Esta atividade tem por objetivo trabalhar o tema indústrias no Brasil aproveitando o lixo que os alunos produzem como fonte de aprendizado. A 1ª etapa é pedir para eles guardarem as embalagens dos produtos que consumirem a partir dali: balas, biscoitos, chocolates, sabonetes, pastas de dentes, etc. Quanto mais, melhor. Dê um prazo razoável para juntarem.
As próximas tarefas podem ser feitas individualmente ou em grupo, em casa ou na sala de aula. A 2ª etapa é, de posse de uma grande quantidade de embalagens, identificar o local de fabricação do produto. Os alunos devem prestar atenção nas informações contidas nos rótulos e anotar os Estados de origem das fábricas. De onde vem o que consumimos?
A 3ª etapa é, com um mapa do Brasil na mão, recortar o logotipo da marca do produto e colá-lo no respectivo Estado. Devem prestar atenção também nos diferentes tamanhos de logotipos que aparecem nas embalagens. É aconselhável utilizar sempre os menores, para caber mais na folha.
No fim, os alunos conseguem visualizar a distribuição espacial das indústrias no Brasil e perceber a concentração delas nos Estados da região Sudeste, principalmente em São Paulo. Veja alguns trabalhos produzidos na turma GR3F em dois tempos de aula:
No fim, os alunos conseguem visualizar a distribuição espacial das indústrias no Brasil e perceber a concentração delas nos Estados da região Sudeste, principalmente em São Paulo. Veja alguns trabalhos produzidos na turma GR3F em dois tempos de aula:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário