quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estágio

Pela primeira vez, desde 2004 na rede municipal, recebi um estudante de graduação interessado em estágio. Irene Ribeiro, aluna de Geografia da UFF, conheceu a João Brazil numa apresentação sobre a Geomata no Fundão, onde mostrei as experiências com agroecologia na EMJB, uma espécie de continuação do trabalho iniciado na universidade. Ela já havia começado o estágio em outro lugar e por isso passou pouco tempo na escola. Mas foi o suficiente para conquistar alguns alunos e participar de atividades na horta, o que foi muito positivo pois tornou possível isso acontecer durante as aulas de Geografia. Enquanto eu ficava com a maioria da turma na sala, um grupo a acompanhava ao terreno para plantar, regar, consertar canteiros e até colher amoras (as fotos foram tiradas por eles). Valeu Irene!






.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

África

Há algumas semanas que desejava colocar esta imagem no blog: a clássica capa de Survival, o álbum mais politizado de Bob Marley. Primeiro porque o disco completou 30 anos - foi lançado oficialmente em 2 de outubro de 1979 (ano que teve também The Wall, do Pink Floyd). Segundo porque é uma das capas mais maneiras de todos os tempos, na minha opinião (nunca a vi em listas de melhores capas). E terceiro porque já usei o vinil em sala de aula. As bandeiras da África são passaportes para uma grande viagem pelo continente, através dos símbolos e cores - como os símbolos tribais e muçulmanos e as cores do pan-arabismo e do pan-africanismo. Um exercício estimulante é descobrir de que país é cada uma delas, tarefa que não é nada fácil pois alguns mudaram de nome e bandeira nesses 30 anos. A contra-capa, por sua vez, traz uma citação interessante do líder negro jamaicano Marcus Garvey: "A people without the knowledge of their past history, origin and culture is like a tree without roots". Segue mais abaixo um vídeo não-oficial da música preferida: Babylon System.




.

domingo, 15 de novembro de 2009

A magia das cartas

Os alunos da Professora Rosa, da Escola Estadual Professora Dinorá Brito, responderam as cartas enviadas semanas atrás pelos alunos do sexto e sétimo ano da EMJB. Os envelopes trouxeram mais sementes paulistas diversas para Niterói e São Gonçalo e redações contando um pouco mais da vida em São José dos Campos (SP). As imagens abaixo tentam captar o efeito causado pela chegada das cartas nas salas de aula da escola: leitura concentrada, produção de texto espontânea, caprichada, atividades compartilhadas e satisfação. A magia das cartas encanta e contagia. Quem dera fosse sempre assim nas aulas de Geografia...










.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Época de colheitas

Pé de jurubeba carregado...

Pimentões continuam brotando...

Os tomates...

Amadureceram...

Flores de uma planta ainda desconhecida...

O coentro está dando sementes...

A hortelã-graúda, também conhecida como hortelã-pimenta, se espalhou...

E pode ser encontrada em vários cantos do terreno...

Uma teia de aranha clássica...

Um ângulo diferente dos canteiros da salas...

O funcionário Luiz experimentando mamão da terra...

Alunos da 3A cuidando sozinhos do espaço depois da aula...

A turma da Professora Lidiane visitando a horta...

O terreno no final de outubro de 2009...

.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Indústrias no Brasil

Esta atividade tem por objetivo trabalhar o tema indústrias no Brasil aproveitando o lixo que os alunos produzem como fonte de aprendizado. A 1ª etapa é pedir para eles guardarem as embalagens dos produtos que consumirem a partir dali: balas, biscoitos, chocolates, sabonetes, pastas de dentes, etc. Quanto mais, melhor. Dê um prazo razoável para juntarem.

As próximas tarefas podem ser feitas individualmente ou em grupo, em casa ou na sala de aula. A 2ª etapa é, de posse de uma grande quantidade de embalagens, identificar o local de fabricação do produto. Os alunos devem prestar atenção nas informações contidas nos rótulos e anotar os Estados de origem das fábricas. De onde vem o que consumimos?

A 3ª etapa é, com um mapa do Brasil na mão, recortar o logotipo da marca do produto e colá-lo no respectivo Estado. Devem prestar atenção também nos diferentes tamanhos de logotipos que aparecem nas embalagens. É aconselhável utilizar sempre os menores, para caber mais na folha.

No fim, os alunos conseguem visualizar a distribuição espacial das indústrias no Brasil e perceber a concentração delas nos Estados da região Sudeste, principalmente em São Paulo. Veja alguns trabalhos produzidos na turma GR3F em dois tempos de aula:







.

domingo, 1 de novembro de 2009

Censo escolar

Uma atividade feita na turma GR3F, com base no questionário do Censo 2000 do IBGE, permitiu conhecer melhor características dos domicílios dos alunos. Eles produziram gráficos de barra com os dados levantados na pesquisa - os trabalhos aqui mostrados são de Thâmila e Joabe - que dão uma ideia das condições de moradia e saneamento básico da região da escola. Um estudo interessante da realidade local.











.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...