domingo, 19 de junho de 2011

Outono 2011 (7)

A EMJB continua em obras, que avançam pelos canteiros...

As diretoras Gleice e Glória exibem o certificado do ENO tree planting day 2011 e o convite feito à escola para a conferência ENO das florestas...

O mestre PC e a banda marcial da João Brazil estão de volta mais uma vez!...

Outra novidade são as mesas e os times de botão...

Tainara e Elisa, da 7A, candidataram-se a representantes de turma. Na campanha eleitoral, prepararam um discurso em forma de jogral e venceram as eleições (foto: Rafaella Silva - 7A)...

Depois de anos coletando o óleo de cozinha usado da comunidade, a escola ganhou um galão de 20 litros para armazenar o resíduo, que até então ficava em diversas garrafas pet espalhadas pela sala de Tânia... 

A leitura dos pluviômetros continua firme e forte (foto: Gabriela Valentim - 7A)...

Os alunos vão ganhando aos poucos autonomia para fazer as medições sozinhos (foto: Gabriela Valentim - 7A)...

A turma da tarde num dia de plantio de taioba...

Temperos João Brazil apresenta: alfavacão...

Alfavaca (foto de Luana Valentim - 5A)...

Hortelã-pimenta (foto de Luana Valentim - 5A)...

As plantas da EMJB chegam à Fundação Municipal de Educação (FME)...

O capim limão fez sucesso - Mônica, Cíntia, Eliana e Alessandra...

Como na Educação Infantil na de Jovens e Adultos - Roberta e Rosely.

.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Erosão costeira em Niterói e o fundo artificial



Uma aula de geografia com o niteroiense João José Macedo - o Zezão, um dos fundadores da Geomata - sobre as ressacas que atingiram Niterói nos últimos dias e destruíram alguns pontos do litoral da cidade. Neste vídeo ele flagra o momento exato em que o mar destrói parte do calçadão de Piratininga, na região oceânica, onde mora. Zezão possui um canal de vídeos na internet - a Triângulo Vídeos - e é um dos maiores divulgadores do projeto do fundo artificial para essa praia.

"No domingo, dia 5 de junho de 2011, foi registrado um flagrante do exato momento do desabamento do calçadão da praia de Piratininga, em Niterói. Esse acontecimento reacende a discussão sobre a necessidade da implantação de um Recife Artificial Multifuncional nesta praia."

"Após uma sucessão de ressacas acima dos três metros, em apenas um mês, as praias da cidade ficaram com suas faixas de areia reduzidas, deixando a obra mais vulnerável a ação do mar. A combinação com a Lua Nova e maré muito cheia, com 1,1m às 5:13h da tarde, ocasionou o desabamento de um trecho do calçadão, na hora que a luz do dia terminava."

"Este é um momento de união entre todos em prol do mesmo objetivo, que é a realização dos estudos oceanográficos, e a execução da obra. O objetivo desta reportagem é sensibilizar os políticos sobre a importância deste projeto para a Niterói, além de mobilizar e conscientizar a opinião pública, sobre a necessidade urgente para que este projeto seja finalmente executado na cidade."

"Portanto, este é um momento para deixarmos divergências de lado, para nos unirmos em direção de uma mesma meta, a implantação do Recife Artificial Multifuncional em Piratininga."



"Aconteceu no dia 26 de julho de 2010 uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Niterói, onde foi debatido a implantação de um Recife Artificial Multifuncional na praia de Piratininga."

"O coordenador da OSCIP PREAMMAR, Jefferson França, fez uma apresentação sobre o projeto, mostrando as questões técnicas, exemplos de sucesso, e as principais vantagens para a praia e comunidade, além de esclarecer dúvidas sobre o caso específico da praia niteroiense."

"Todos os passos estão sendo dados de forma consciente, para a correção definitiva do calçadão de Pirá e o possível surgimento de uma onda perfeita. Entre outras vantagens. O projeto já foi incluído no Projeto Orla, e agora é aguardar o próximo capítulo. O fato de estar previsto, pela primeira vez, no orçamento municipal anual, e ter tido uma audiência pública, demonstra que o projeto está avançando e o sonho pode estar bem perto de se tornar realidade!"

.

sábado, 11 de junho de 2011

Outono 2011 (6)

Fotos de Gabriela Valentim (7A), Luana Valentim (4E), Rubens Kopke (?) e minhas. Visual da janela da sala de recursos...

O pluviômetro da horta e a plantação de mandioca...

O pé de abóbora brotou da compostagem...

Bananas entre pés de café, carambola e boldo...

A flor anônima...

Os "moradores" aparecem em meio a plantas e flores...

 Entre o boldo e a laranjeira...

Mimetismo?...

 
 A lantana é uma das plantas que mais atraem borboletas...

 E elas estão sempre lá...

 Proporcionando belas imagens...

Antes da borboleta...

Também há muitos aracnídeos...

As aranhas são carnívoras, armam suas teias e esperam a janta cair nelas...

Neste dia (20/05) teve banquete de mosca com abelha!

.

domingo, 5 de junho de 2011

No dia mundial do meio ambiente


Uma cena impressionante no rio Imboaçu, no município de São Gonçalo, é o retrato do atraso e do descaso do governo e da sociedade com as questões ambientais urbanas. A coleta de lixo na cidade é precária e uma parcela dos moradores se acha no direito de jogar o próprio lixo no rio. Uma situação que coloca a própria população em risco, no caso de uma chuva forte, num local onde existe um posto de saúde e um colégio estadual (rua Luiz Pereira dos Santos, bairro Boa Vista (!)).




As duas primeiras fotos e o texto foram publicados no jornal O Globo em 06/06/11:

RIO - As águas do Rio Imboaçu, em São Gonçalo, desaparecem embaixo do lixo jogado pela população local. O flagra foi feito pelo leitor Rogério Lafayette neste domingo (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele conta que a coleta de lixo no município é precária e que, por falta de instrução, a população não para de despejar detritos no córrego.
"Veja o retrato do atraso e do descaso do governo e da sociedade com as questões ambientais. A coleta de lixo na cidade é pouca e alguns moradores acham que têm o direito de jogar lixo no rio. Isso coloca todos em risco no caso de uma chuva forte", alerta Lafayette.
A Prefeitura de São Gonçalo argumentou que os rios do município são limpos pelo Departamento municipal de Recursos Hídricos. Contudo, a população joga lixo no local com frequência.
Por causa da denúncia, a prefeitura promete uma nova limpeza em até 30 dias e diz que o rio deve ser revitalizado no início de 2012. Pelo projeto, o curso da água seria desobstruído e o entorno ganharia uma pista para caminhada, ciclovia e ecobarreiras.
Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), os rios afluentes são os maiores culpados pelo despejo de lixo na Baía de Guanabara. O órgão defende que só uma forte política de educação ambiental e junto com um radical reforço na coleta dos materiais iria sumir com o lixo que polui as águas e prejudica o transporte das barcas na Baía.

sábado, 4 de junho de 2011

Segunda sem carne

 

Foi lançada semana passada a campanha "Niterói: segunda sem carne", que visa conscientizar a sociedade dos impactos causados pelo consumo excessivo de carne por milhões de pessoas no planeta - como os problemas de saúde relacionados e a crueldade no abate dos animais - promovendo um vegetarianismo não radical, apenas com um dia da semana sem carne. A campanha é mundial e tem apoio de personalidades como Paul McCartney, que nas duas noites anteriores tocara no Rio de Janeiro para milhares de pessoas. 

O Brasil possui o maior rebanho comercial bovino do mundo e mais cabeças de gado do que pessoas espalhadas pelo país. Na Amazônia, a devastação da floresta também está associada à criação de pastos para o gado (foto).

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...