segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vamos trocar sementes!

A Professora de Geografia Rosa Santos, que desenvolve o Projeto Mão na Terra na Escola Estadual Dinorá Pereira Ramos Brito, em São José dos Campos (SP), conheceu este blog esse ano e, depois de alguns contatos, sugeriu um intercâmbio entre as duas escolas, através de uma troca de sementes por meio de cartas.

Dias depois, os envelopes chegaram nas mãos de alunos do 6º e 7º anos. As sementes enviadas foram plantadas em casa e na escola e despertaram a curiosidade e o interesse em conhecer mais as plantas do nosso terreno. As cartas, por sua vez, aguçaram a vontade de se comunicar com alunos de outro Estado.

A resposta aos remetentes envolveu o envio de sementes da EMJB - a maioria de feijão guandu (Cajanus cajan (L.)) - e a produção de textos descritivos acerca da horta, da escola, do bairro e da vida dos próprios alunos. O uso do meio virtual (internet) foi o ponto de partida para essa atividade, mas cabe destacar que tal meio de comunicação não substituiu o tradicional uso do correio, que valoriza a escrita e promove um contato “real”, concretizando as relações através do envio de objetos.

O título da matéria, sugestão da Professora, é um convite não só ao intercâmbio de sementes, mas às inúmeras possibilidades de trocas envolvendo as pessoas, o meio ambiente, as escolas e as experiências positivas. Um passo importante foi dado e uma grande teia começa a ser construída...

Por enquanto está só no início mas já originou um painel apresentado na Feira Integrada da EMJB. Agradecimentos aos alunos de ambas as escolas, pela participação e dedicação, e à Professora Rosa pela parceria e incentivo.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primavera

A primavera chega no dia seguinte ao da árvore...

A amoreira é antiga no terreno - essa os alunos "atacam"...

Vai uma amora aí?

Como o dia da árvore caiu na segunda, que não é meu dia, não participamos do ENO Tree Planting Day...

Mas na terça alguns alunos da 3F e 3G plantaram mudas de urucum...

E valeu pelas duas datas: o dia da árvore e o equinócio da primavera...

Um macaco visitou a EMJB na semana passada...

Veio da mata que encosta na escola e voltou só uma vez...

Dois filhotes também apareceram e foram adotados no mesmo dia...

Sementes paulistas são experimentadas em solo fluminense...

Mão na terra, os plantios continuam...

Vai um tempero aí?

.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A expansão dos canteiros

Na semana passada chegaram mais cartas dos alunos da Professora Rosa, de São José dos Campos, o que despertou um interesse maior por sementes e plantas na escola, com todo mundo querendo adquirir as suas para começar um cultivo próprio em casa...

Ventanias provocaram a queda de muitas folhas secas das árvores do terreno. Junto com a chegada das sementes paulistas, incentivaram a criação de mais espaços para cultivos. As folhas foram aproveitadas para forrar o solo em novos canteiros. Repare na obra de contenção...

Pedaços de madeira viram canaletas para evitar a erosão na encosta: o "engenheiro" Jonathan dos Santos fortaleceu a construção cravando tocos na terra dura com um martelo improvisado, para escorar as tábuas enfileiradas...

As 3 fases da evolução do solo na escola: a terra nua batida à esquerda, o novo canteiro demarcado com a camada de serrapilheira e a vegetação cultivada desde o ano anterior...

Apesar desses avanços, a reposição de aulas - para turmas que ficaram sem professor no primeiro semestre - no intervalo dos turnos fez meu tempo disponível para a horta diminuir bastante, o que vai interferir na frequência das atividades.

A lagarta comeu folhas da graviola e construiu o casulo na própria muda. Os alunos vêem e reagem de maneira diferente da sala, sem querer trucidar o inseto: metamorfose em paz...

Cenoura à vista...

Jurubeba começando a pipocar...

Primavera chegando (maria-sem-vergonha)...

Alguns canteiros vistos de dentro de uma sala de aula...

.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Geojogo

Resgatar a magia dos álbuns de figurinhas e dos jogos de cartas foi a idéia inicial para a criação de um jogo didático de Geografia. Foram criadas peças utilizando as páginas dos Atlas onde aparecem quadrinhos com bandeiras, informações e dados sintetizados de indicadores socioeconômicos dos Estados brasileiros. Cada peça funciona como a carta de uma coleção de jogos tipo “trunfo”, existentes no mercado de brinquedos.

Os próprios alunos fabricam o seu joguinho, fotocopiando e cortando os quadrinhos, colando cartolinas e papéis colantes para fortalecer e proteger as peças. Depois, é só estimular a brincadeira, fazendo com que os alunos se familiarizem com conceitos como superfície, população, expectativa de vida, taxa de alfabetização e renda per capita. Distribuem-se as peças entre os integrantes do grupo; a cada rodada, o jogador da vez escolhe o indicador ou a variável que deseja confrontar com os demais.

O objetivo é terminar o jogo com a maior quantidade de peças na mão. Para “ganhar” a peça do adversário, é necessário que se tenha o melhor valor para o indicador escolhido, o que é uma forma de se incorporar conhecimentos ligados à diversidade dos aspectos geográficos dos Estados brasileiros. O jogo proporciona ainda a percepção das diferenças regionais através do reconhecimento das peças mais “fortes” ou “fracas”, dentro da lógica do jogo.

Aplico essa atividade com a Professora Carolina Vilela - que também escreveu este resumo - há alguns anos em escolas de diferentes realidades da região metropolitana, em diferentes séries do segundo segmento do Ensino Fundamental. Em geral, o resultado é um grande envolvimento dos alunos, a incorporação do conhecimento de forma prazerosa e a prática voluntária da atividade, mesmo fora da sala de aula.

Sempre usamos como base para a fabricação das peças do jogo os quadrinhos do Geoatlas, da Maria Elena Simielli, que são muito bons. No ano em que iniciei esta atividade, no Submarino Amarelo, fui a uma palestra dela sobre Cartografia na UERJ, aproveitei no final para mostrar-lhe o jogo e ganhei uma dedicatória! Nas fotos mais acima e no vídeo abaixo, a experiência numa aula da GR3F na EMJB.




.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Seleção da Geografia

Como a seleção brasileira de futebol conquistou a vaga para a Copa de 2010 no fim de semana passado vencendo a Argentina lá, aqui vai uma atividade realizada quando trabalhava numa escola particular do Rio de Janeiro, em 2006, para alunos de 5ª série:

Em ano de Copa do Mundo, a Geografia também montou a sua “Seleção”: um time formado por craques no conhecimento do nosso planeta, homens que integram a galeria dos maiores exploradores da Terra. De espírito aventureiro, venceram condições adversas, chegaram a regiões longínquas, atravessaram oceanos, escalaram montanhas e conquistaram espaço na história da humanidade. Muitos foram esses homens, mas agora apenas 11 foram convocados para integrar esse time:

1 - Roald Amundsen (goleiro?!);
2 - Robert Peary;
3 - Edmund Hillary;
4 - Francis Drake;
5 - Alexander Von Humboldt;
6 - Ernest Shackleton;
7 - Percy Fawcett;
8 - Richard Francis Burton;
9 - Yuri Gagarin;
10 - Candido Rondon;
11 - Marco Pólo.

Você aluno foi escalado para ser o repórter esportivo que vai “cobrir” esse time, isto é, sua tarefa é apresentar esses “jogadores” que fazem parte da Seleção. Para isso, escolha 2 (dois) desses personagens acima e faça uma ficha como a que segue abaixo: identifique o país de origem, escreva um parágrafo contando o feito notável dessa pessoa e desenhe um mapa mostrando o lugar do mundo onde foi realizada a aventura. Além disso, você terá que convocar um 12º jogador, citando um nome que não apareceu na lista e justificando a indicação do seu candidato (o que ele realizou para merecer entrar para a Seleção?).

Ficha do "jogador".

Veja agora quem foram os preferidos...

Seleção de Geografia (total de 251 votos dos alunos da 5ª série):

Yuri Gagarin 57 votos
Marco Pólo 42
Colombo 21
Candido Rondon 14
Pedro Álvares Cabral 11
Ernest Shackleton 10
Francis Drake 10
Roald Amundsen 10
Santos Dumont 10
Edmund Hillary 9
Robert Peary 7
Alexander Von Humboldt 6

Jacques Costeau 5
Marcos Pontes 5
Neil Armstrong 5
Galileu Galilei 4
Fernão de Magalhães 3
Oswaldo Cruz 2
Richard Burton 2
Vasco da Gama 2
Abílio Couto 1
Alain Bopmbard 1
Alexandre o Grande 1
Américo Vespúcio 1
Carlos Drummond 1
Charles Lindenberg 1
Chico Mendes 1
Getúlio Vargas 1
Isaac Newton 1
Leonardo da Vinci 1
Louis Braille 1
James Cook 1
Percy Fawcett 1
Orlando Vilas Boas 1
Reinhold Messner 1
Tensing Norgay 1 voto

Os nomes em itálico estavam fora da lista dos primeiros 11 convocados, referem-se ao 12º candidato indicado pelos alunos. Assim, 3 que estavam fora acabaram aparecendo entre os 12 mais votados (Colombo, Cabral e Santos Dumont), e 2 acabaram indo para o “banco de reservas” (Burton e Fawcett). Vale ressaltar que este trabalho foi realizado na época em que o astronauta brasileiro Marcos Pontes viajou para o espaço e estava em evidência na mídia, o que explica os 5 votos para este candidato e provavelmente grande parte dos 57 em Yuri Gagarin.

E você, quais os dois candidatos da lista que apresentaria e quem convocaria para fazer parte deste time? Ou que seleção montaria para a Geografia?

.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Intercâmbio (2) - sementes paulistas

Nesta semana chegaram à escola do morro do Castro cartas enviadas por alunos da Professora Rosa, da Escola Estadual Professora Dinorá P. R. Brito, que fica em São José dos Campos (SP). Uma iniciativa que fortalece a formação de redes socioambientais educativas promovendo o intercâmbio entre escolas que desenvolvem projetos de educação ambiental e sustentabilidade. Os alunos percebem que existem outros lugares que realizam atividades semelhantes e se interessam pela troca de experiências e informações. Na EMJB eles não sabiam de nada e ficaram surpresos com a chegada dos envelopes, que continham sementes de diferentes plantas e dicas sobre como cultivá-las...

Muitos nunca receberam uma carta na vida, nem enviaram uma carta para alguém. Outros ficaram curiosos e com vontade de participar também. Após a semana de avaliações serão orientados a responderem aos seus remetentes paulistas. É preciso semear...

Alguns quiseram plantar as sementes imediatamente após as aulas...

Ainda não existe uma sementeira na EMJB e os alunos plantam direto no solo...

Em cada canto um canteiro cultivado...

A foto "oficial" já virou tradição! Ainda faltam entregar algumas cartas, e mais plantios acontecerão nos próximos dias. Enquanto isso...

O barbante funcionou e o guaco, antes embolado, alcançou a grade...

Os pimentões (sem agrotóxicos) não param de brotar...

Não é fácil mudar hábitos enraizados, como jogar papel no chão das janelas das salas...

Um banner foi feito pela escola para fortalecer a campanha de recolhimento do óleo de cozinha usado.

..
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...