terça-feira, 30 de setembro de 2008

Mural da escola - o que é?

Cartaz exposto numa das paredes da EMJB, que diz: "A arte de olhar e imaginar. Tente descobrir o que são essas imagens". Não há referência à(s) professora(s), mas os desenhos são de alunos do 1º ciclo (GR1B, C, D...). As respostas seguem a ordem das imagens apresentadas e começam depois da foto do cartaz inteiro. Quantas você será capaz de acertar? O que é o que é?










Uma girafa com caspa passando na frente de uma janela aberta.

Uma mulher com um chapéu bem grande num carro conversível.

Um homem gordo fumando cachimbo deitado num colchão mole.

Um homem usando perna-de-pau conversando com um vaqueiro.

Um artista desajeitado que caiu da corda bamba.

Um mergulhador pedindo carona.

Um Papai Noel visto pelo buraco de uma fechadura.

Uma cegonha com meias xadrez.

.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Notinhas ambientais

A imagem acima é do terreno dos canteiros da EMJB neste início de primavera...

Veja como era no início do ano letivo (meados do verão)...

Acabar com o lixo produzido e jogado fora da lixeira ainda é um desafio...

Assim como separar o lixo orgânico do industrial e fazer a compostagem...

As garrafas de óleo continuam chegando, quem sabe uma campanha para menos frituras...

O recolhimento ganhou um reforço com cartazes espalhados na comunidade...

As plantas têm crescido tanto que uma foto recente pode parecer antiga...

Neste dia (da festa do folclore) os alunos arrebentaram! Chegaram e transformaram o espaço...

"Folhonas" de alfavaca-basilicão - tempero made in joão brazil - fazendo sucesso na escola...

Alunos da EMJB com o Prof. Declev, do Núcleo de Educação Ambiental da FME...

Atualmente os canteiros de algumas salas estão sendo recuperados...

.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Primavera

Já é primavera! Imagina que o mar da imagem acima é o planeta Terra e a faixa iluminada a linha do Equador. O barco representa o sol que, neste momento, cruza esta linha. Esta "passagem" ocorre duas vezes por ano e é conhecida como equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Os equinócios marcam a chegada das meias estações: outono e primavera. Como o sol agora vem do norte para o hemisfério sul - o movimento é aparente já que a Terra é que faz a translação - os dias por aqui ficam cada vez mais quentes e longos. Com as chuvas, a vida se renova...

.
.

domingo, 21 de setembro de 2008

Parque da Cidade

O Parque da Cidade foi inaugurado no dia 21 de setembro de 1976 (faz 32 anos hoje!) e reconhecido como Unidade de Conservação da Natureza em 29 de dezembro de 1992. Reserva biológica e florestal do município, fica no Morro da Viração a uma altitude de 270 metros e cobre uma área de quase 15.000 hectares de Mata Atlântica. Possui rampas para vôo livre e mirantes com vistas panorâmicas da cidade e de toda a região da entrada da Baía de Guanabara. Alunas da EMPF visitaram o parque no ano passado - veja aqui!

Homem voando de parapente em direção à região oceânica de Niterói.

Lagoas de Piratininga (primeiro plano) e Itaipu (ao fundo).

Enseada de Jurujuba (primeiro plano) e entrada da Baía com montanhas do Rio (ao fundo).

Enseada de Jurujuba e interior da Baía.


Homens voadores.

.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cuidando do que é público (2)

Seqüência de um vídeo feito espontaneamente na E. M. João Brazil em março deste ano, sobre os ventiladores que ficavam ligados nas salas vazias depois das aulas do turno da manhã. A idéia é conscientizar toda a comunidade escolar, através desses vídeos no blog, de que pequenos atos podem criar hábitos fundamentais para evitar o desperdício e economizar energia elétrica. Veja como ficou agora!



.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

domingo, 14 de setembro de 2008

A história das coisas



"O que é História das Coisas ?

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.

História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas."

Na sexta-feira passada este vídeo encerrou o 1º reencontro de conservação de energia no auditório da FME. Foi apresentado para professores da rede municipal e técnicos de Furnas pelo Prof. Declev, conectado naquele momento na internet. "A história das coisas" já foi vista por mais de 3 milhões de pessoas no mundo e é uma crítica ao modelo de sociedade de consumo - o mais legal vídeo sobre desenvolvimento sustentável dos últimos tempos. Esta versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard, foi desenvolvida pela comunidade permacultura no orkut. Assista agora!


.

sábado, 13 de setembro de 2008

Mural da escola - 2º semestre

A comunicação visual na EMJB é intensa. Cartazes novos surgem a cada semana nos murais das salas e corredores da escola. Nas fotos abaixo, um apanhado do que já apareceu por lá até agora desde o início do 2º semestre: trabalhos produzidos durante as "Férias nota 10" e o mês das Olimpíadas de Pequim e do folclore...















.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...