sábado, 30 de agosto de 2008

Paulo Freire (2)

Entrevista de Paulo Freire à Rádio Universitária FM 107,9 de Fortaleza em 1983. A entrevista tem cerca de 30 minutos e versa sobre o "Método Paulo Freire".
"(...) pois bem, o que eu não poderia é deixar de aproveitar a possibilidade de ter esse microfone diante de mim, pra dizer a todos os que me escutam agora, que é preciso desocultar. E o que eu estou fazendo aqui agora é também um momento da Pedagogia Desocultadora. Estou servindo-me do seu microfone para desocultar algumas verdades, mesmo que seja de maneira ainda muito simplista. Isso tem que ser feito." - trecho.

http://www.radiouniversitariafm.com.br/oktiva.net/2213/nota/84033

Texto enviado por Paulo Antonouza.

Veja um vídeo com a última entrevista de Paulo Freire aqui.

.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Lançamento do JJB

O Jornal João Brazil (saiba mais aqui) foi finalmente lançado na manhã de hoje na EMJB, durante os preparativos da Festa do Folclore. A tiragem foi de aproximadamente 100 cópias e uma parte foi guardada para ser entregue na segunda-feira, para garantir uma distribuição melhor. Enquanto a primeira edição circula na escola, uma professora já prepara um novo número com alunos do 4º ciclo. Nas fotos abaixo, professores e alunos conferindo o JJB.




.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Sala de leitura da EMJB

Esta matéria é a de número 250 do blog e vai coincidir com 10.000 visitas a esta página. Portanto, é especial! Com vocês, a sala de leitura da EMJB, um espaço onde acontece muita coisa na escola...

... funciona também como sala de vídeo...

... lá acontecem as reuniões de professores...

... possui um ótimo acervo de livros. Gosto muito da estante sobre Niterói...

... até livros em braile se encontra na sala de leitura da EMJB...

... minhas amostras de rocha foram parar lá (curioso não irem parar na EMPF)...

... amostras de répteis (cobras) doadas pelo funcionário Brás...
.
... as Simones (segunda e terceira da esquerda para a direita) trabalham na sala de leitura...



... vídeo espontâneo que mostra um pouco desse espaço especial. Parabéns a todos que zelam por ele!

Nesta semana, fotos raras e antigas de Niterói foram encontradas lá (veja matéria abaixo). O que mais pode haver na sala de leitura da EMJB?!

.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fotos raras

Foram encontradas "escondidas" na sala de leitura da E. M. João Brazil fotos antigas e raras de Niterói. A descoberta causou sensação na escola pelo valor histórico das imagens, e aconteceu coincidentemente no dia em que a exposição itinerante "Niterói ontem e hoje" (veja aqui) chegou na EMJB. As fotos ficarão à mostra junto com a exposição na sala de leitura (foto acima) e algumas você já pode conferir de perto no blog... Breve mais detalhes sobre o grande achado!






Compare o Palácio do Ingá antigamente e agora (matéria abaixo) - o portão era mais em frente à construção e dava em uma escada que não existe mais, além da carruagem, do telhado, do prédio ao fundo...

.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Palácio do Ingá

O prédio do Palácio do Ingá, nome pelo qual é conhecido o Palácio Nilo Peçanha, foi construído na década de 1860 sob a encomenda de um médico político. Além da fachada, chamam a atenção dos passantes a palmeira imperial do jardim - da altura de um prédio de 10 andares - e os gárgulas (4 no total), que ficam de guarda no alto dos 2 portões de entrada laterais. A residência foi posta a leilão em 1903 pelo segundo dono - um conde (de agrolongo) que também era visconde (de sande) - junto com todo o rico mobiliário, sem no entanto aparecer comprador. Na mesma época, a capital do Estado era transferida de Petrópolis para Niterói e o governador Nilo Peçanha resolveu adquirir o palacete para ser a sede do governo. A partir daí, foi por mais de 70 anos sede do poder executivo fluminense, até a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. Posteriormente, passou a ser o Museu de História e de Artes do Estado do Rio de Janeiro.




A exposição atual é sobre arte moderna no Brasil - décadas de 20 a 40. O Palácio do Ingá é mais um local que faz parte do circuito cultural que inclui Solar do Jambeiro, Museu Antônio Parreiras, MAC e Boa Viagem.

.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Conhecendo o Morro do Castro (2)


Imagens do passeio que alguns professores e alunos do 3º e 4º ciclos da EMJB fizeram à fazendinha e às torres do Morro do Castro no final de julho. As fotos depois das torres foram feitas pela aluna Bruna da 4B, que também fez uma entrevista lá. Confira no vídeo!



.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Vídeos de Niterói

"O dia em que o canal da Alameda em Niterói transbordou" é o título do vídeo abaixo, pescado no Youtube. Trabalhei alguns anos na EMPF que é próxima da Alameda São Boaventura, no Fonseca, e sempre passava por ela imaginando aquele canal transbordando num dia de temporal. A rua em que eu morei muitos anos no Rio virava um rio de verdade quando despencava o aguaceiro do céu. Imagina então a Alameda... (alguém registrou!)



O outro é sobre turismo. Uma visão otimista da cidade...



.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ipê-rosa na rua da escola (2)

Este foi o título que usei no ano passado quando um exemplar desta espécie floresceu na rua da EMPF, no Fonseca (saiba mais aqui). Como este da foto também floresceu na rua de uma escola, o título se encaixou perfeitamente de novo. Neste caso, nem na rua da EMPF nem na da EMJB, no Morro do Castro, e sim na do Liceu Nilo Peçanha, no centro de Niterói. Infelizmente, os ipês (amarelo, rosa...) não foram tão usados na arborização urbana no passado como foram, por exemplo, as amendoeiras. Os ipês são árvores nativas do Brasil e sua floração é um dos mais belos espetáculos da natureza tropical. Imagina se a cidade ficasse toda assim...


.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Minha escola, meu jardim

Depois de construídos os novos canteiros (veja matéria abaixo e aqui), agora é a vez dos alunos começarem a trazer plantinhas de casa para a escola. A idéia é que eles fiquem responsáveis por cuidar delas até o final do ano, transformando o terreno da escola em um imenso jardim. Para isso, foram orientados a não trazer mudas de árvores e sim espécies de pequeno porte, como ervas medicinais, condimentos e plantas ornamentais.

Larissa da GR3B (foto acima) já participa ativamente e demonstra alguns conhecimentos botânicos. As mudas que chegam ficam guardadas em caixotes ao lado do canteiro principal, cada uma com uma etiqueta com o nome do aluno, e aos poucos vão sendo introduzidas no solo. Além de trazer, alguns alunos também querem levar plantas da escola para casa. Fazem assim um interessante "intercâmbio vegetal"! Com guaco, malva, salsa, erva-cidreira, boldo, tinhorão...


Acima, dois momentos deste início de 2º semestre: sementes de abobrinha trazidas pela Profª Yara germinando e dois alunos da tarde (da Profª Tânia) participando também e cuidando do espaço.

.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Atividades com solo

A E. M. João Brazil é uma escola que possui um espaço propício para atividades com o solo. Levar uma turma para o terreno pode parecer caótico, mas, talvez por isso mesmo, funcionar! Aos poucos, os alunos vão se envolvendo e, enquanto uns ficam só observando, outros cavam, regam, cercam, juntam terra, varrem, catam folhas secas, constroem canteiros e ficam animados em plantar e cultivar vegetais. Foi assim na primeira semana de aulas do 2º semestre na EMJB, num "mutirão" que contou com a presença de alunos das turmas GR3A, GR3B, um professor e uma supervisora. Escaladas para registrar as atividades com a máquina digital, duas alunas - Jéssica da 3A e Larissa da 3B - acabaram se fotografando e produzindo imagens curiosas delas e dos colegas...









.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

São Lourenço

Por volta do ano 258 d.C., durante a perseguição aos cristãos por romanos pagãos, o imperador Valeriano mandou matar o Papa e ameaçou a Igreja a entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. Lourenço, o guardião do tesouro, juntou os órfãos, cegos, coxos, viúvas e velhos, todos os que a Igreja socorria, e levou os pobres fiéis cristãos ao soberano, exclamando com bom humor que eles eram o patrimônio da Igreja. A ousadia custou-lhe a vida. O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo e sujeitou-o a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente. Conta a história que ele ainda encontrou forças para dizer, no auge do sofrimento na grelha: "Vira-me que já estou bem assado deste lado". Tornou-se assim um mártir católico, comemorado no dia 10 de Agosto.

Niterói possui duas igrejas em homenagem ao santo e uma delas - a de São Lourenço dos Índios - é o mais importante marco de fundação da cidade, que foi batizada com esse nome. Apesar disso, São Lourenço não é considerado o padroeiro de Niterói.

.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Mural da escola

Durante o primeiro semestre de 2008 os professores da EMJB, principalmente os de 1º e 2º ciclo, capricharam nos murais da escola. Veja algumas produções abaixo (clique nas imagens para ampliar).




















.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...