quarta-feira, 27 de março de 2013

Dia mundial da água

O dia mundial da água (22 de março) foi celebrado na EMJB com atividades no campo do Gordo, próximo da escola, onde passa o rio das Pedras. O objetivo foi conscientizar os alunos da importância da preservação do rio que nasce no Morro do Castro, atualmente bastante degradado. As turmas 7A e 7B fizeram, em momentos diferentes, o monitoramento da água do rio-valão, com o kit-teste do WWMC (World Water Monitoring Challenge), medindo alguns parâmetros de qualidade da água como temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido e potencial de hidrogênio (pH). Uma atividade de iniciação científica ao ar livre aliada a uma prática em prol do meio ambiente: duas mudas de ipê foram plantadas nas margens do rio. Alunos da tarde da Professora Tânia também participaram, além dela, da Pedagoga Yara, do Prof. Raphael e do ex-aluno Baba. Fotos de Rayanne Rezende (7B) e Vitória Pereira (7A). Em breve os resultados da medição.


.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Repelente natural contra a dengue

Semana passada, durante uma aula numa turma de 6º ano, um aluno me perguntou se havia capim limão na escola. Outro respondeu que sim, virou para a janela e apontou as touceiras do lado de fora da sala. Corrigi-o dizendo que aquele era o capim citronela, expliquei a diferença entre os dois e surgiu assim o interesse dos alunos pelas espécies cultivadas na escola - o capim limão e o citronela, principalmente o último, que a maioria dos alunos não conhecia. Como Niterói passa por uma nova epidemia de dengue, agravada esta semana, cortei hoje umas folhas de citronela e levei-as para sala, mostrando aos alunos como elas podem ajudar a manter o mosquito afastado. Amarrei-as e coloquei o maço sobre o armário. O cheirinho do repelente natural (parecido com eucalipto) se espalhou aos poucos e agradou a muitos, que pediram para levar para casa. Resultado: alunos das turmas 6D e 6B depois da aula no terreno da escola coletando folhas de capim citronela (alunos da 6A no dia seguinte e na reunião de sábado uma muda para uma mãe). Não sei se a presença das touceiras perto das salas influencia, mas o fato é que não tem mais aparecido mosquitos por lá. As fotos são de Daniela (6D) e Vitória (6B), que se auto-fotografaram também.

 


.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Águas de março

As primeiras medições de chuva de 2013 na EMJB, feitas por alunos do 7º ano. 
Fotos de Daniel, Erick, Everaldo, Felipe, Gabryhel, Gustavo e Kalvyn (turma 7B).


.

quinta-feira, 7 de março de 2013

EMJB no Jornal EI!


Saiu este mês no jornal EI! Entretenimento e Informação, de Niterói, uma matéria sobre arborização nas escolas, com destaque para o nosso projeto na EMJB...

 

"Rio 50º - concreto, asfalto e falta de árvores elevam os termômetros

   Nos primeiros dias do verão, os termômetros da cidade do Rio de Janeiro marcaram a mais alta temperatura desde 1915. A sensação térmica chegou a 50 graus. No Jornal Bom Dia Rio!,o ambientalista Sérgio Besserman afirmou que o fenômeno se deve principalmente ao excesso de prédios,o asfaltamento das ruas e a falta de árvores nas cidades.

As escolas como ‘ilhas verdes’ nos centros urbanos

   O geógrafo formado pela UFRJ Rogério Lafayette, em entrevista para o jornal EI!, afirmou que recentemente o jornal O Globo mostrou estudos científicos que comprovam que os oásis urbanos (ilhas verdes) nas cidades amenizam a temperatura do entorno em até 4 graus.
   Lafayette tem especialização na UERJ/FFP em dinâmicas urbano-ambientais e, como professor de geografia da rede municipal de Niterói, desenvolveu um programa de plantio de árvores nas escolas. “Se não for possível arborizá-la (algumas escolas estão completamente cimentadas hoje), que seja a rua em frente ou o seu entorno”, sugeriu.
   Trabalhar em escolas com terrenos grandes e espaços ociosos com solo foi seu estímulo inicial. “Utilizar esse potencial da escola, podendo sair um pouco com os alunos da sala de aula, por que não aproveitar? Conhecer pela internet Rosa Sousant, professora de São José dos Campos que organiza um dia de plantio de árvores em escolas de todo o país (o ENO TreePlanting Day) foi uma motivação a mais para continuar plantando. A Escola Municipal João Brazil (EMJB), em que atuo desde 2007, participa desse evento desde 2010”, afirmou.

As vantagens de uma escola arborizada

   Lafayette enumera outras vantagens de uma escola arborizada: “Na escola, o plantio de árvores tem um grande valor pedagógico, além do ambiental: os alunos têm contato com o solo, cuidam das mudas, acompanham o seu desenvolvimento e conhecem diferentes espécies. Os alunos, em geral, participam, só precisam ser estimulados”, apontou o geógrafo.
   Mas o trabalho é árduo e as dificuldades muitas: “Na EMJB tenho todo o apoio da direção da escola, mas nem todo lugar é assim. Aprendi a transformar obstáculos em motivação”. Ele conta que muitas vezes paus e pedras substituíam as ferramentas que não havia. Caixinhas de leite viravam sementeiras para o pequeno viveiro de mudas desenvolvido na própria escola. Segundo Lafayette, não foi fácil conseguir árvores e o horto do Jardim Botânico do Rio foi o que mais doou. 
   Em 2012, o projeto "Em cada canto um canteiro cultivado" plantou mudas para recompor a mata ciliar do Rio das Pedras (valão que drena o Morro do Castro) onde fica a EMJB."


Março de 2013 - nº 29 - EI! | 9.
 .

sexta-feira, 1 de março de 2013

Estação Meteorológica João Brazil

 
Este ano a Estação Meteorológica da EMJB vai contar com dois termômetros (para a medição da temperatura do ar) e três pluviômetros (feitos de garrafas PET, para a medição das chuvas) espalhados pela escola. Um dos termômetros está localizado no corredor principal, no mural dos aniversariantes (foto acima, no canto direito), próximo à secretaria, enquanto o outro está na sala ambiente de Geografia, protegido na parede atrás da porta (foto abaixo). Dois pluviômetros estão localizados no canteiro interno próximo da sala, enquanto o outro está na parte de trás do terreno, na horta. Hoje foi registrada a primeira chuva do ano (a primeira do mês de março) pelos alunos Gustavo e Kalvyn, da turma 7B - 16ml. Já as temperaturas ultrapassaram os 30 graus nos dias mais quentes do verão e, com pouco vento e muita umidade no ar, a sensação térmica foi bem maior.

Gustavo (7B). Foto: Kalvyn.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...