Vídeo com mais de 5 milhões de exibições em menos de um mês na internet. Mostra uma intervenção criativa num pequeno espaço da cidade: degraus de piano com som numa escada pouco usada no subsolo de Estocolmo, Suécia. Legal!
.
Projeto de educação ambiental permanente desenvolvido na Escola Municipal João Brazil - Niterói, RJ.

Este ano eles conseguiram fazer o mês de julho, o que permitirá traçar uma linha de temperatura contínua no climograma de 2009 (2008 não tem a média de julho)...
A Maria Victória fez uma breve análise dos primeiros semestres de 2008 e 2009...
Março foi o mês mais quente e junho o mais frio, como em 2008. No segundo semestre a temperatura sobe suavemente, seguindo a tendência do ano anterior. As médias mostram que a variação de temperatura ao longo do ano foi de 5ºC até agora...
Parabéns aos alunos que participam ou já participaram da Estação Meteorológica da EMJB! Um ano e meio coletando dados sobre o clima local.
Semana passada foi assim na EMJB: os alunos da GR3C e GR3D - turmas do barulho - organizaram duas festinhas para comemorar... o meu aniversário! Eles viram a data no mural dos aniversariantes no corredor e, no dia da aula, trouxeram bolos, pastéis, brigadeiros, pipocas e refrigerantes... uma delícia!
São ou não são carinhosos?
A natureza também surpreendeu e lagartas emboladas apareceram de um dia para o outro no tronco da goiabeira do canteiro interior, alimentando-se da casca. A árvore fica perto de algumas salas de aula e a cena despertou a atenção de muita gente. Veja!
E na horta, tomates brotando...
.E coentro florindo!

Se atualmente grande parte do lixo verde (folhas e galhos secos) da EMJB não vai mais para a lixeira, o mesmo não se pode dizer do lixo orgânico da cozinha. Embora os funcionários da CLIN e da escola - e os próprios alunos - tenham percebido que as folhas secas adubam o solo, ainda não há uma preocupação com este outro tipo de lixo reciclável. Apesar de ser difícil mudar os hábitos enraizados de toda uma comunidade escolar, com as folhas secas aconteceu.
Como a escola possui um terreno com espaço suficiente para compostagem, passei a juntar todo o lixo orgânico de casa e levá-lo para transformar em adubo. Toda semana despejo 2 potes de sorvete 2 litros com lixo orgânico num canto da horta, que já virou uma composteira na EMJB. Um local que está sempre com folhas secas acumuladas para cobrir os restos de comida - é só dar uma revolvida na terra - como nas fotos acima e abaixo.
E deixam o solo mais fértil para as plantas... Foi o que causou surpresa no passeio. Já tinha visto isso num lugar assim? Acho que é a primeira vez. Em geral, o lixo verde (folhas, galhos) vai para o lixo, ao invés de voltar para a terra como adubo. Segundo um dos lenhadores, as árvores cortadas fazem parte do manejo do bosque, que visa controlar as espécies exóticas invasoras e destacar a vegetação nativa.