

Comemoração do terceiro gol.

.

sábado, 17 de maio de 2008

Niterói hoje e amanhã

Ultimamente tenho escrito menos e privilegiado as imagens, que podem valer mais do que muitas palavras, como diz o ditado. Por um lado, porque gosto de fotografar. Por outro, para não soar repetitivo, mas fica difícil não tocar na mesma tecla quando o óbvio é ululante. Semanalmente vejo o mar da baía poluído, tento não ligar e me esforço para ter um outro olhar, admirar os barquinhos de pesca, as ondinhas quebrando sozinhas, a bela paisagem marinha. Mas não consigo, a sujeira me incomoda, muito!

Nesse ano de eleições municipais, a política da cidade está diariamente no jornal mas nem assim esse tema é abordado. Sobram alianças políticas mas faltam projetos, idéias, soluções. Outro dia vizinhos do rio Icaraí protestaram contra o mal cheiro do "rio sagrado", que hoje é um esgoto fedorento. A baía também está abandonada. Infelizmente, o meio ambiente não é uma prioridade como é a segurança. Será que teremos que conviver ainda por tanto tempo (eternamente) com essa sujeira da polític... ops, da Baía de Guanabara?

A despoluição da Baía de Guanabara não depende só de Niterói, mas de todos os municípios que fazem parta da bacia hidrográfica da baía - quase toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. No entanto, esta cidade deveria vir à frente desse movimento. Na década de 90 e início da atual, o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) consumiu milhões em projetos de saneamento básico, tratamento do lixo e educação ambiental. Obras foram feitas, verbas injetadas, e a situação da baía continua assim... até quando?









Veja outras matérias do blog sobre este assunto aqui e aqui.

.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Censo cultural

Pesquisa realizada no início do ano letivo com alunos do 6º ano (ou primeiro ano do 3º ciclo) da E. M. João Brazil. Foram entrevistados 135 alunos de 5 turmas. Veja os resultados:










.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Notícias da hortinha da EMJB

A hortinha andou um pouco esquecida pelos alunos nesse início de outono, mas a natureza fez a sua parte com dias mais amenos de calor e algumas chuvas. Na foto acima o aluno Lucas Zago (GR3H) rega as plantas depois de um período seco.

Os alunos aproveitam as folhas secas que caem das árvores para reuni-las no canteiro, e assim transformá-las em adubo para o solo. Repare lá no alto que, antes, o solo estava sem essa cobertura e a cor da terra do canteiro era a mesma da de fora dele.

Com o cuidado dos alunos, a rega e a adubação do solo, as plantas ficam mais saudáveis. Na foto acima o aluno Ruan (GR3H) posa junto dos pés de alfavaca-manjericão. Com essa recuperação, eles ficam empolgados e querem plantar mais.

Os alunos semeiam cebolinha e orégano num pedacinho do canteiro. Sem ferramenta apropriada, usam um pedaço de rocha para cavar as covas e a terra já aparece mais escura. As atividades aproximam eles da natureza e criam um vínculo com o espaço.

Aproveitando que os pés de alfavaca-manjericão e salsinha estavam bonitos, o aluno Wellington (GR3H - foto abaixo), que conheceu a hortinha esta semana e se amarrou, foi até a cozinha da escola e perguntou se as merendeiras queriam temperos para colocar na comida.

Com a resposta positiva, os alunos colheram várias folhinhas e levaram até lá. Pela primeira vez, os temperos da hortinha da EMJB foram usados no preparo dos alimentos. Parabéns Lucas, Ruan e Wellington!!!
No dia seguinte, a merendeira Laura (foto acima) usou novamente as plantinhas cultivadas na escola.

.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Aluno da EMJB passa em concurso

André Fabrício da Silva, ex-aluno da E. M. João Brazil, fez, quando ainda estudava na escola ano passado, concurso para ingressar na Faetec (Fundação de apoio à escola técnica). E passou! Passar para a Faetec não é fácil e exige força de vontade e disciplina. É preciso estudar bastante pois o concurso é muito disputado. André começou a se preparar um mês antes da prova e hoje colhe os frutos do esforço que fez: está numa escola profissionalizante, pública e conceituada do Estado do Rio de Janeiro. Que seja um exemplo para outros alunos da EMJB e da EMPF que vão concluir o último ano de escolaridade este ano. Estudem e façam as provas! Parabéns André!!!

.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Evolução urbana do Rio de Janeiro

Estas imagens são de um site muito interessante que mostra a evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro. Animações simulam a transformação da paisagem ao longo do tempo em pontos históricos do centro - Arcos da Lapa, Largo da Carioca, Praça XV e Porto do Rio.Vale a pena clicar e conhecer: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/EOUrbana/. Acima, a mudança radical no centro da cidade, onde o litoral foi todo aterrado e as praias, lagoas e manguezais desapareceram; abaixo, parte da zona sul: Copacabana, Leme, Lagoa, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras - imagens disponíveis para download.


.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Geotecnologias digitais no ensino

Geoden (Geotecnologias digitais no ensino) é um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolvido pela Professora Angélica Dimaio, que pesquisa a informatização na educação básica analisando a sua contribuição no ensino, através de um programa que abrange cartografia, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica. Professores da Rede Municipal de Niterói puderam, através de um curso, conhecer o software Spring e se familiarizar com todo este material didático, disponível para internautas no site http://www.uff.br/geoden/. Quem tiver disposição para navegar vai encontrar muita coisa interessante para usar na sala de informática, como mostram as imagens e o vídeo abaixo.

A E. M. João Brazil localizada nos limites dos bairros Fonseca, Baldeador e Tenente Jardim.

Niterói e São Gonçalo em imagem de satélite. O verde é a vegetação e o rosa a urbanização.

A Mata Atlântica de verde cobria originalmente toda essa região fluminense.

Hoje só restam as poucas manchas verdes do mapa.


Vídeo sobre a localização da EMJB.

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...