domingo, 28 de novembro de 2010

Simples assim (3)

Restos de alimentos da cozinha + folhas secas + tempo (sol e chuva)...

Caixotes de feira + caixas de papelão
(para cobrir as partes vazadas)...

Encher mais da metade com o composto orgânico...

Cobrir com terra fina e aplainar...

   Colocar as sementes em covas rasas espaçadas...

Depois é só regar e aguardar...

Simples assim!


terça-feira, 23 de novembro de 2010

A fotógrafa da EMJB

Gabriela Valentim, da turma 6D, foi a aluna que mais produziu imagens da EMJB em 2010. Ela sempre pede a câmera digital emprestada e, com disposição, pode tirar mais de 200 fotos no mesmo dia. Fotografa de tudo na escola, mas o que mais gosta de produzir são imagens da natureza - revelou isso num vídeo que fez - e auto-retratos (são muitas as fotos que bate dela mesma!). Fiz uma seleção de 11 feitas num único dia, na semana passada. A aluna-fotógrafa tem sempre fotos expostas aqui no blog e já teve até uma matéria exclusiva. Parabéns Gabriela!!!

Flor de Natal, que só floresce no fim do ano...

Bromélia revelando uma beleza especial só para os mais observadores (aqui ela usou o zoom)...

A luz estourou sobre a alamanda no primeiro plano, mas o fundo verde criou um efeito interessante...

Um toque de sensibilidade...


A muda de nêspera (ameixa-amarela) tentando vingar num canto próximo à quadra...

O saci da EMJB, que ela foi encontrar escondido em alguma sala da escola... 
O professor distraído na entrada da horta...

Virando a câmera um pouco para a esquerda e para baixo o foco vai para a plantação de mandioca, com o espaço da compostagem ao fundo...

A horta e as salas de aula, uma visão interessante... 
Mostrando o brinco que ganhou no amigo-oculto da turma. 
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sábado, 20 de novembro de 2010

Relatos de uma experiência na EMJB

No final do ano passado recebi a única estagiária que tive no magistério, a estudante de Geografia da UFF Irene Ribeiro. Veja como ela descreveu essa experiência na EMJB no relatório que fez para a disciplina  que cursava:

"Em consonância com o currículo proposto, indo muito além de conteúdos de livros didáticos, o professor propõe diversas atividades com os alunos:
- ele discute com as crianças o espaço delas de vivência trocando sobre a situação do bairro, da quantidade de lixos nas ruas. Começou então um projeto na escola estimulando as crianças a trazerem o óleo usado em casa em uma garrafa pet para a escola. A escola troca o óleo com uma empresa que o transforma em sabão, por produtos de limpeza para a escola. Hoje a escola é um ponto de coleta de óleo, com um pequeno banner na entrada da escola para que os pais sempre vejam. De qualquer forma o professor fala da importância de estar sempre lembrando em sala de aula com os alunos.
- o professor fez um trabalho de CENSO com uma das turmas, com base no CENSO 2000 do IBGE a turma colheu as informações em casa. Fazendo um trabalho de pesquisa que estimula os alunos, sai da sala de aula, torna-os protagonistas do estudo. Além disso, é uma forma de conhecer melhor os alunos e as condições das famílias.
- em outra turma foi feita uma pesquisa com família e vizinhos para saber se e quais plantas eles cultivam em casa, e então quais são usadas para tempero, remédio, alimento, quais mais gostavam.
- um dos grandes trabalhos do professor com os alunos é o trabalho de horta, uma continuidade dos trabalhos da Geomata na Universidade. As folhas do quintal da escola eram todas varridas e mandadas para o lixo, mais a declividade do terreno, contribuíam para a erosão e empobrecimento do solo, que ficava seco e avermelhado. Com as chuvas as calhas entupiam. O primeiro passo foi delimitar um espaço para que os funcionários começassem a reservar as folhas, reincorporando o material orgânico ao solo e formando a serrapilheira. As crianças foram acompanhando o processo e em minha experiência elas me falavam em como a terra estava mais escura e mais úmida. Em seguida o professor e os alunos começaram a plantar diversas plantas no espaço do colégio.
             Um trabalho diferenciado integrando as crianças na construção do conhecimento e do saber, saindo da sala de aula e ressignificando o espaço da escola.(...)

 Assistia a muitas aulas em turmas do 6º ano e a matéria dada era mais ou menos a mesma, a aula ficava um tanto quanto repetitiva, o professor começou a separar alguns alunos da turma, cerca de cinco, para irem à horta comigo, reparamos a cerca de delimitação e plantamos sementes (tomates, feijão, chicória, feijão, cebola, salsa, rúcula, pimentão, couve manteiga). É a primeira vez que esse professor recebe estagiário, as crianças ficavam curiosas com a minha presença, e ele comentou em como era bom para o rendimento da própria aula tirar alguns alunos, que não estavam sem aula, e sim fazendo um outro trabalho.
          A horta não é suficiente para incrementar a merenda escola, mas as merendeiras já fazem uso de uns temperos que tem na horta. E o mais interessante é o envolvimento das crianças com o trabalho, estabelecendo novas práticas para o processo pedagógico.
          Nesse curto e rico período de estágio, nas aulas com o 7º ano o professor trabalhou Climograma, sempre conversando, perguntando, explicando, comparando com a realidade local. E no 6º ano estava trabalhando fuso horário, levou ampulheta pra sala e sugeriu da turma fazer uma com areia e garrafa pet, trazendo a compreensão que a hora é uma medida de tempo inventada; comparou a questão do fuso horário com Copa do mundo e jogos que passam de madrugada, trazendo o espaço de vivência como referencial. Também aproveitou para falar do horário de verão, a importância de economizar luz, mesmo constatando que a maioria dos alunos não pagam conta de luz em casa.
           R. ressaltou a falta de hábito dos alunos em fazer dever de casa, sendo necessário cobrar, estabelecer a relação de obrigatoriedade na tentativa de refazer um hábito. Foi a partir das trocas com o professor que  compreendi o problema de ter alguns alunos “problema” na escola, há uma desestrutura familiar explícita, os alunos são “jogados na escola” como se não coubesse mais à família dar educação, e sim à escola. Mas se a escola não assume um projeto para lidar com esses alunos fica difícil pro professor dar aula e ainda lidar com essas particularidades.(...)
       
          A EMJB tem um ar mais familiar, a escola é menor, as crianças passam na escola fora do horário de aula. Tem sala de computador, biblioteca, quadra de esportes, e um espaço de terra no entorno da escola onde os trabalhos com horta são realizados. Na EMJB as turmas eram menores, faziam bagunça e tal mas tinha o professor querendo dar aula e eles correspondendo, participando." 

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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Simples assim (2)

No início de outubro a Professora Cecília levou seus alunos para a horta para uma atividade inédita com a turma...

A terra acumulada na calha foi usada para encher os copinhos de plástico com sementes diversas trazidas por eles de casa...

A plantação foi colocada em frente à sala de aula para todos acompanharem de perto o desenvolvimento dos vegetais. Em uma semana brotou o feijão...

Os alunos vão regando de vez em quando. Duas semanas depois...

Na terceira semana as mudas de feijão foram transplantadas...

E em pouco mais de um mês...

Enquanto isso, outras sementes germinam e logo irão definitivamente para a terra (fotos de Gabriela Valentim - 6D)...

Simples assim!

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domingo, 14 de novembro de 2010

Trabalho de campo



Carlos Drumond de Andrade escreveu uma vez que a aula de Geografia deveria ser dada em caráter de viagem permanente. Sintetizou assim a importância do trabalho de campo para a disciplina, uma oportunidade de observar o mundo de perto e enriquecer o conhecimento de forma especial.  Estas fotos são do trabalho de campo do Professor Otávio Rocha Leão para as turmas de Geografia da UERJ/FFP, cujo objetivo foi conhecer 3 rios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, avaliar seus estados de preservação/degradação e o de suas bacias hidrográficas. Os pontos visitados foram:
- Rio Bomba (divisa Niterói-São Gonçalo);
- Rio Caceribu (no cruzamento da BR-493 em Itaboraí);
- Voçoroca no encontro das BR´s 493 e 116 (em Magé);
- Rio Guapimirim, na sub-sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, às margens da BR-116.
Na EMJB ainda é preciso fortalecer essa cultura.

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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Simples assim

Recentemente as folhas acumuladas nos telhados da EMJB (em manutenção) foram transferidas para os canteiros, trazendo fartura de matéria orgânica...

O clima quente e chuvoso da primavera é um convite ao plantio...

Sobras de vegetais da cozinha foram replantadas (fotos de Higor das Flores - 6B)...

Em canteiros ricos em nutrientes e umidade...

A natureza faz a parte dela...

E em poucos dias já dá pra colher...

Simples assim!

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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desenho animado sobre lixo



Aqui vai uma ótima dica para quem gosta de trabalhar com desenhos animados no ensino: a divertida Pantera cor-de-rosa tentando dar fim ao lixo de uma pequena e suja cidade americana. Escolhi esta dentre algumas versões no youtube por ter legendas em português (o desenho não é falado mas tem alguns letreiros). A trilha sonora clássica já é uma atração à parte. Para prender mais a atenção dos alunos e discutir mais a questão, costumo passar algumas perguntas, como qual o problema abordado no desenho (por que é um problema)? Quantas soluções a Pantera cor-de-rosa apresenta? Quais? Qual a mais criativa? Por quê? O que acontece no final? etc. Este episódio é muito bem recebido por todas as minhas turmas de 6º ano da EMJB, tem curta duração e dá até pra passar mais de uma vez na mesma aula. Enfim... Assista e divirta-se!

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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IV Semana de Agroecologia da UFF

 
Aconteceu de 25 a 28 de outubro no campus da UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói, a IV Semana de Agroecologia, promovida pelo Mutirão de Agricultura Ecológica (MAE), grupo do qual faz parte a Irene Ribeiro, que fez estágio na EMJB no ano passado. Descobri o evento por acaso nesse cartaz na UERJ (onde faço pós) na terça 26, esperando o ônibus chegar para  um trabalho de campo...

A tarde da quarta 27 foi de oficinas, como a de composteiras em caixas para aproveitamento do lixo orgânico em casa...

Oficina de hortas urbanas em móbiles e espaços reduzidos: criação de pequenos canteiros utilizando garrafas pet e canos de pvc...

Oficina de aproveitamento de alimentos, com receitas simples e deliciosas...


Trailer do filme Caminhos do Rio, que mostra experiências em agroecologia no Estado do Rio de Janeiro, produzido pela Cipó caboclo vídeos e lançado no evento...

No final encontrei o Gustavo Motta, que desenvolve a agroecologia no C. E. Professora Alcina Rodrigues Lima (em Itaipu) e conheci através da Professora Rosa, de São José dos Campos, que descobriu primeiro os dois projetos.

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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Primavera em formas, cores, sabores e aromas

Frutos do urucum, foto de Gabriela Valentim (turma 6D)...

 
A carta de Pero Vaz de Caminha, documento mais antigo do Brasil, faz referência a esta espécie na descrição dos índios pintados, nas praias do sul da Bahia. A árvore de pequeno porte é nativa da Amazônia, o que sugere que os tupis trocaram sementes e percorreram caminhos distantes... 

Os alunos descobrem e se encantam com o urucum (foto de Thays Valgas - 6D). Na escola, as sementes podem ser usadas tanto na cozinha como corante de alimentos (colorau) quanto em  sala de aula como material de artes...

Uma das árvores preferidas da EMJB (pelos alunos, funcionários, pássaros, micos...), senão a mais, carregada...

Primavera é época de colheitas, os frutos já estão maduros, como o urucum e a amora...

Ou o mamão do João Brazil...

Alguns ainda estão verdes, como os tomates...

Outros ainda na expectativa, como o cajuzinho-do-cerrado...

O pluviômetro mostra que as chuvas da estação já começaram...

Ela vai e volta todo ano: hortelã miúda rasteira...

Essa planta também vai e volta, parece almeirão, mas não é...

Fartura de capim-limão e hortelã-pimenta, foto de Gabriela Valentim (6D)...

Um pouco de manjericão e alfavaca para o tempero do frango...

Biodiversidade? Repare na variedade de formas de folhas! Foto de Thays Valgas (6D)...

Que captou os tons violetas das flores do boldo e revelou também talento para a fotografia...

Flores de cores diferentes numa planta não identificada no canteiro interno. No momento do clique, os alunos da tarde entraram correndo para as salas de aula.

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