quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Memórias do morro

Entrevistas com moradores antigos do Morro do Castro (São Gonçalo, RJ) feitas por alunas da turma GR4D, que também são do grêmio da escola. O objetivo é resgatar a memória local, conhecer a história do lugar e identificar os principais problemas da comunidade. O último vídeo mostra a apresentação deste trabalho na semana do idoso na EMJB.





















.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Notinhas ambientais (2)

O novo canteiro para as plantas ornamentais.

Alunas da GR3A preparando envelopes com folhinhas de alfavaca.

Construção do espaço da compostagem.

A "inauguração" com restos de brócolis da cozinha.

Cebolinhas que nasceram de raízes reaproveitadas.

A hortelã veio para a escola miudinha, apenas uma folhinha.

Inhame.

Um viveiro de mudas e sementeiras ao lado do canteiro antigo.

A vida surgindo nas coroas de abacaxi plantadas.

Abóboras criando uma nova paisagem...

Veja também notinhas ambientais 1.

.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Clima da EMJB

Gráfico obtido a partir das anotações dos alunos da turma GR3A que fazem a leitura diária do termômetro da escola. Em julho, com os jogos de inverno e as férias escolares, vieram poucos dados coletados, insuficientes para calcular a média do mês. Observe!

.

domingo, 19 de outubro de 2008

Ao futuro prefeito







Fotos de um mural da EMJB feito por alunos da EJA (educação de jovens e adultos). Como a escola fica em Niterói e o morro do Castro em São Gonçalo, os pedidos para o futuro prefeito abrangem os dois municípios: são pedidos para os dois prefeitos, que são do mesmo partido. Quem sabe agora...

.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008

Clique na imagem para ampliar o cartaz e conferir toda a programação do evento, que acontece de 17 a 24 de outubro em Niterói.

.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cavalo-marinho em Niterói

Aconteceu num sábado no centro da cidade, no Jardim São João, em frente à Fundação Municipal de Educação (FME). Promovida pela Secretaria de Cultura, esta apresentação de um grupo do Rio de Janeiro no meio da praça foi imperdível. Uma pena este folguedo popular de Pernambuco não ser divulgado nas escolas, onde é pouquíssimo conhecido. Descubra o cavalo-marinho!



.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Um dia especial no MAC


Assista o vídeo e entenda mais sobre esta parceria entre a Noruega e o Brasil, desenvolvida na E. M. João Brazil com a turma GR4D pelas Professoras de Artes Márcia e Cleide. Neste dia, os alunos foram ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, assistiram a proposta do trabalho, dividiram-se em grupos, montaram seus projetos, gravaram sons, construíram maquetes e ainda apresentaram suas criações num auditório. Foram muito elogiados... veja!



.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Releitura e revisão

Há tempos li uma crônica de Nelson Rodrigues em que um intelectual lhe perguntava quantos livros já tinha lido e ele só repetia: Dostoiévski, Dostoiévski, Dostoiévskyi... Assim, desdenhava da quantidade que fazia o outro se gabar e ao mesmo tempo valorizava a arte da releitura, o prazer da redescoberta e a importância dos "clássicos" (experimente, por exemplo, "O Pequeno Príncipe"!). Mas escrevo isso para falar de outra coisa... Revisão? Também! Uma breve inspeção no texto é o suficiente para grandes consertos. Num jornal é tão importante que existe um profissional pago só para revisar os textos, perseguindo erros de ortografia e digitação. Se um jornal circula com palavras impressas erradas, perde credibilidade na praça. Enfim, o texto acima - do relatório avaliativo do ensino fundamental, mandado para as escolas (clique nele para ampliar) - parece que não foi nem relido nem revisado. Primeiro porque foi feito para alunos de 3º ciclo (ex-6º/7º ano ou 5ª/6ª série, pré-adolescentes). Segundo, por causa dos erros claros. Analise: não é essa a impressão?




.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

EMJB no Zoo (2)

Imagens da visita feita ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro por alunos das turmas GR3C e GR2I (Profª Tânia), no mês de agosto. Em destaque nas fotos alguns animais da fauna brasileira - jacaré, onça pintada e anta - e a Quinta da Boa Vista. O vídeo mostra a onça pintada e o tigre siberiano. Outra visita de alunos da EMJB ao Zoo do Rio você vê aqui!








.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O governo que não fez nem a praça

Em junho de 2007, fui encontrar amigos na praça da Cantareira (como eu a conhecia naquela época) e me surpreendi quando encontrei a praça cercada de tapumes. Ainda nesse mesmo ano, folheando um jornal de propaganda do governo, vi todo o projeto de reforma da praça (Leoni Ramos!) no papel e fiquei ansioso de ver o lugar remodelado e novo. Veio 2008 e eu vim morar em Niterói, crente que um dia iria sentar num bar em frente à praça e curtir aquele canto todo reformado e bonito. Depois, fiquei sabendo que ali, antes, existiu um casarão que abrigou a família real e foi demolido para dar lugar à praça. Veio um mau pressentimento. No entanto, em ano eleitoral, pensei: alguma hora vai ficar pronta. Mas o tempo foi passando e nada, a obra parada. Só há pouco tempo ela recomeçou, com a impressão de que iria apenas não deixar a praça destruída. Domingo tem eleições para prefeito e vereadores e nem assim a pracinha ficou pronta: 1 ano e cinco meses depois, está como aparece nas fotos acima e abaixo, tiradas hoje. Triste retrato da administração do PT na cidade, que acabou fortalecendo o candidato concorrente nesta campanha eleitoral. Do jeito que está, tem gente pensando até em chamar a atual prefeita de São Gonçalo, conhecida por reformar as praças da sua cidade, para concluir esta obra inacabada...


.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Conhecendo o Morro do Castro (4)

Local conhecido como Caixa d'água do agreste, visitado por acaso em agosto por mim e pelo Professor Márcio guiados pelos alunos Édson (GR4A) e Anderson (GR3D). Eu e Márcio tínhamos ido à casa do Seu Zé - que cuida da Fazendinha e mora ali perto - quando encontramos com os dois alunos que sugeriram a ida à caixa d'água. Deste ponto se tem uma das maiores vistas de toda a região do Morro do Castro. Os alunos disseram que muita gente vai lá no Ano Novo para ver as queimas de fogos do Rio e de Niterói. Na foto do alto, uma vista parcial do Fonseca e Cubango onde aparece o prédio rosado da EMPF. Abaixo, o Professor Márcio com os alunos Anderson e Édson. Assistindo o vídeo tem-se uma noção básica do lugar e a visão que se tem de lá de cima (o dia estava um pouco nublado).




.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...