quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A primeira chuva

A estratégia de colocar um pluviômetro na entrada da EMJB funcionou...

Alunos da tarde formaram uma roda ao redor do pequeno pau-brasil...

O que é isso? Uma garrafa pet presa num pedaço de pau?!

É um aparelho simples para captar toda a água que cai do céu...

E promover estudos constantes sobre as chuvas na escola...

As provetas medem o volume e fornecem os primeiros dados...


Fotos de Gabriela Valentim (turma 7A).

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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Instalação dos pluviômetros

Hoje foram  instalados os pluviômetros feitos de garrafa pet que serão usados para o monitoramento das chuvas em 2011 na EMJB. Este trabalho faz parte de um plano educacional de prevenção de catástrofes,  que busca, através da leitura de pluviômetros caseiros e medição de chuvas, aprimorar a percepção dos alunos sobre este fenômeno natural: sua distribuição irregular ao longo do ano e sua importância na detonação dos processos erosivos  nas encostas. Ao contrário do ano passado, quando os 3 pluviômetros ficaram concentrados só no canteiro interno, desta vez eles foram instalados em diferentes pontos da escola. Apenas um ficou nesse canteiro, o da foto acima (à frente do Professor Vernon, de Geografia)...

Um deles ficou na horta, de frente para a sala que será da Geografia (sala ambiente), perto do 8º e 9º anos. Esta é a visão de quem olha da janela dessa sala...

 Esta é a visão que o Vernon teve na foto anterior...

O outro pluviômetro foi instalado na entrada da escola, para aguçar a curiosidade dos que passarem por ali. No ano passado, os pluviômetros captaram a água da chuva em situações distintas, mas desta vez os 3 ficarão na mesma condição: em áreas abertas livres da influência de telhados e copas de árvores. A ideia agora é ampliar o número de alunos que irão fazer as medições e trabalhar com as turmas que ficam próximas de cada um...

Hoje foi também dia de regar as plantas, que enfrentam 13 dias sem chuva e de muito calor. Como praticamente ainda não choveu em fevereiro de 2011, os dados que forem coletados nessa segunda quinzena poderão servir para todo este mês. Na foto, a Professora Etelvina, de Ciências, rega um canteiro da horta.

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domingo, 6 de fevereiro de 2011

Abrindo 2011

"(...) a escola que educa, educa de maneira inteira, desde a entrada, na portaria, até o banheiro, passando pela cozinha, pelos depósitos de lixo, pela secretaria..."

"A escola que educa através de todos os seus espaços é uma escola que mobiliza toda a sua estrutura para a condução de fazeres pedagógicos que se ampliam dos espaços de sala de aula e adentram a alma da escola, desde a forma como os alunos são recebidos no portão da entrada até a forma como cuida dos resíduos produzidos em seu interior."

Marilena Loureiro da Silva: "A Escola Bosque e suas estruturas educadoras - uma casa de educação ambiental". In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007.

No verão a vida explode na horta da EMJB mas as plantas sensíveis sofrem com o sol forte e a proliferação agressiva das ervas daninhas. Uma forte ventania derrubou galhos enormes de uma árvore do vizinho e causou estragos nas plantações. O solo secou depois de dias de intenso calor e nenhuma chuva...

O ano seguinte começa sempre com muito trabalho para arrumar a casa.

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terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paisagem da janela

Copacabana, 1996-2005 (oeste)...

 Bairro Peixoto, 2005-2007 (sudoeste)...

 Ingá, 2008-2010 (noroeste)...

São Domingos, 2011 (nordeste)...

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