quinta-feira, 30 de abril de 2009

Almanaque do outono 5

Notinhas ambientais desta semana na EMJB...

Thayna da 3B levou um galão de 5 litros com óleo de cozinha usado...

O pé de pimenta que o funcionário Luís cultiva no cantinho do muro...

Que beleza...

Mais uma quantidade de serrapilheira que vai para o lixo...

Banho de cal nas plantas: lambança da CLIN...

Serrapilheira salva na parte interna pelos alunos da 3E...

As regadoras da semana Thaiane e Diana, guerreiras da 3C sem água na bica...
.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Almanaque do outono 4

A semana de Tiradentes e São Jorge teve só dois dias letivos, mas muitas atividades com solo. As meninas da GR3A abriram um novo canteiro próximo à grade, transplantaram abacaxis que aí estavam para junto de outros e semearam tomate e couve. Brenda (acima à direita, com Sabrina e Tamires) clicou as duas fotos seguintes, mostrando como ficou o novo canteiro dos abacaxis...

e a plantação de mandioca, que chamou sua atenção...

Na parte interna da EMJB, o Marcos da GR3E (abaixo ao centro) se destacou nos plantios...

Mas foi a dupla da GR3A que chegou no final quase sem querer que surpreendeu..

Felipe e Jonathan saíam da aula quando viram o colega plantando e pararam para observar. Foram chegando de mansinho, cavando aqui, regando ali...

E foram caindo dentro! Nesse mesmo dia conheceram o espaço da horta, abriram novos canteiros, regaram outros, plantaram cenoura, beringela e abobrinha e ainda...

Colheram aipim! Um dos pés caiu com o vento ou a chuva forte e quando retirado da terra mostrou todo o seu potencial...

.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Jogos Escolares de Niterói 2009






O lado bom: mais uma vez a E. M. João Brazil fez bonito e foi a única escola pública do município presente na abertura dos Jogos Escolares de Niterói 2009, dia 02/04, no ginásio do Clube Canto do Rio. Os alunos da EMJB representaram a Fundação Municipal de Educação (FME) e as outras quatro escolas da rede que vão participar da competição: Altivo César, Ayrton Senna, Rachid da Glória Salim Sacker e Santos Dumont. A aluna Carolina Ribeiro, do 4º ciclo, leu o juramento dos atletas e foi destaque até no site da prefeitura (veja aqui e no vídeo acima).

O lado ruim: uma das principais competições do Calendário Esportivo de 2009, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, tem uma participação tão pequena de alunos da rede municipal. Esta possui mais de 30 escolas com ensino fundamental e mais de 16.000 alunos matriculados, segundo o site da FME, onde não há nenhuma referência ao evento.

As fotos escuras, tiradas em um ginásio com pouca luz, são o reflexo de uma triste realidade...

.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

509 anos...

As casas dos antigos moradores e a madeira nativa mais preciosa...

... que depois batizaria a nova colônia portuguesa.

Veja como foi aqui!
.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

2 anos...

... e seguindo em frente,
como o pequeno e incólume artista,
caminhando por sua bucólica vereda.




empfniteroi: segundo aniversário (está tudo aí nos arquivos!) - o layout novo é o mesmo do começo em 2007 - foto: alunos da emjb no morro do castro no inverno de 2008..

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Almanaque do outono 3

Terça-feira 14:

Semeando...

Regando...

Plantando...

No espaço interno da EMJB...

Na visão da fotógrafa Kauanne!

Quarta-feira 15:

Mais cultivo: em cada canto um canteiro!

Sexta-feira 17 (hoje):

Separação do joio - as ervas daninhas - do trigo...

... e pose para a eternidade!

.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como se escreve?

São milhares as palavras de origem tupi que contribuíram para o português brasileiro, especialmente para o léxico do mundo natural. Warren Dean (em "A ferro e fogo - a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira") esclarece: dois terços dos nomes comuns das árvores deste bioma e praticamente todos os seus animais, além de inúmeras formações naturais - geológicas, edáficas e vegetais - e de acidentes geográficos - rios, montanhas, vales e estuários. A língua oral nativa foi grafada ao longo da história de diferentes maneiras pelos estudiosos, mas reformas ortográficas posteriores da língua portuguesa estabeleceram as regras de escrita. O problema é quando a palavra de origem tupi aparece escrita de várias formas ao mesmo tempo, confundindo o observador atento. Veja o exemplo de boaçu (?), nome de um bairro da cidade de São Gonçalo (RMRJ): nas placas da prefeitura boaçú é com ç e acento, enquanto que no comércio aparecem as outras formas possíveis (menos a da placa!): boaçu, boassu e boassú. Qual a maneira correta de escrever?

Veja o que dizem alguns autores:

Teodoro Sampaio (em "O Tupi na Geografia Nacional") escreve BOASSÚ, corruptela de Mboy-assú, a cobra grande, a serpente.

Alexandre Leontsinis (em "O Tupi - nossa linguagem ecológica") escreve BOAÇU, de Mbói+açu= a cobra grande.

Já irmão José Gregório (em "Contribuição indígena ao Brasil" (vol.3)) escreve Boiaçu (Boa+açu)= cobra grande, mãe d'água!

Interessante que a palavra que significa cobra também aparece escrita bóia, como em Araribóia (boia?) e jibóia (existe a jiboiaçu!).

Os livros foram escritos e editados em épocas distintas, o que explica essa confusão, mas também é possível que essas palavras tenham sobrevivido com grafias diferentes ao longo do tempo. Será o caso do bairro do Boaçu (antigos estabelecimentos comerciais e novos construídos entre reformas da escrita)? Leia algumas opiniões aqui.

Assim como muita gente não sabe ao certo como se escreve (inclusive eu) , muitos nem devem saber o significado do termo. Cobra grande poderia ser alusão a um rio comprido e sinuoso, pois um rio, o Imboassu (Rio da cobra grande?!), passa por lá. Geografias que se diluem e apagam na paisagem urbana degradada: o rio virou valão e a palavra perdeu a forma, o significado e o sentido.

Afinal, é gragoatá ou gravatá? Itacoatiara ou itaquatiara? Voçoroca ou boçoroca? Parati ou paraty?

.

sábado, 11 de abril de 2009

O jardim do Profeta Gentileza

Um dos períodos mais obscuros da vida do Profeta Gentileza (que faria 92 anos hoje) nas biografias que se encontram disponíveis na internet, é o do seu nascimento - não o do José Datrino, mas o do "José Agradecido" - que foi justamente a sua estadia na cidade de Niterói. Eis o que diz um dos sites consultados (aqui):

"No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. (...)"

Fiquei curioso em relação ao "Paraíso Gentileza"... Pesquisando um pouco mais na rede, encontrei os seguintes comentários (mais aqui):

"Eu também gostaria de saber onde estava montado o circo. Li que era na "praça Expedicionário", mas parece que esse lugar não existe, ou não existe mais... Queria saber o que resultou do jardim que o Gentileza plantou por lá."
"O local exato do incêndio é hoje uma policlínica do exército. A policlínica está exatamente no centro do evento. Acho que deveriam ter construído uma igreja ali. Quem serviu o exército e prestou serviço militar na policlínica do exército em Niterói conta até hoje eventos insólitos nas noites de plantão."

Eu também queria saber o que resultou do jardim plantado lá! Fui conferir. Os soldados de plantão no início da tarde pouco souberam informar. Disseram que o local exato do circo é onde está o galpão (no canto esquerdo da foto abaixo) que hoje pertence ao tribunal de justiça do Estado (e já foi da policlínica). No galpão ou depósito, um atendente explicou que uma rua passava ali e foi fechada, sugerindo que as transformações urbanas posteriores já descaracterizaram o sítio original. E, levando em conta que o profeta viveu ali entre os anos de 1962 e 1965 - mais de 40 anos atrás - os únicos possíveis vetígios do antigo jardim, o "Paraíso Gentileza", seriam as mais antigas árvores (os pinheiros?) da única mancha verde que existe hoje no lugar (abaixo e no detalhe na foto acima).



terça-feira, 7 de abril de 2009

Clima 2009 - março

Março de 2009 foi 1ºC mais quente que março de 2008. A média do mês foi de 27º C. A primeira semana foi bem quente, com os termômetros ultrapassando os 30 graus nos cinco dias. Com o verão chegando ao fim, as temperaturas baixaram e o outono começou abaixo dos 25. Predominaram os dias de sol com nuvens.

É o que mostram os dados coletados pelas alunas Ana Carolina e Thâmila Eloíza, da turma GR3F. Parabéns leitoras do tempo! O interessante é que na matéria anterior mencionei chuvinhas quase diárias, que não aparecem nas tabelas por caírem no final do dia ou à noite - que falta faz um pluviômetro... Mês que vem tem mais!

.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Almanaque do outono 2

Semana de atividades já sabem aonde... Na quarta-feira as alunas acima ativaram uns canteiros legais de algumas salas que estavam péssimos, abandonados. Usaram vinca e galhinhos de cambará. A serrapilheira forrada para adubar a terra foi formada com o entulho retirado da calha. Foi a única das fotos daqui que tirei. Hoje um grupo de alunos do 6º ano participou pela primeira vez, depois das aulas. Foram demarcando espaços e semeando em cada canto um canteiro, com vários temperos e hortaliças que ainda pouco conhecem (Professor, o que é rucula?). Registraram tudo em imagens e selecionei as quatro que mais gostei - belas fotos! O tempo tem contribuído bastante com temperaturas mais amenas e uma chuvinha que cai quase diariamente, ideal para o plantio. Enfim, um outono que promete...





.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...