Com as férias escolares, também entramos de férias. Agradecemos a todos que contribuíram, participaram ou simplesmente visitaram e continuam prestigiando este blog. Desejamos a todos Feliz Ano Novo e um 2008 cheio de realizações! Voltaremos no início do próximo ano letivo... Nesse meio tempo, aproveite para conhecer os trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano, clicando no arquivo do blog. Ainda há muita coisa interessante para ser vista e revista. Boas férias!
Projeto de educação ambiental permanente desenvolvido na Escola Municipal João Brazil - Niterói, RJ.
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Formatura na EMPF

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Horta da EMJB




terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Dr. March

Guilherme Taylor March nasceu em 21 de agosto de 1838 em Teresópolis, filho de pai inglês e mãe brasileira de descendência africana. Viviam na Fazenda Sant'ana do Paquequer, que deu origem à cidade, criando cavalos de raça e cultivando cereais. Falecendo George March, ficaram os filhos entregues às incertezas do destino, mesmo herdeiros de uma boa fortuna, uma vez que a mãe já deixara a vida antes do marido. Com 12 anos, foi-lhe nomeado um tutor, que não poupou esforços na sua educação.
O pequeno Guilherme terminou o curso de medicina com brilhantismo, mas pobre, devido aos negócios infelizes tentados pelo tutor. Quando cursava o último ano de medicina, residira numa pensão e fora acometido pela varíola. A proprietária, espírita convicta, assumiu o seu tratamento, medicando-o com homeopatia e sem assistência médica. Tendo sido curado sem nenhuma seqüela, o jovem estudante simpatizou-se pela ciência de Hahnemann e passou a estudá-la com afinco.
O médico casou-se com Francisca de Paula Corrêa e residiu numa casa na rua Santana 51, no Barreto. Teve nove filhos – sete rapazes e duas moças. Dada sua dedicação à causa da caridade e seu espírito de renúncia, sua situação econômica foi agravada por outra moléstia que o acometera na mocidade e dificultava-lhe os movimentos. Foi quando se deu um fenômeno social: o povo vendo nele o missionário do bem em dificuldades partiu em seu auxílio. E doou ao médico o prédio da rua Santana 14, hoje Benjamim Constant.
Foram 63 anos de atividades médicas, abdicando de todo interesse material, entregando-se dia e noite, sem fadiga ou revolta, à tarefa sublime de minorar o sofrimento alheio. Além de atender os pacientes, preparava com sua esposa os remédios homeopáticos. Foi cognominado “Pai dos Pobres”. Quem o visse curvado pelo sofrimento físico a enxugar lágrimas dos pacientes, poderia dizer: ”Estranho homem esse que esquece a própria dor para aliviar a dos outros. Talvez seja um santo...”
Dr. March faleceu no dia 21 de junho de 1922 com 84 anos e toda uma vida dedicada ao bem e à fraternidade. O povo acorreu em massa ao cemitério do Maruí. A cidade de Niterói perpetuou-lhe a memória dando seu nome a um logradouro público, a antiga estrada para São Gonçalo. A Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro fundou e mantém o Instituto Dr. March, creche que atende cerca de 200 crianças carentes, de 2 a 6 anos. Ele dá nome também ao telecentro que fica no bairro do Fonseca.
Vista do alto da rua Dr. March, próximo à Escola Municipal João Brazil (clique na foto para ampliar).
Fonte: www.feparana.com.br

Fonte: www.feparana.com.br
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
EMPF no museu

domingo, 16 de dezembro de 2007
Skate park


sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Formatura na EMJB



quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Mais arte na EMJB
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Notícias da E. M. Paulo Freire






domingo, 9 de dezembro de 2007
Arte brasileira

Arte é sensibilidade. Arte é expressão. Arte é sentimento, emoção, estilo.
Qualquer um pode ser artista?
Claro, basta ter objetividade, simplicidade e equilíbrio, mas sempre motivado pela razão.
Como chegou no Brasil?

Mas com a chegada dos portugueses veio a turbulência que se configura no estilo barroco.
Os portugueses ensinaram aos índios um novo modo de fazer arte.
A igreja católica influenciou várias manifestações artísticas.

Um dos principais objetos artísticos da África foram as máscaras. Que em sua religião tinham poderes espirituais. Os objetos são quase sempre sagrados.
Cada nação tem sua cultura! Sua arte!


Parabéns a todos que participaram dessas atividades! Ficou lindo o resultado final! O texto é da aluna Vitória Soares!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
EMJB no SESC Niterói
Apresentação do Projeto Raízes no 1º Festival de Arte da Rede Municipal no SESC de Niterói, ontem dia 5. Este projeto é desenvolvido pelo Grupo Raízes, dos professores Marcelo Vieira (Ed. Física, percussão) e Márcia Santana (artes), com a colaboração de outros professores, e pesquisa com os alunos as origens da nossa música e dança, buscando as influências das culturas indígena, portuguesa, africana...



Parabéns a todos os envolvidos no Projeto Raízes! Foi emocionante a apresentação dos alunos, um espetáculo! Senti orgulho de trabalhar na Escola Municipal João Brazil...
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Mascote


segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Provas (2)

sábado, 1 de dezembro de 2007
Romário técnico do Vasco

Assinar:
Postagens (Atom)