domingo, 27 de junho de 2010

O capim e a câmera

Foto de Bárbara Corrêa.

O uso do capim limão foi o motivo para a produção do pequeno vídeo abaixo, feito pelos alunos Diego Bryan (6A), Weverson Corrêa (6A) e Bárbara Côrrea (7D).



.

domingo, 20 de junho de 2010

Almanaque do outono 2010 (7) - fechando a estação!

Colheita de mandioca (Manihot esculenta) na visão de Patrícia Caroline, da turma 8B (acima e abaixo)...

A dúvida: aipim no almoço da escola ou da casa dos alunos?

Quem colhe é quem planta...

Essas foram colhidas dias antes pelo Jonathan (7A) e Victor Guilherme (7D)...

Que já começaram a preparar a próxima safra...

As ramas de mandioca se multiplicam...

A bucha (Luffa aegyptiaca) está produzindo novamente no mesmo lugar...

Mamoeiro (Carica papaya)...

Tem espaço para todos...

O pessoal da Clin quando limpa o terreno fica uma beleza (olha a bucha no primeiro plano)...

Parabéns para eles pela contribuição ao espaço!...

O Victor Hugo (6E) fez a experiência com o capim-citronela (Cymbopogon winterianus) em casa e levou para mostrar na aula de Geografia...

A água nas folhas de taioba...

É um espetáculo à parte...

Em um outono produtivo.

.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Almanaque do outono 2010 (6)

Dia: 7 de junho. Alguns alunos do 6º ano saíram mais cedo e quiseram ficar na escola. Pegaram as ferramentas - incluindo a máquina fotográfica - e foram para o terreno, onde fizeram tudo sozinhos. Outros chegaram depois das 12:00h e eu só no final, depois do almoço. Foi um dia que complementou as atividades iniciadas no dia 31 de maio, focado na manutenção do novo canteiro. As fotos são de Isabela dos Santos (7D), Bárbara Corrêa (7D) e Fabrícia Soares (6B).
Atividades: aumento dos limites do canteiro; forração com folhas secas; rega; plantio de mandioca; registro das atividades com a câmera digital.
Local: terreno atrás da quadra de esportes.
Duração: de 11:15 às 13:00h.
Participantes: alguns alunos do 6º e 7º anos.





.

domingo, 13 de junho de 2010

Leitura dos pluviômetros

Este mês o aluno João Victor, da turma 6A, registrou as alunas Andrea e Rafaella (da mesma turma), fazendo a medição da chuva nos pluviômetros instalados no canteiro interno da escola. Primeiro, elas soltam cuidadosamente o elástico que prende a garrafa pet sobre uma base de madeira...

Em seguida, colocam a água acumulada na garrafa dentro de uma proveta milimetrada, que vao mostrar com exatidão a quantidade de chuva captada. Esta é a etapa que exige mais cuidado, pois um pouquinho de água que escapar altera o resultado. As alunas repetem esta operação mais duas vezes, pois são ao todo 3 pluviômetros na escola...

Uma pausa para a pose...

Por fim, as garrafas são esvaziadas e recolocadas no lugar. Os dados são anotados e a chuva fica assim registrada. Em pouco tempo, os alunos já perceberam a diferença entre os pluviômetros instalados debaixo do telhado, debaixo da copa de uma árvore ou livre da influência de ambos. Por enquanto, esta é uma fase de coleta de dados, mas em breve apresentaremos os primeiros gráficos de chuva da Estação Meteorológica João Brazil. Aguarde!

Parabéns à Andrea, Rafaella e Lucas Lima (os "pesquisadores da chuva" da 6A) pela realização da atividade e ao João Victor pelas belas imagens!


.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Clima de Copa

A EMJB entrou esta semana no clima da Copa do Mundo 2010. Veja como ficou a escola nas fotos de Edvaldo (8C), Larissa e Thaiane (ambas da 7C) aqui!

.

sábado, 5 de junho de 2010

Dia mundial do meio ambiente (2010)

O dia mundial do meio ambiente caiu este ano num sábado, depois de um feriado prolongado de Corpus Christi. Por isso, foi comemorado com antecedência na EMJB, na segunda-feira que abriu a semana do meio ambiente (31 de maio). Neste dia foi inaugurado um novo canteiro cultivado (com mandioca) no terreno perto da quadra de esportes, num local com solo duro e quase sem vegetação. O novo canteiro feito pelos alunos foi demarcado com pedras, coberto com folhas secas e mais uma vez o registro foi feito por eles em fotos e vídeo (tirando apenas a "foto oficial" acima). Repare nas imagens como era o espaço antes e como ficou depois. Participaram alunos das turmas 6A, 6B, 6C, 6D e 7D, que ficaram na escola de 12:00 às 13:00h. Parabéns a todos!







.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A visão dos alunos


Nos dias 26 de maio e 2 de junho as atividades na horta (despejo do lixo orgânico, regas, plantios, etc.) aconteceram, como em muitas vezes, no horário de 10:00 às 12:00h. Só que desta vez os alunos se concentraram no uso da câmera digital, e registraram em imagens e vídeo a diversidade da vida no terreno dos fundos da escola. Eles sempre adoraram esta ferramenta, só que antes eu restringia o uso e agora estou emprestando mais, deixando eles produzirem sozinhos fotografias e pequenas filmagens. Como vocês podem ver na maioria dos almanaques do outono, por exemplo. Com isso, cresce cada vez mais o acervo do projeto, a qualidade do material e, principalmente, a autoria dos alunos. As fotos acima são de Gabriela Martins, Isabela dos Santos, Jonathan Araújo, Nathalia dos Santos e Victor Guilherme.

Foto de Gabriela Martins.

Foto de Gabriela Martins.

Foto de Jonathan Araújo.

Foto de Victor Guilherme.


Vídeo feito pelos alunos.

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...