domingo, 30 de novembro de 2008

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

1 ano de desonestidade

Em 28 de novembro de 2007 houve eleição para diretores em todas as escolas da rede municipal de Niterói. Na E. M. Paulo Freire, inaugurada em 2004, foi a primeira eleição da história da escola (clique aqui). Veja o resultado abaixo e observe bem os números:

Diz o artigo 25 do edital da eleição: "Será declarada eleita, após a apuração do pleito, a chapa que obtiver a maioria simples dos votos válidos". A chapa 2 obteve 405 votos da comunidade contra 161 da chapa 1. 405 está mais distante de 161 do que 78 de 38.

Os alunos participavam de uma eleição pela primeira vez na vida. Mas a FME (Fundação Municipal de Educação) usou a listagem geral da escola (1.172 pessoas), ao invés dos 566 (405 + 161) votos válidos, para alterar o resultado. Um escândalo anti-democrático.

.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Holambra em Niterói

Ano passado fui à Holambra conhecer a Expo-flora, a maior exposição de flores do Brasil (veja aqui). Uma viagem inesquecível, onde, além da visita ao grande parque de exposições, é possível conhecer as fazendas produtoras e saborear um pouco da culinária holandesa, dentre outras atrações. Lá, a prefeitura da pequena cidade - fundada por imigrantes holandeses - promove um concurso todo ano para premiar as casas mais floridas. Dá para imaginar como são os jardins e as fachadas da maioria das residências. Um pouco dessa cultura está sendo mostrada (e comercializada) numa tenda montada pelo Lions Clube de Niterói na Praça do Rink, no Centro. Até domingo.



.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Ciência no campo


Fotos do evento que aconteceu no domingo dia 19 de outubro no Campo de São Bento, produzidas pela aluna da EMJB Isabella Macharete, da turma GR4D.


.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Frutos da EMJB

As alunas Patrícia (GR3C) e Joelma (GR3H) posam para a foto em frente à plantação...

As abóboras estão se multiplicando: a cada dia surgem novos frutos na hortinha da escola...

Isso só é possível graças a um fenômeno especial da natureza...


Assista o vídeo e descubra qual é...

.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Temporal, ressaca e lixo

Depois do temporal que caiu na região metropolitana na terça-feira veio a ressaca do mar. E com ambos, um fenômeno típico dos grandes centros urbanos: a "erosão" do lixo, ou o transporte natural desse material por um agente erosivo (água ou vento). Como o lixo produzido pela população é muitas vezes jogado em locais inadequados, basta uma chuva mais forte para carregar tudo, e com o escoamento para o mar, o destino final é a Baía de Guanabara. Resultado: muita sujeira nas praias da orla da baía. Alguns surfistas se aventuraram ontem nas ondas que se formavam na Itapuca, mas o que chamava a atenção mesmo era o que se vê nas imagens acima e abaixo. Coisas do ser humano que a natureza só torna evidente.



.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Intercâmbio esportivo

Segunda-feira passada, a Professora de Educação Física Lucineide levou seus alunos da E. M. Ayrton Senna, que fica no Morro do Estado, para um intercâmbio esportivo na E. M. João Brazil. A iniciativa envolveu todos os professores da disciplina e visou a preparação dos alunos para as competições esportivas, com partidas disputadas de futsal masculino e feminino na quadra da EMJB. As duas escolas foram as únicas da rede municipal que participaram este ano dos Jogos Escolares de Niterói.




.

sábado, 15 de novembro de 2008

As 7 maravilhas de Niterói

Uma votação promovida por um jornal do Rio está escolhendo as 7 maravilhas de Niterói. Jornalistas do Globo/Niterói selecionaram 20 locais que podem ser votados pela internet ou celular até o dia 18 de novembro. São eles: MAC, Fortaleza de Santa Cruz, Praia de Itacoatiara, Praia das Flechas, Parque da Cidade, Campo de São Bento, Unidos do Viradouro, Prédio dos Correios, Teatro Popular, Museu do Ingá, Horto do Fonseca, Mercado São Pedro, Rua Moreira César, Igreja da Boa Viagem, Avenida Litorânea, Theatro Municipal, Estação Charitas, Ponte Rio-Niterói, UFF e Orla de São Francisco.
Na foto acima, três dos concorrentes: a Boa Viagem, o MAC e a Praia das Flechas (Itapuca).
Clique aqui para participar.

.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Notinhas ambientais (3)

De vez em quando aparecem coroas de abacaxi jogadas fora. É só colocá-las no solo que pegam...

Flor da abóbora...

Um novo canteiro: espaço para a serrapilheira e futuros plantios...

Pés de milho...

Visitas constantes...

Tomate...

Melancia...

Abóbora...

Algumas frutíferas de médio porte foram plantadas, como acerola...

Um outro morador...

Não. Essa ainda não é na EMJB...

Algumas fotos foram batidas por Max Douglas (GR3D). A acerola foi trazida pelo Marcos, da secretaria.

.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Alunas da EMJB vencem concurso



Todos os anos, a Lions Club promove um concurso com temas voltados para a promoção da paz. É um concurso de nível internacional, com a participação de vários países. Este ano o tema foi "a paz começa comigo" e os alunos que desejassem participar tinham que elaborar um desenho que abordasse o tema, seguindo algumas normas. Duas alunas do 3º ciclo da EMJB foram as primeiras colocadas na etapa de Niterói - Lídia e Mariana da GR3I. As duas ganharam uma bicicleta e deixaram todos na escola orgulhosos. Mariana ainda vai concorrer com o município do Rio, pois foi a primeira colocada. Parabéns às duas pelo belo trabalho!

Fotos e texto enviados pela Professora Tânia Sena.

.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

EMJB verde



A EMJB finalmente ganhou uma pintura, depois de passar o ano todo com as paredes sujas e carcomidas (além de pichadas). As janelas já haviam sido trocadas no meio do ano, mas o interior da escola estava precisando muito de uma reforma. Os tons alaranjados estão sendo substituídos pelo verde. Veja como está ficando...

.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Assembléia do SEPE

Amanhã, terça-feira, haverá uma assembléia do SEPE - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ/Núcleo Niterói - no auditório do Liceu Nilo Peçanha, às 17 horas. O Liceu fica na avenida Ernani do Amaral Peixoto, 707, no Centro de Niterói.

.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

JJB 2 no prelo

A segunda edição do Jornal João Brazil é uma seleção de matérias dos jornais desenvolvidos pelos alunos do quarto ciclo com a Professora Maria Julião. Os logotipos formam a capa. O número dois traz também trabalhos de alunos orientados pelos Professores Márcio (História) e Sirlene (Artes). Em breve o lançamento na escola. Aguarde!

.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Há 1 ano...

... começavam as atividades nos solos da EMJB, com o plantio de sementes de tempero num canteiro vazio. A foto acima - "histórica" - mostra como era o terreno quando tudo começou. Veja como foi clicando aqui e aqui!

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...