quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Espaço urbano criativo


Vídeo com mais de 5 milhões de exibições em menos de um mês na internet. Mostra uma intervenção criativa num pequeno espaço da cidade: degraus de piano com som numa escada pouco usada no subsolo de Estocolmo, Suécia. Legal!

.

domingo, 25 de outubro de 2009

Estação das flores

Há dois anos, uma associação comercial de Ipanema, no Rio, formada por lojistas das redondezas das ruas Anibal de Mendonça, Joana Angélica e avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa, fez o plantio de 2100 mudas de orquídeas em 350 árvores das proximidades de seus restaurantes e bares. O projeto teve adesão dos moradores e hoje os jardineiros são os próprios porteiros, que dividem o trabalho na recepção dos prédios com os cuidados dados às flores da rua. Com a chegada da primavera, em setembro, a área ganhou um colorido especial e já foi batizada de Quadrilátero do Charme...

As orquídeas encantam quem passa pelas ruas de Ipanema...

Já no Morro do Castro, outras flores também colorem o terreno da Escola Municipal João Brazil...

Lágrima de cristo...

Cambará...

Vinca...

Terezinha (?)...

Ruas mais bonitas, escola pública também!
.
.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Clima 2009 esquentando

Embora o número de leitores do tempo - alunos que anotam a temperatura diária do termômetro da escola numa tabela - tenha diminuído nos últimos meses, os registros seguem firmes...

Este ano eles conseguiram fazer o mês de julho, o que permitirá traçar uma linha de temperatura contínua no climograma de 2009 (2008 não tem a média de julho)...

Alguns alunos se destacam nesta atividade, como a Brenda (3A), a Ana Carolina (3F), a Isabela (3F) e a Thâmila (3F)...

A Maria Victória fez uma breve análise dos primeiros semestres de 2008 e 2009...

Março foi o mês mais quente e junho o mais frio, como em 2008. No segundo semestre a temperatura sobe suavemente, seguindo a tendência do ano anterior. As médias mostram que a variação de temperatura ao longo do ano foi de 5ºC até agora...

Parabéns aos alunos que participam ou já participaram da Estação Meteorológica da EMJB! Um ano e meio coletando dados sobre o clima local.

.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Surpresas

Semana passada foi assim na EMJB: os alunos da GR3C e GR3D - turmas do barulho - organizaram duas festinhas para comemorar... o meu aniversário! Eles viram a data no mural dos aniversariantes no corredor e, no dia da aula, trouxeram bolos, pastéis, brigadeiros, pipocas e refrigerantes... uma delícia!

São ou não são carinhosos?

A natureza também surpreendeu e lagartas emboladas apareceram de um dia para o outro no tronco da goiabeira do canteiro interior, alimentando-se da casca. A árvore fica perto de algumas salas de aula e a cena despertou a atenção de muita gente. Veja!



E na horta, tomates brotando...

.E coentro florindo!

.

sábado, 17 de outubro de 2009

Lista de plantas cultivadas na EMJB

Motivado pela palestra na EMJB do Professor Luiz José Pinto sobre plantas medicinais - uma iniciativa da Professora Nice, coordenadora de Matemática da FME - resolvi elaborar uma lista de plantas cultivadas no terreno da escola. A palestra foi muito interessante e contou com a participação ativa da platéia, fazendo perguntas e comentários toda vez que o Luiz esclarecia o uso correto de uma planta medicinal (foto abaixo). O objetivo da lista é apresentar a nossa horta-pomar e "farmácia-viva" aos interessados em conhecê-la e facilitar os intercâmbios e a troca de informações sobre o assunto. Esta é a primeira versão, com o nome popular, o nome científico e o ano em que a planta foi introduzida na escola (clique na lista acima para ampliar).

Não é uma classificação de todas as plantas do terreno - não foram consideradas, por exemplo, amendoeiras, leguminosas pioneiras e palmeiras de jardim - mas um levantamento das plantas de interesse para uso (medicinal, alimentício ou como tempero) cultivadas nos canteiros da EMJB ou já presentes no seu solo. A listagem separa plantas, árvores e espécies espontâneas para ajudar a distinguir os cultivos, as árvores (frutíferas e de grande porte) e o mato que cresce sozinho. A identificação das espécies pelo nome científico foi feita com base no livro "Plantas medicinais no Brasil" de Lorenzi e Abreu Mattos (2002), obra de referência. A lista de plantas cultivadas também ficará disponível no blog junto aos jornais dos alunos, no final da página.

.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Educação ambiental contínua

Em outubro de 2007 cheguei à Escola Municipal João Brazil para um novo começo...

Dois anos se passaram e alguma coisa mudou...

A escola ficou mais verde...

Espaços ociosos foram ocupados...

O plantio sistemático, o ano todo, criou raízes...

Carta + sementes...

= !!!

= sementes + cartas...

Conhecimentos são resgatados...

O uso de plantas vai crescendo...

A comida fica mais saborosa...

Os temperos mais fortes...

Novos brotos a cada dia...

Novos visitantes...

Novos moradores...

Novidades...

Um outro olhar...

As folhas secas não vão mais para o lixo...

O recolhimento do óleo voltou a crescer depois do banner...

Isso tem algum valor?

.
Obs: Todas as fotos são de setembro e outubro de 2009, com exceção da primeira, de outubro de 2007.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lixo orgânico

Se atualmente grande parte do lixo verde (folhas e galhos secos) da EMJB não vai mais para a lixeira, o mesmo não se pode dizer do lixo orgânico da cozinha. Embora os funcionários da CLIN e da escola - e os próprios alunos - tenham percebido que as folhas secas adubam o solo, ainda não há uma preocupação com este outro tipo de lixo reciclável. Apesar de ser difícil mudar os hábitos enraizados de toda uma comunidade escolar, com as folhas secas aconteceu.

Como a escola possui um terreno com espaço suficiente para compostagem, passei a juntar todo o lixo orgânico de casa e levá-lo para transformar em adubo. Toda semana despejo 2 potes de sorvete 2 litros com lixo orgânico num canto da horta, que já virou uma composteira na EMJB. Um local que está sempre com folhas secas acumuladas para cobrir os restos de comida - é só dar uma revolvida na terra - como nas fotos acima e abaixo.

O trabalho é simples mas o cuidado importante para evitar mau cheiro e bichos indesejáveis. O local é de fácil acesso e bem drenado para não acumular água da chuva. E a escola é o lugar ideal para fortalecer práticas como essa. Aqui vai uma semente!

.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Este é o título...

O Bosque Alemão é uma área verde de Curitiba...

Onde se faz uma caminhada na mata com caramanchões ao longo da trilha...

Que vão revelando trechos do conto João e Maria - tem até casa da Bruxa...

Lenhadores se confundem com a história...

Mas o que desperta a atenção é uma plaquinha no final do caminho ...

Num canto, espaços demarcados com pedaços de árvores cortadas estocam folhas secas...

E deixam o solo mais fértil para as plantas... Foi o que causou surpresa no passeio. Já tinha visto isso num lugar assim? Acho que é a primeira vez. Em geral, o lixo verde (folhas, galhos) vai para o lixo, ao invés de voltar para a terra como adubo. Segundo um dos lenhadores, as árvores cortadas fazem parte do manejo do bosque, que visa controlar as espécies exóticas invasoras e destacar a vegetação nativa.

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...