terça-feira, 29 de outubro de 2013

A geografia que transforma o espaço escolar

   Mais uma etapa da nova horta (3), numa manhã especial (18/10), com a participação dos bolsistas do Pibid e de muitos alunos, de diferentes turmas. As fotos, de vários deles, falam por si só...


.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Educação, chuvas e prevenção

   Outubro abriu a temporada de chuvas mais intensas e os alunos do 6º ano receberam as cartilhas "Comunidade mais segura: mudando hábitos e reduzindo riscos de deslizamentos de massa e inundações" doadas pelo DRM, junto com a matéria do trimestre (clima, relevo, bacias hidrográficas). Enquanto isso, mais alunos vão aprendendo a fazer a medição de chuvas nos pluviômetros da escola. Dessa forma, através de experimentos simples, trabalhados com os próprios conteúdos da Geografia, busca-se desenvolver nos alunos a percepção das chuvas locais e contribuir para uma educação sobre riscos de desastres relacionados a chuvas. Fotos minhas, do Prof. Raphael e do Leandro (Pibid).

   Agradecimentos ao DRM-RJ (Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro) pela doação das cartilhas.

...

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mais uma etapa da nova horta (2)

   Neste dia, quarta-feira retrasada, as atividades no terreno começaram pela manhã com a turma 7B, no horário da aula de Geografia, e foram retomadas à tarde com alguns alunos e o Prof. Raphael. De manhã, alunas plantaram sementes de rúcula, enquanto que as obras da construção da nova horta avançaram nos dois turnos. Fotos de Everaldo Cruz (a última é automática).


.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O balanço

   Uma construção simples - um pedaço de bambu amarrado numa corda, presa num galho firme de uma árvore, o balanço da horta é um exemplo de como pequenas transformações no espaço da escola podem fazer toda a diferença. Nesse dia, os alunos da turma 7B fizeram fila para brincar no "trapézio", feito na semana de agroecologia pelos bolsistas do Pibid. Fotos de Everaldo Cruz. 


.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Mais uma etapa da nova horta

   Em mais uma atividade desenvolvida com os bolsistas do Pibid sexta passada, pela manhã, alunos da turma 7A retomaram a construção da nova horta - iniciada na semana de agroecologia - serrando os bambus, cavando o solo, limpando o mato e montando as estruturas, tudo isso debaixo de chuva fina. À tarde, o Professor Raphael e alguns alunos pegaram terra boa nas calhas de escoamento da água e o canteiro ficou praticamente pronto para o cultivo. Nesta semana as obras continuam, se o tempo ajudar. As fotos são de Thayanna (7A), com exceção da última, de Gabriel (tarde).


.

sábado, 5 de outubro de 2013

Novos caminhos da escola (3)*

   Mais uma quarta-feira à tarde de atividades na escola, ou melhor, fora dela: no bambuzal atrás do campo do Jair - coleta de bambu para os novos canteiros da horta - e no campo do Gordo - plantio de mudas (pau-brasil, urucum) e manutenção das árvores nas margens do rio das Pedras, plantadas no ano passado. Fotos minhas (últimas), da Profª. Rosângela e de Everaldo Cruz (7B).

* A 2 é a matéria do monitoramento do rio das pedras na cachoeira da fazendinha.

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...