Diz a placa: "João Pereira da Silva, o João Brazil, nasceu em Nova Friburgo/RJ, em 12 de fevereiro de 1874. Começou a lecionar aos 15 anos e foi fundador e diretor do Colégio Brasil..." - a primeira coisa que pensei foi na EMPF, que já foi um colégio com esse nome, mas parece que o colégio era outro, embora também no Fonseca. "Empresário, poeta e benemérito de várias instituições, faleceu em Niterói, em 6 de maio de 1940". Termina citando uma frase do próprio: "A Educação tem que oferecer o braço sempre à instrução". João Brazil é hoje o nome da Escola Municipal de Niterói que fica no Morro do Castro (tem uma avenida com esse nome também na cidade) - é a nova escola em que vou trabalhar.
A saída da EMPF foi surreal (saiba mais - tem que ter orkut - clicando em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1615372&tid=2557049212508045365&start=1. Ainda não escrevi sobre isso aqui, embora a grande maioria dos navegantes do blog, que é da comunidade escolar da EMPF, já saiba. Uma tristeza amenizada apenas pelo apoio dos amigos e pelas manifestações de carinho dos alunos. Oh Niterói, por que tanto maltrato?! Vários projetos ficaram pelo caminho, mais uma vez: a horta, a estação meteorológica, o jornal, o cavalo-marinho. A princípio não sabia o que fazer com o blog (o nome atual só manteve a sigla), mas sabia que este não iria acabar: isso só vai ocorrer quando eu deixar de ser professor. Porque a câmera digital já faz parte da minha prática escolar, e a internet da minha vida.



3 comentários:
Até que enfim uma escola com lixeiras coloridas! Fui!!!!!
Não deu outra! No dia em que foi postada esta matéria no blog saiu no site da FME: "O Núcleo de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Educação de Niterói promoveu hoje (17/10) o Projeto "Coleta Seletiva e Redução do Desperdício" nas dependências da FME. (...) Três unidades escolares já receberão o material experimentalmente: Paulo Freire (Fonseca), Padre Leonel Franca (Viradouro) e Francisco Portugal Neves (Piratininga)".
AHAHAHAHAH. MUITO ENGRAÇADO!
Postar um comentário