domingo, 30 de junho de 2013

Uma experiência na saúde pública de Niterói

   Foi só eu publicar a última matéria aqui - a que mostra a saúde pública como a prioridade para os alunos da EMJB - para, dois dias depois, viver uma experiência inesquecível. Era para ser uma coisa simples: o aluno deu uma topada com o pé jogando bola descalço na quadra e precisou de um curativo. Em frente à escola tem um posto de saúde, mas os funcionários alegaram estar com a sala de curativos em obras e não o atenderam. Pegamos meu carro e fomos para a UPA 24 horas, no Fonseca, mas lá não havia cirurgião ortopédico e sim uma grande fila para um simples atendimento. Fomos então para a emergência infantil do Getulinho, onde ele também não foi atendido. Por último, fomos ao hospital Azevedo Lima, onde o aluno finalmente conseguiu fazer um exame de raio-X (sem fratura) e o curativo no dedo do pé. Detalhe: demos entrada às 11h45 e só saímos de lá depois das 15h. Uma aula de saúde pública em Niterói! Veja a matéria feita pelos alunos da EMPF em 2007.


.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O que pensam os alunos da EMJB sobre as manifestações?

   Na última aula de Geografia, aproveitando o momento especial do Brasil, fiz uma rápida pesquisa com os alunos das turmas 7A e 7B para saber se apoiavam as manifestações que tomaram conta das ruas das grandes cidades do país, incluindo Niterói e São Gonçalo. E, a partir de 7 itens colocados no quadro da sala - transporte público, saneamento básico, educação, saúde, segurança, custo de vida e corrupção (combate à) -  o que os incomodava mais e precisava melhorar. Os alunos numeraram os itens numa ordem de prioridade de 1 a 7, sendo o primeiro (P1) o mais importante e o último (P7) o menos. Dos 46 alunos, 45 apoiam as manifestações nas ruas, enquanto apenas 1 é contra. Nesta pergunta eles puderam se manifestar livremente e uma das alunas escreveu: "Sou a favor sim da manifestação, mas não aceito muito essa revolta do povo, não que eu não entenda o porquê dessa revolta, mas acho que quebrar, destruir as coisas não vão ajudar em nada" (Géssica, 7A). E as 3 maiores prioridades eleitas pelos alunos são: saúde, combate à corrupção e educação. Confira os gráficos, onde as barras foram pintadas com cores quentes e frias para melhor visualização:
  
 

   Fotos da manifestação do dia 17/06 na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio.

.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A arte de produzir o próprio alimento (2)

    
     "No viés da Educação Socioambiental, a Agroecologia não pode ser entendida somente como um saber que deva ser revalorizado, como um simples método de cultivar a terra ou como estratégia para utilização de técnicas que não agridam o meio ambiente, ela deve ser encarada como um paradigma social que interage diversas áreas e epistemes de conhecimento, com o intuito de perceber, estudar e interferir em processos econômicos, políticos, culturais e ecológicos, do modelo vigente. A Agroecologia proporciona integração e inserção dos alunos nas práticas sociais que permeiam a comunidade residente e promove a inclusão como ser atuante na totalidade que se constrói a sociedade" (Jéssica Alves e Victor Cerqueira, 2013 - bolsistas do Pibid/UFF).

     Plantio, colheita, consumo e plantio de aipim nos canteiros dos fundos da quadra com alunos da turma 7A (e bolsistas do Pibid) nos dias 6 e 14 de junho. Com o aipim colhido no dia 6, a mãe do Marcos da Secretaria preparou um bolo para os alunos, consumido no dia 14, quando foram plantadas novas ramas. O vídeo foi feito no 1º dia com Aline e Liliane falando sobre a aula. As fotos são de Thayana (1º plantio e sala de aula), Julyanna (2º plantio) e ?


 

.

terça-feira, 11 de junho de 2013

EMJB no Laboratório Horto-Viveiro (Lahvi) da UFF


O que achei do passeio

A visita ao Horto Viveiro no dia 04/06/13, na terça-feira, foi muito interessante, um lugar bonito e muito bem cuidado.
No Horto Viveiro tivemos a oportunidade de conhecer e tocar várias plantas, árvores e flores diferentes que nunca vi e nem ouvi falar.
Lá também tivemos a oportunidade de conhecer e até mesmo tocar o famoso “Pau Brasil”.*
Pudemos também ajudar a plantar a pequena árvore que se chama Palmito, vimos e conhecemos várias plantas coloridas e delicadas.
Na minha opinião, acho que tanto a minha turma, quanto a turma GR7B, souberam aproveitar bem o espaço do qual tivemos o privilégio de conhecer, tiramos várias fotos bem interessantes de árvores, plantas e flores bem coloridas.
O LAHVI/UFF foi fundado no dia 05 de junho de 1997 e atua na área de ensino (oferecendo aulas de Botânica para os cursos de graduação em Geografia, Arquitetura, Engenharia Agrícola e Engenharia de Recursos Hídricos – e de Ecossistemas Brasileiros para pós-graduação em Ciência Ambiental).
Esse lugar do qual tanto falei se encontra no Campus da Praia Vermelha, Departamento de Biologia Geral, Instituto de Biologia, Av. Litorânea, s/nº, Boa Viagem, Niterói/RJ.                                                         

Nome: Géssica Maria da Silva         
Data: 03/06/13.

Turma: GR7A.

* No dia seguinte ela repetiu o gesto na EMJB.
Fotos de Rayanne, Thayana e ?
 


quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia mundial do meio ambiente

 Começou com uma aula diferente de Geografia, dada por um bolsista do Pibid...
A paisagem foi explorada com fotografias de lugares em diferentes épocas...
 Teve também medição de chuva, a primeira de junho (foto: Claudio 7B)...
 Mais de 400ml em apenas dois dias de chuva (3 e 4/6 - foto: Claudio)...
 Mas a principal atividade foi o atletismo, realizado no Campo do Gordo...
Teve corrida e salto à distância em diferentes categorias, boa parte da manhã...
A ocupação do campo é um salto para torná-lo de fato extensão da escola... 
 Teve plantio de muda nas margens do rio das Pedras (foto: Lucas Emanuel)...
 
Teve também o dia da limpeza na escola, promovido pelo Grêmio Estudantil.

.

domingo, 2 de junho de 2013

Outono

 Pôr do sol no vale do rio Bomba...
Canteiro dos fundos da quadra. Foto: Daiana (7B)...
Horta...
Urucum...
 
A nova e a velha safra...
Feijão guandu...
Assa-peixe...
 
Borboleta coruja. Foto: Daiana (7B)...
 Alfavaca, planta da estação...
Graviola...
 
Acerola...

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...