sábado, 17 de maio de 2008

Niterói hoje e amanhã

Ultimamente tenho escrito menos e privilegiado as imagens, que podem valer mais do que muitas palavras, como diz o ditado. Por um lado, porque gosto de fotografar. Por outro, para não soar repetitivo, mas fica difícil não tocar na mesma tecla quando o óbvio é ululante. Semanalmente vejo o mar da baía poluído, tento não ligar e me esforço para ter um outro olhar, admirar os barquinhos de pesca, as ondinhas quebrando sozinhas, a bela paisagem marinha. Mas não consigo, a sujeira me incomoda, muito!

Nesse ano de eleições municipais, a política da cidade está diariamente no jornal mas nem assim esse tema é abordado. Sobram alianças políticas mas faltam projetos, idéias, soluções. Outro dia vizinhos do rio Icaraí protestaram contra o mal cheiro do "rio sagrado", que hoje é um esgoto fedorento. A baía também está abandonada. Infelizmente, o meio ambiente não é uma prioridade como é a segurança. Será que teremos que conviver ainda por tanto tempo (eternamente) com essa sujeira da polític... ops, da Baía de Guanabara?

A despoluição da Baía de Guanabara não depende só de Niterói, mas de todos os municípios que fazem parta da bacia hidrográfica da baía - quase toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. No entanto, esta cidade deveria vir à frente desse movimento. Na década de 90 e início da atual, o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) consumiu milhões em projetos de saneamento básico, tratamento do lixo e educação ambiental. Obras foram feitas, verbas injetadas, e a situação da baía continua assim... até quando?









Veja outras matérias do blog sobre este assunto aqui e aqui.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...