sábado, 28 de agosto de 2010

Pau-brasil



No início de agosto, o Instituto Casa do Pau Brasil foi até a EMJB - uma iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental da FME - e fez uma palestra para os alunos do 6º ano (turmas 6B e 6E) sobre a árvore símbolo do país, nativa da Mata Atlântica e ameaçada de extinção. Foi e deixou uma muda da Caesalpinia echinata para ser plantada no terreno da escola. Semana passada, na lua crescente, os alunos da 6B plantaram a espécie nos fundos da quadra. As fotos foram feitas por Fabrícia Soares, Gabriel Silva e quem mais pegou a câmera no final da aula para registrar esse dia. Agora são três exemplares de pau-brasil vivos na EMJB. Parabéns alunos por mais esse plantio!

.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vamos plantar árvores?

Este ano o dia da árvore será mais uma oportunidade para quem quiser participar de uma ação global de plantio de árvores: o ENO TREE PLANTING DAY 21 de Setembro. A ENO Environment Online é uma escola virtual e uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem - em suas localidades e na rede mundial - e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. Foi fundada há 10 anos e é coordenada pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Tem inúmeras organizações parceiras e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente, e o plantio de árvores é uma das atividades mais populares no programa. Desde o ano de 2.000 atingiu milhares de escolas em 150 países. Até agora, foram plantadas cerca de 4 milhões de árvores e pretende-se plantar 100 milhões de árvores até o final de 2017.

Como participar? É muito fácil, é só registrar sua escola ou grupo até o dia 14 de setembro no site: http://www.enotreeday.net/ e realizar o plantio de árvores no dia 21 de setembro de 2010.
No dia do plantio, tire fotos do evento e mande com uma mensagem incluindo:
- nome da escola ou grupo, cidade, estado e país, número de participantes e quantas árvores foram plantadas para o endereço: photosamerica@enoprogramme.org ou Rosa.Sousant@enoprogramme.org para montagem do Painel Internacional do participantes.
Mais informações : ENO BRASIL .

.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mapas da escola

Agora ninguém mais fica perdido dentro da Escola Municipal João Brazil...

Depois de estudarem noções básicas de cartografia ao longo do trimestre - visão de cima, rosa-dos-ventos, escala - os alunos do 6º ano iniciaram a confecção de mapas da escola...

Partindo da sala de aula - um pequeno quadrado - foram construindo os espaços vizinhos até completarem o terreno. Depois, usaram as rosas-dos-ventos pintadas no chão da EMJB para marcar os pontos cardeais e o tamanho da sala para definir uma escala aproximada...

Produziram trabalhos diferentes, representando o mesmo lugar - alguns belos mapas!

.

domingo, 15 de agosto de 2010

A menina que silenciou o mundo por 5 minutos




Conheça Severn Suzuki, uma menina canadense que impressionou o mundo com seu discurso na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - a ECO 92, no Rio de Janeiro, há 18 anos.

.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ferramentas

Foto de Fábio Rafael (8A).


Nesta semana foi dado um importante passo na evolução do projeto "em cada canto um canteiro cultivado" na EMJB: a aquisição de novas ferramentas. Sem apoio financeiro desde o início, muitas vezes foi preciso ter criatividade para lidar com a escassez de instrumentos de trabalho. Mas este ano uma verba de R$400,00 do PDE-Escola (Plano de Desenvolvimento da Escola) foi destinada pelo conselho escola-comunidade (CEC) para a compra de materiais exclusivamente para o projeto. Com isso, foi possível reforçar as ferramentas usadas no dia-a-dia no cultivo dos canteiros (como regador, pazinha e mangueira) e adquirir outras que a escola não possuía, como ancinho, machadinha, foice e tesourão de póda, dentre outras. Tudo isso vai proporcionar o aprimoramento de atividades como a rega das plantas, a coleta de folhas secas, a póda das árvores e o manejo do solo.

.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Depois da chuva (2)

Protesto realizado nas areias da praia de Icaraí no domingo 8 de agosto - 4 meses depois da chuva catastrófica que arrasou Niterói: guarda-chuvas formando uma cruz lembraram as vítimas da tragédia e pessoas atingidas cobraram mais ações do poder público.




domingo, 8 de agosto de 2010

A estação dos ipês

Os ipês (árvores do gênero Tabebuia, nativas do Brasil) florescem uma única vez no ano, na época do frio. E quanto mais frio e seco o tempo estiver, maior é a sua floração.




Foto: Ipê-rosa florescendo na praça dos ex-combatentes, em frente à UERJ, em São Gonçalo. Vídeo: Ipê-rosa florescendo na praça da República, no Centro de Niterói.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Produções da Nathi

Os alunos da turma 6D foram presenteados nesta volta às aulas com a floração de uma pequena árvore (plantada há pouco mais de 1 ano) em frente à sala de aula: a pata-de-vaca (Bauhinia variegata candida), árvore de origem asiática (Índia e China). A aluna Nathália Conceição aproveitou a luz suave da manhã e registrou o belo fenômeno de diferentes ângulos, captando um constraste interessante entre a natureza e as construções humanas, como a grade e o teto da quadra. Dias depois, do outro lado da escola - onde fica a horta - fez um vídeo com a aluna Gabriela Martins, da mesma 6D, mostrando outras plantas florescendo no terreno. Ela também já tem o seu próprio blog: http://sonhosdanathi.blogspot.com/. Enfim, é uma aluna ativa, dedicada e sonhadora. Parabéns Nathi!!!







.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...