sexta-feira, 26 de março de 2010

Almanaque do outono 2010

No Dia Mundial da Água, segunda-feira, alunos do 6º ano foram estimulados a coletar amostras de água (de nascentes, poços, rios e valões) da região, o que culminou numa exposição de águas no pátio...

O interesse dos alunos em ir para o terreno, conhecer as plantas da escola e participar das atividades com solo é crescente...

Quarta-feira foi dia de visita à Florália e plantio de mudas (veja as fotos na matéria anterior)...

O lixo orgânico da cozinha da EMJB começou a ter um novo tratamento: agora é acumulado num cesto e depois lançado no espaço da compostagem, onde é coberto e revolvido (aguarde matéria especial)...

A sexta-feira fechou com um mutirão de alunos do 6º e 7º anos no terreno da escola e uma sessão de fotos para o jornal O Fluminense (aguarde matéria mais que especial). E tudo isso só na primeira semana do outono - 2010 começa a bombar!!!

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quarta-feira, 24 de março de 2010

Florália



Visita feita à Florália com os alunos Fábio Rafael, Jéssica de Souza, Lucas Coimbra (os três da 8A) e Mariana Coimbra (9A), para a compra de algumas espécies para a escola. Os alunos registraram tudo - só tirei a primeira foto - e na volta plantaram as mudas ao longo do terreno.

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sexta-feira, 19 de março de 2010

Diários de verão 7 - fechando a estação!

Daniel Lessa da 6A conscientizou pais, tios e avós e evitou em menos de 1 mês que mais 6 litros de óleo de cozinha usado poluíssem o meio ambiente...

Marcelo Zarro do Disque Óleo Vegetal Usado vem de bicicleta (não poluente) recolher este material...

Que é trocado por produtos de limpeza: a EMJB ganha desinfetante e cloro...

Sabrina e Brena da 7A confeccionaram um varal com embalagens de salgadinhos encontradas no chão do pátio...

Para conscientizar os alunos do destino inadequado do lixo produzido na escola (fotos de Beatriz Kopke)...

Com a participação dos alunos durante e após as aulas, e nos tempos vagos, os canteiros recebem mais cuidado...

E a escola fica mais bonita!
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terça-feira, 16 de março de 2010

Mais sobre plantas medicinais...

"Uso de plantas medicinais da tradição popular é regulamentado"

"Os benefícios das chamadas “drogas vegetais” passam de geração em geração. Quase todo mundo já ouviu falar de alguma planta, folha, casca, raiz ou flor que ajuda a aliviar os sintomas de um resfriado ou mal-estar. Unindo ciência e tradição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer popularizar esse conhecimento, esclarecendo quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos. (...) Inaladas, ingeridas, usadas em gargarejos ou em banhos de assento, as drogas vegetais têm formas específicas de uso e a ação terapêutica é totalmente influenciada pela forma de preparo." Leia a matéria completa de Luana Cury - Imprensa / Anvisa.

Exemplo:
Nomenclatura botânica: Cymbopogon citratus.
Nomenclatura popular: Capim santo, Capim limão, Capim cidró, Capim.
Parte utilizada: Folhas.
Forma de utilização: Infusão: 1-3g (1 a 3 col chá) em 150 mL (xíc chá) .
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xíc chá de 2 a 3 x ao dia.
Via: Oral.
Uso: A/I.
Alegações: Cólicas intestinais e uterinas. Quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante.
Informações adicionais em embalagem: Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos (calmantes).
Referências: BIESKI & MARI GEMMA, 2005. DINIZ et al., 2006. GILBERT et al, 2005.

- Confira aqui a forma correta de preparo em cada caso.

Fotos feitas pelos alunos no dia 10/03/10.

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sexta-feira, 12 de março de 2010

Mudança de hábito

Há dois anos era assim...

Há 8 dias falei das folhas secas que vão para o lixo, ao invés de serem reaproveitadas como matéria orgânica (adubo) para as plantas. Nas florestas tropicais, essa camada de folhas secas que se deposita sobre o solo - chamada de serrapilheira - é a principal fonte de nutrientes das árvores. (...) Repare abaixo na quantidade de folhas secas (nos sacos) que foi desperdiçada. Parece óbvio tudo isso? Então por que não muda? Veja a matéria completa de 13 de março de 2008.

Há um ano era assim...

Toda vez que a Clin vai na EMJB fico em estado de nervos. Vejo os caras levando embora grande parte dos recursos que utilizo para adubar os solos. Li que a decomposição da serrapilheira na floresta tropical dura em média 3, 4 meses, o que significa que não basta jogar as folhas secas uma vez nos canteiros e pronto. É preciso realimentá-los de tempos em tempos. Veja a matéria completa de 12 de março de 2009.

Hoje é assim...




Tanto a CLIN quanto os funcionários e alunos da EMJB perceberam que as folhas secas viram nutrientes para as plantas e hoje elas vão direto para os canteiros ao invés de ir para o lixo. Em dois anos de projeto, nunca foi preciso comprar um saquinho de terra adubada para o terreno da escola. Repare nas fotos acima e nas dos diários de verão. O desperdício foi eliminado e a noção de sustentabilidade incorporada com o tempo, a observação e a prática. A imagem de dezenas de brotos de jamelão num monte de folhas secas, à vista de todos, é um exemplo da fertilidade da serrapilheira e símbolo dessa conquista - a mudança de hábito.

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quarta-feira, 10 de março de 2010

Diários de verão 6

Atividade: com uma câmera digital na mão, produzir filmagens na escola para a elaboração de um vídeo sobre o projeto.
Local: terreno da face oeste da escola.
Duração: 2 tempos de aula (10:00 às 11:30).
Participantes: Isabela Furiati, Jessica de Souza, Lucas Oliveira (todos da 8A) e Izabela dos Santos (7D).

Os alunos puderam desenvolver a atividade com total autonomia, portando os cartões de livre acesso ao terreno desenhados pelo Joabe de Lima (8A) e plastificados com o carimbo da EMJB.


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sábado, 6 de março de 2010

Chuva

A semana que passou foi de poucas atividades no terreno da escola devido ao mau tempo e ao solo encharcado. A água que caía do telhado mais uma vez deu uma ideia do quanto poderia ser armazenado para uso, principalmente nos dias em que falta água. Por que não aproveitá-la?

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quarta-feira, 3 de março de 2010

Diários de verão 5

Hoje foi plantado na EMJB uma das espécies mais cobiçadas do terreno, o louro (Laurus nobilis), doado pelo funcionário Marcos (foto acima) . O pé do ano passado - que perdeu todas as folhas logo que foi descoberto - não vingou e morreu, e a escola ficou sem um exemplar desta planta muito usada como tempero, principalmente no feijão. Alunas do 6º ano também plantaram mudinhas de lantana (abaixo).

Já alguns alunos do 8º ano (8A), que desde 2008 participam do projeto, me procuraram com uma idéia interessante: a utilização de um cartão que permita o livre acesso deles ao terreno da escola, pois quando estão sozinhos geralmente são barrados. Além da sugestão, confeccionaram e apresentaram os modelos abaixo. A proposta foi levada para a Equipe de Articulação Pedagógica (EAP) e bem aceita. Muito legal!


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segunda-feira, 1 de março de 2010

Campanha do óleo 2010

A campanha de recolhimento do óleo de cozinha usado 2010 começou hoje na EMJB. Amostras com o resíduo coletadas desde o ano passado ficarão expostas no pátio até o final da semana, quando serão trocadas por material de limpeza através de um cooperativa. Enquanto isso, nas aulas de Geografia, os alunos aprendem sobre o potencial poluidor do óleo dispensado nas pias de cozinha e são estimulados a armazená-lo em casa em garrafas pet. O objetivo da campanha é promover consciência ambiental e cidadania ecológica. Observe abaixo a quantidade de poluição que foi evitada e vai trazer economia para a escola.


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