segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aldeia indígena

Sambaquis, como descreve bem a língua tupi, são montes de conchas, antigos depósitos criados pelo homem primitivo constituídos por restos de moluscos, ossos, lenha e pedaços de cerâmica empilhados ao longo do tempo. São atribuídos a povos caçadores-coletores que viveram espalhados por toda a costa brasileira antes dos tupis chegarem ao litoral. Representam a prova material da ocupação deste território muito antes da chegada dos portugueses.

Em Niterói existe um grande sambaqui na praia de Camboinhas, na boca da lagoa de Itaipu, na região oceânica. Era uma área desocupada até meados deste semestre, quando chegaram índios vindos de outras partes do Brasil - a maioria de origem guarani - e construíram no terreno suas casas. A aldeia indígena criou polêmica entre a vizinhança que paga impostos caros e a notícia foi parar nos jornais da cidade. Enquanto o caso não se resolve, ela continua por lá, atraindo a curiosidade dos visitantes da praia.

No feriado de Tiradentes, visitei o forte da praia de Cabo Frio e esbarrei com um grupo de índios pataxós. Tinham vindo da Bahia para as comemorações do dia do índio e expunham lá o seu artesanato. Foi uma grande surpresa, pois percebi que nunca tinha visto um índio legítimo no meio da cidade, só em livros ou exposições. A sensação foi estranha, como quem se depara com um personagem de ficção, fantasiado como um Papai Noel. Fiquei fascinado! Só depois fui absorvendo aos poucos o grande choque cultural.

Fiquei com aquele dia na cabeça. Apesar da admiração, era óbvio que aquelas pessoas descalças e pintadas destoavam muito das pessoas ao redor do meio urbano e industrial. O ambiente que associamos a elas, natural, já não existe mais por aqui. São desterrados e agora lutam por um espaço nessa sociedade. Pobres de nós, que com o sangue misturado, não conhecemos a sua cultura e nem as matas que já foram só deles. Embora os índios falem e entendam bem a nossa língua, quase ninguém sabe falar e entender bem a deles.

Da viagem, comprei uma zarabatana de um pataxó, para atirar setas num alvo improvisado. O artesanato com sementes é muito interessante, com cores vivas e uma matéria-prima que a natureza renova a cada ano. Barato, mas pouca gente comprava. Dias depois, lendo em casa, achei uma frase que descrevia a impressão que ficou daquele encontro: “o branco no meio das florestas, com os confortos de sua civilização, é tão miserável como o tapuio em nossas cidades, com seu arco e flecha” (Couto de Magalhães - "O Selvagem"). Tupi or not tupi? Eis a questão...




Acima, fotos da aldeia indígena do sambaqui da praia de Camboinhas, que visitei recentemente, com o artesenato guarani. No alto, o índio Apotiaká Pataxó (o sobrenome vem da tribo, que vive no litoral sul da Bahia) em Cabo Frio, RJ.


.

domingo, 29 de junho de 2008

Há 50 anos



Trailer...



Os dias que antecederam a data histórica (em francês - descubra quem é o Apolê!)...



No segundo jogo o Brasil empatou com a Inglaterra, sem gols. Depois...







Veja vídeos de todas as Copas do Mundo em http://www.youtube.com/user/guancavilca

Notícia de hoje: http://msn.techguru.com.br/Brasil-ja-tem-mais-40-milhoes-internautas.htm

.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

A África está em nós



Assista o vídeo e veja como aconteceu este projeto na E. M. João Brazil com a Professora Adriana Braga. Quatro redações de alunos do 9º ano de 2007 foram escolhidas e publicadas em livro: parabéns a Eduardo Luís da Silva, Rayane Conceição da Silva, Renato Emanuel Kopke da Conceição e Thaís Mendes Moreira! Nenhum deles está mais na escola, mas seus textos podem ser encontrados na Sala de Leitura da EMJB na "Coletânea dos trabalhos selecionados no Projeto Redação 2007" (fotos abaixo). Leia o que eles escreveram!








Clique nos textos para ampliar e ler.

.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Conhecendo o Morro do Castro


Sexta-feira 6 de junho foi um dia muito especial para alunos das turmas GR3D e GR3E e alguns professores. Guiados pelo ex-aluno da E. M. João Brazil Baba, conhecido por todos no Morro do Castro, fizeram uma caminhada até o local conhecido como Monte de Oração, o ponto mais alto do morro, de onde se tem uma visão fantástica da região da Baía de Guanabara, que inclui a cidade de São Gonçalo, o Maciço da Tijuca e até a Serra do Mar. No caminho, passaram por lugares interessantes, como a Sereia, uma nascente de água sob uma grande pedra, protegida por uma mata. Neste dia, o fenômeno climático da inversão térmica, que forma uma densa camada de poluição sobre a cidade, limitou a visibilidade de alguns pontos, como a ponte Rio-Niterói e o mar. Nada que atrapalhasse a maravilhosa excursão, que proporcionou agradáveis momentos de interação entre as pessoas, o lugar e a natureza. Valeu Baba! Quando será a próxima?!



.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Solstício de inverno

Amanhã, sexta-feira 20 de junho, ocorre o solstício de inverno no hemisfério sul. É o dia em que o Sol faz o seu movimento aparente leste-oeste no céu mais voltado para o norte. Isso significa que ele atingiu o seu ponto máximo naquele hemisfério - o Trópico de Câncer - e está o mais afastado do sul. Essa data marca a chegada do inverno no hemisfério sul e a do verão no hemisfério norte. Aqui a noite é a mais longa do ano e o dia o mais curto, enquanto lá é o contrário: o dia mais longo e a noite mais curta. Antigamente, numa época em que era mais fácil observar a natureza, essa data era comemorada e coincidia com o período das colheitas nos campos europeus. Essas festividades rurais constituem a origem das nossas festas juninas. Nesta estação, fica mais difícil levantar de manhã com o céu ainda escuro e logo à tardinha anoitece. O frio bate e a natureza dos trópicos se recolhe, sempre verde.


.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Cova da onça

Como era meu bairro antigamente?

Eu moro na estrada Bento Pestana nº 300, na Cova da Onça.
Uma moradora muito antiga daqui - D. Lizinha - sempre diz que aqui só tinha mato. Aqui tem uma jaqueira que ela diz que é centenária. Ela conta que a casa dela foi a primeira casa construída aqui e era de pau-a-pique, teve que abrir uma clareira no mato para fazer a casa. Ela disse que tinha bicho de tudo quanto era jeito, só nunca viu onça. Tinha muita cobra grande, hoje ainda tem, mas é pouca, e eu nunca vi. Tinha mico, aí depois eles sumiram por vários anos e agora voltaram a aparecer muitos, dá até para alimentá-los na mão. Quando minha mãe veio morar aqui, uns 25 anos atrás, a estrada principal era de chão de terra, o ônibus só ia até o Morro do Castro e tinha que vir andando até aqui. Não tinha luz, água, e tinha que carregar água de uma nascente na fazenda que tem até hoje ou comprar carro pipa. Ela conta também que tinha onça antes dela vir morar aqui mas ela nunca viu. Graças a Deus que quando eu nasci a Cova da Onça já era bem mais moderna e não tinha mais onça.

Texto de Matheus França de Oliveira - GR3H (E. M. João Brazil)


.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Estação Meteorológica João Brazil

Divulgados os primeiros resultados da Estação Meteorológica João Brazil, na escola municipal do Morro do Castro. Alguns alunos da turma GR3A vêm, diariamente desde março, fazendo a leitura do termômetro e olhando para o céu para anotar as condições do tempo. De cada folha foi tirada uma média de temperatura e calculada uma média geral para cada mês. As condições do tempo foram estabelecidas de acordo com o que a maioria dos alunos anotava a cada dia, porque nem sempre os dados coincidiam (exemplo: se num dia 5 consideraram sol e 2 sol com nuvens, contou-se 1 dia de sol).

Pode-se perceber que a temperatura vem caindo 2 graus a cada mês. Março teve mais dias de sol, enquanto abril teve mais dias de chuva. Não dá para afirmar que foi o mês mais chuvoso, porque a quantidade de chuva varia com a sua intensidade e duração (só um pluviômetro para medir as chuvas solucionará este problema). Maio foi o mês que teve mais nebulosidade no céu (mais dias nublados e de sol com nuvens do que os outros dois meses). Enfim, um final de verão quente e ensolarado e um outono mais ameno, com mais nuvens no céu e chuva na terra.

O trabalho continua! Com o tempo será mais interessante comparar os meses e as estações. Parabéns aos "meninos e meninas do tempo", alunos que participaram desta atividade e continuam fazendo (mais sobre a idéia da estação meteorológica aqui, aqui e aqui). Aguardem os próximos boletins do tempo...


Modelo de tabela de medição da temperatura diária. Repare que este aluno fez anotações até no sábado, dia de "Escola Aberta" na E. M. João Brazil.

.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Jardim Botânico - 200 anos


O Jardim Botânico, fundado algumas semanas após a chegada da família real no Rio de Janeiro, faz 200 anos hoje. Algumas matérias do blog foram produzidas lá, inclusive pelos próprios alunos da EMPF. Reveja aqui, aqui, aqui e aqui.





No alto, fotos tiradas pelos alunos da turma 9B de 2007: a alameda de palmeiras imperiais e gerânios medicinais embaixo de um jambo-rosa. Acima, vídeos de dois momentos diferentes: um produzido por alunos da mesma turma e outro na visita do 7º ano.

.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Feira de Ciências da EMJB

No dia 5 de junho os alunos do 1º período do 2º ciclo apresentaram seus trabalhos elaborados ao longo do trimestre, cujo tema era lixo. Todos os trabalhos expostos e apresentados foram construídos a partir de materiais recicláveis ou reutilizáveis. O projeto mobilizou os alunos, que passaram a coletar lixo que era produzido nos recreios e assim contribuir para uma escola mais limpa - desenvolver a consciência de cuidar do planeta começa com pequenas atitudes. Todos se empenharam muito e produziram coisas muito legais: caixinhas de presentes, banquinho de garrafa pet, brinquedos, maquetes, cartazes, experimentos sobre a poluição das águas, teve até demonstração da clonagem de plantas.
Nosso objetivo era envolver toda a escola e selecionar os melhores trabalhos para serem apresentados na semana de ciência e tecnologia, infelizmente nem todos se envolveram, mas o trabalho aconteceu e a mensagem foi dada com muita criatividade. É assim que se constrói uma escola diferente, com a participação de todos.

Professora Tânia Sena.








.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

EMJB nos Jogos Escolares (2)

O time feminino de futsal da E. M. João Brazil estreou com vitória nos Jogos Escolares semana retrasada, na quadra do clube Canto do Rio. Jogou contra a Associação Educacional de Niterói e ganhou por 2 x 0. Carol (segunda da esquerda para a direita) foi a autora dos dois gols da partida.

Apesar do jogo não apresentar um bom nível técnico por parte de ambas as equipes, o time da EMJB dominou a partida, mesmo contando com apenas uma jogadora reserva (só foram 6 atletas). Repare na foto abaixo a quantidade de atletas do time adversário.

O primeiro gol saiu ainda no primeiro tempo. Veja o lance (acima e abaixo): Carol pega a bola antes do meio de campo, sua companheira de time se desloca para a esquerda e leva a marcação...

... O caminho fica livre e ela avança com a bola até a linha da área. O chute sai fraco, mas a goleira do time adversário não segura... GOOOOOLLLL da João Brazil!!!

O resultado parcial ainda inspirava cuidados, embora a outra equipe não ameaçasse muito. O segundo gol saiu só no segundo tempo (comemoração na foto acima). Depois disso, foi só segurar o placar até o final. Parabéns meninas! Parabéns ao técnico Professor Marcelo, às presenças ilustres da Diretora Gleice e da Professora Beth (D. Glória e Zé Carlos, que compareceram na estréia do time masculino) e parabéns também aos alunos e amigos que foram torcer e prestigiaram as seleções de futsal masculina e feminina da EMJB. Até o próximo desafio!

.

sábado, 7 de junho de 2008

Cidadania e meio ambiente

O professor francês Pierre Crapez, mais brasileiro do que muita gente, deu uma aula diferente para alunos do 1° período do curso de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF). Eles receberam a tarefa de pintar desenhos e frases nos tapumes que circundam a Praça Leoni Ramos, em São Domingos. Foi um ato público - ou uma aula protesto - contra a demora na conclusão das obras de revitalização do local, que completam um ano neste mês (saiba mais aqui). Segundo o jornal O Fluminense, que publicou uma matéria sobre o acontecimento na semana passada, o professor explicou que os alunos não podem ficar parados diante de projetos arquitetônicos estagnados e precisam interagir com a cidade: "O Brasil está muito conservador. As pessoas têm medo de se expressar. Eu, que vivi a geração de 1968, em Paris, não consigo entender este receio de se viver os sonhos. Trouxe os alunos para a praça porque é um ambiente com o qual eles conviviam diariamente e querem voltar a desfrutar. Eles estão trazendo arte e vida a um lugar abandonado. Mais do que uma aula de arquitetura é uma aula de cidadania".
Parabéns Professor!


.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia mundial do meio ambiente (2)

Para comemorar o dia mundial do meio ambiente, esta foto mostra garrafas de desinfetante e cloro que foram trocadas por garrafas de óleo de cozinha usado, armazenadas e trazidas para a escola pelos alunos, através de campanha promovida na Escola Municipal João Brazil, no Morro do Castro. Nesses primeiros 4 meses letivos esses alunos criaram novos hábitos (mais limpos) em casa, melhoraram a qualidade do meio ambiente (deixando de poluir rios e solos) e ajudaram a escola a economizar no material de limpeza. Parabéns a todos que participaram desta atividade! Esta campanha continua na EMJB e tem acontecido também em outras escolas da rede, como a E. M. Rachid da Glória Salim Sacker em Santa Bárbara e a E. M. Altivo César no Barreto, além de outras como a E. E. Henrique Lage (Faetec), no mesmo bairro. A iniciativa de transformar as escolas em pólos de armazenamento e troca de óleo de cozinha usado tem sido um sucesso em todas elas. Infelizmente foi desprezada na E. M. Paulo Freire, no Fonseca - a primeira a juntar o óleo de cozinha usado no ano passado (material que foi esquecido lá, depois da saída dos professores incentivadores).

Cartaz da campanha na E. M. Altivo César, como o da EMJB.

.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Borboleta-coruja

Há duas semanas, a aula de ciências da turma F6D, na E. M. Altivo César, recebeu uma ilustre visistante, que diga-se de passagem, chegou sem ser convidada. Foi a borboleta-coruja. O pobre animal assustou mais do que agradou. A sala de aula fica no 1º andar próxima a uma enorme amendoeira, o que facilitou a sua entrada pela janela. Enquanto uns gritavam e outros se abaixavam nas carteiras, um aluno bem "levadinho", que já estava com o tênis na mão, disse: "- Professora, se a senhora deixar, eu acerto ela agora!" Fiquei espantada com a reação da turma. Claro, disse não. Por sorte nossa visitante encontrou rápido a saída e a paz voltou a reinar. Notei que os alunos não conheciam a espécie em questão e não valorizaram aquele momento para observá-la. Pedi aos alunos que pesquisassem sobre as borboletas e em especial sobre a que havia aparecido na sala. A partir da pesquisa os alunos fizeram apresentações orais, onde deviam dizer o que acharam mais importante.

Conclusão dos alunos:
-"As borboletas são insetos". Muitos não sabiam disto.
-"Elas sofrem metamorfose". Isto era claro para todos, embora não soubessem direito como isso acontece.
- "O esqueleto delas é do lado de fora". "É uma casquinha que forma o corpo".
- "As borboletas são animais que existem no mundo todo, não só no Brasil".
- "A borboleta coruja é uma espécie encontrada na América do Sul".

Alguns ficaram nervosos ao apresentar, mas todos toparam de imediato a tarefa e acharam engraçado pesquisar um animal que tinha entrado na sala. A nossa visitante serviu para aguçar a curiosidade dos alunos. Pena que ela teve que sair tão rapidinho e não pôde ver o que aconteceu!


Matéria produzida pela Professora Kelly Mauricio (E. M. Altivo César). A borboleta-coruja é a mesma que aparece numa foto aqui do blog algumas matérias abaixo, tirada no Solar do Jambeiro ("Niterói ontem e hoje" - dia 24 de maio). Clique na imagem do alto para ver em detalhes o trabalho do aluno Diego Luiz Fernandes. Abaixo, a borboleta-coruja ampliada (clique na foto para ampliar ainda mais).


.

terça-feira, 3 de junho de 2008

São Domingos



Vídeo produzido pela UFF sobre o bairro de São Domingos, que eu encontrei no site www.webnit.com.br. Lá tem também textos interessantes sobre educação (na seção colunas do prof. Feitosa). Vale conferir.


.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Estado sitiado

A matéria reproduzida fielmente abaixo saiu no site www.ig.com.br ontem (a foto também foi colhida na internet). Acho interessante que o maior número de pessoas leia isto, pois este ano tem eleições municipais para escolher o prefeito e os vereadores. E somos nós que ajudamos a colocar esses caras lá. Afinal, o crime organizado está nas favelas ou no poder público?

"Com quase metade de seus integrantes eleitos em 2006 denunciados agora por diversas acusações - estelionato, improbidade e até formação de quadrilha e homicídio -, a Assembléia Legislativa do Rio enfrenta a maior crise de credibilidade de sua história recente. Dos 70 deputados, 33 estão na mira do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e até do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que quer barrar candidaturas de políticos com antecedentes criminais.

Recentemente, 14 deputados foram acusados de envolvimento na contratação de fantasmas para desviar benefícios; um passou a ser processado por suposto envolvimento com uma milícia; outro foi denunciado por homicídio; mais um chegou a ser preso por lavagem de dinheiro. Mas a Assembléia só cassou dois mandatos, de Jane Cozzolino (PTC) e Renata do Posto (PTB), e o preso foi libertado por iniciativa dos colegas.

No caso das contratações de fantasmas, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembléia pediu punição para oito deputados - outros três ainda estão sob investigação na Corregedoria. Mas o plenário só cassou dois. Os demais foram inocentados pelos colegas, embora ainda estejam sob investigação do Ministério Público Estadual ou da Justiça.

“Tive um trabalho danado, todo mundo me odiando, e a coisa não andou”, reclama o presidente do Conselho de Ética, Paulo Melo (PMDB). “É a mesma coisa que ser padre no inferno.” No caso de seu colega Álvaro Lins (PMDB) - ex-chefe da Polícia Civil, preso em flagrante por lavagem de dinheiro pela Polícia Federal na quinta-feira, durante a Operação Segurança Pública S.A. -, porém, Melo se mobilizou para libertá-lo. A Assembléia se reuniu na sexta-feira e aprovou projeto de resolução libertando-o no mesmo dia. Mas também determinou que a corregedoria da Casa investigue o caso para saber se Lins quebrou o decoro parlamentar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo."

.

domingo, 1 de junho de 2008

Niterói sem Boa Viagem

Não, não se trata de uma matéria sobre a dificuldade de se transitar com veículos em Niterói, sufocada com engarrafamentos constantes diários desde às 6h da manhã, por causa da ponte (barcas para São Gonçalo continuam uma utopia). Trata-se da ilha (e igreja) de Boa Viagem, mais um patrimônio da cidade fechado à população - como a praça Leoni Ramos, em São Domingos, em "reforma" há um ano (veja aqui). A placa na entrada da ilha informa os horários das missas nos últimos domingos de cada mês, mas quem chegar lá nesses dias vai encontrar o portão trancado do mesmo jeito (foto acima). E um cartaz, feito à mão, avisando da interdição do local por tempo indeterminado (abaixo). Fazer o quê?


Dizem que, antigamente, os navegantes iam até a igreja de Boa Viagem pedir proteção para travessias tranqüilas e bem sucedidas. Se não o fizessem, era risco de tempestades e naufrágios. Hoje, sem ter como recorrer a ela, resta contar com a sorte para não afundar nesse mar de lama, já que estamos todos no mesmo barco...

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...