quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pluviômetros

Há um mês foram instalados no canteiro interno da EMJB 3 pluviômetros feitos de garrafa pet, um antigo desejo que tinha para completar o trabalho da Estação Meteorológica, iniciado há mais de dois anos. Afinal, o climograma possui o gráfico de linha da temperatura e o gráfico de barras das chuvas. Com isso, inicia-se uma fase de leitura das precipitações anuais no Morro do Castro, feitas por alunos do 6º ano. O mais difícil sempre foi arranjar as bases de madeira para as garrafas, que consegui copiando um modelo disponível na UERJ/FFP*. Um elástico segura as garrafas cortadas no alto.

Cada pluviômetro foi instalado em uma situação específica. O primeiro (nº 1 - foto do topo) foi colocado num ponto livre de qualquer influência da vegetação ou do telhado e vai captar a quantidade de chuva que cai diretamente do céu. O número 2 (acima) foi colocado embaixo de uma árvore, para que se possa perceber a influência da copa na interceptação da chuva. Na semana passada, por exemplo, o primeiro armazenou 55ml de água e o segundo 50ml - uma diferença de 5ml**. Como não chovia há alguns dias, a chuva lavou as folhas da goiabeira e a água do nº 2 ficou com a cor marrom.

O número 3 foi colocado na linha dos fluxos de água concentrados que caem das canaletas do telhado. Neste ponto é captado apenas o fluxo de uma das dezenas de canaletas do telhado ondulado, para mostrar a quantidade de água que poderia ser armazenada a cada chuva. Na de 55ml do pluviômetro 1 (a da noite do dia 25 para 26 de abril), esta garrafa transbordou e captou sozinha 1880ml de água, dando uma pequena dimensão do que poderia ser reaproveitado na escola. A chuva que fica nas garrafas é medida pelos alunos através de uma proveta de plástico milimetrada (abaixo).

Andréa Regina e Lucas Lima (turma 6A) mediram as primeiras.



Entenda mais assistindo o vídeo.


* Agradecimentos especiais à Professora Ana Valéria Freire Allemão, do Departamento de Geografia da UERJ/FFP.
** É necessário fazer uma equação para a conversão em milímetros, pois se mede a altura da chuva.


.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...