quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Chuvas 2011 e educação sobre riscos

Este ano as atividades de medição de chuvas estão sendo bastante proveitosas na EMJB. Foram medidas todas as chuvas de 2011 desde o início do ano letivo em meados de fevereiro - os dados valeram para todo o mês por causa de uma estiagem que durou os 20 primeiros dias. Alunos de diferentes turmas se revezaram na leitura dos pluviômetros, com destaque para os alunos da tarde. Acima e abaixo, alunos do 7º ano (turma 7A) medindo mais uma chuva. Fotos de Gabriela Valentim...

Os pluviômetros, 3 no total, estão instalados na horta (foto), na entrada da escola e no canteiro interno próximo às salas do 6º ano. São instrumentos simples, caseiros,  feitos com uma garrafa pet cortada amarrada a um elástico preso a uma base de madeira. A água da chuva armazenada nas garrafas é medida com o auxílio de duas provetas de plástico graduadas em mililitros e depois tira-se a média dos 3 valores anotados (a quantidade de água captada pode variar nas 3 garrafas)...

Modelo da tabela onde são anotados os valores de chuva após a leitura dos pluviômetros. Os dados possibilitam a montagem de um climograma local com as chuvas registradas na escola, o que é mais ineteressante do que usar os climogramas de outras cidades prontos nos livros didáticos...

Pode-se trabalhar com os alunos de diferentes formas. A turma 7A confeccionou dois tipos de gráficos de barra: um com os valores totais de chuva por mês de fevereiro a julho. Os alunos puderam observar a distribuição irregular das precipitações e perceber as diferenças entre meses mais secos e mais chuvosos...

Numa outra atividade, foram apresentados os valores mais altos registrados e os alunos confeccionaram um gráfico com as 5 chuvas mais fortes de 2011 até agora. A chuva que caiu nos dias 25 e 26 de abril foi disparada a maior do ano, com quase 4 vezes mais volume do que a segunda colocada. Outra curiosidade foi que a terceira chuva mais forte caiu em fevereiro, um dos meses mais secos deste ano. Isso porque esse mês só registrou dois dias de chuva e uma delas foi essa...
Nas turmas do 6º ano o assunto foi abordado em sala de aula e o conteúdo matéria da prova de Geografia. Os alunos tiveram dificuldade em relacionar os meses às estações do ano...

Para complementar esse trabalho, a cartilha "Comunidade mais segura - mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações", feita pelo CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Brasil) e doada à escola pelo DRM-RJ (Departamento de Recursos Minerais - Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro), está sendo aplicada em turmas do 6º e 7º anos (acima 6B e abaixo 6A).

Por uma educação sobre riscos para a prevenção de desastres relacionados a chuvas extremas, principalmente para aqueles que vivem em áreas de risco.
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