Projeto de educação ambiental permanente desenvolvido na Escola Municipal João Brazil - Niterói, RJ.
quarta-feira, 30 de abril de 2008
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Projetos parados
Já passaram quase 3 meses de aula (fevereiro, março e abril) e alguns projetos importantes para os alunos da E. M. João Brazil ainda nem começaram, como a banda marcial, a ginástica rítmica e o xadrez (fotos). Segundo uma pesquisa feita com alunos do 3º ciclo no início deste ano (gráfico abaixo), a maioria só recebe a formação básica da escola, não faz nenhum tipo de curso fora dela e fica ociosa à tarde. Portanto, esses projetos são fundamentais para complementar a formação, além de reforçarem o vínculo com a escola. Atualmente, só os treinos para os Jogos Escolares de Niterói estão acontecendo durante a semana, o que é pouco para a garotada do Morro do Castro sedenta de novas atividades. Com isso, perdem as crianças, a educação pública, a comunidade...


.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Ressaca
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Uma única folha de papel
Fotos que circulam na internet, disponíveis aqui para inspirar alunos e professores... São de um concurso da Hirshhorn Modern Art Gallery. A regra era simples, cada artista podia usar apenas uma única folha de papel!


























.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Meio ambiente
Plante um pensamento e colha uma ação!
Homenagem aos alunos "guerreiros" do meio ambiente no dia do santo guerreiro. No alto, o aluno Thiago da turma GR3B, que levou espontaneamente uma muda de manga para plantar na E. M. João Brazil. Na segunda foto, Lucas Zago, da GR3H, regando a hortinha num dia de sol forte. Logo acima, Thiago plantando pitanga na escola com a colega de turma Larissa Fonseca e o Flávio, do 4º ciclo. Pequenas ações que não vão mudar o mundo, mas que podem mudá-los.
.
terça-feira, 22 de abril de 2008
A muralha
Poucas são as produções nacionais de cinema e televisão sobre os primórdios do Brasil. Uma delas é a minissérie da TV Globo "A Muralha", produzida na virada do milênio para comemorar os 500 anos do descobrimento. É um trabalho de alta qualidade ambientado no Brasil seiscentista, habitado por índios, mestiços, padres e paulistas, entre o litoral de São Vicente e a vila de São Paulo de Piratininga, passando por caminhos da serra e aldeias indígenas. Não faltam aventuras como expedições ao sertão para prear índios e procurar ouro, recheadas de muito romance, dramas e conflitos. Com cara de novela de época, arrebata facilmente o coração do público brasileiro ávido pela história do país.A primeira cena - um ataque sangrento de bandeirantes a índios numa aldeia do sertão - é clássica: todos os alunos adoraram. Apesar de saberem tudo sobre televisão aberta, que é a maior influência cultural (veja uma pesquisa no gráfico abaixo), poucos conhecem ou ouviram falar da minissérie, pois eram pequenos na época e passava tarde da noite na TV. Infelizmente uma produção dessas, emocionante e educativa, não reprisa nunca num "Vale a pena ver de novo" e só é possível assistí-la em DVD. Recomendo todos os trabalham com o tema usarem esse material. Na Escola Municipal João Brazil "A Muralha" fez o maior sucesso nas turmas que passei (7º ano, que estuda Brasil).
A minissérie é dividida em 4 DVDs.
Os alunos vêem muita televisão, mas em geral não conhecem "A Muralha"..
domingo, 20 de abril de 2008
Primeiro aniversário
Há exatamente um ano (20 de abril de 2007) este blog entrava "no ar", ou melhor, na rede. Criado para valorizar a escola municipal de Niterói, em um ano foram quase 200 matérias publicadas, mais de 5000 visitas contadas (a partir de junho) e um filhinho - o blog da nova escola - nascido. Para comemorar esta data tão especial, aí vai uma homenagem àquela que recebeu tão bem este que vos escreve: a Escola Municipal João Brazil. Confira...
Formação continuada conduzida pelos próprios professores da casa, compartilhando o seu trabalho e experiência com os outros colegas. Excelente!
Formação continuada conduzida pelos próprios professores da casa, compartilhando o seu trabalho e experiência com os outros colegas. Excelente!
Cardápio da semana divulgado para todos no refeitório da escola. Uma coisa simples que também nunca tinha visto em 4 anos na outra escola. Novidade!
Confraternização de final de ano (2007), com um churrasco na própria escola e toda a equipe de educadores reunida. Muito legal! Valeu galera!!! Parabéns!!!.
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Escala
O livro Zoom, de Istvan Banyai (editora Brinque Book) é um excelente material para aulas sobre escala. O livro não tem palavras e pode ser "lido" também de trás para frente. As ilustrações que vão contando a história, que passa por maquetes que podem ser a capa de uma revista ou pessoas num transatlântico que podem ser a propaganda de um ônibus.
A viagem é que a cada página você vai se aproximando ou se afastando da cena anterior, ora vendo em detalhe ora em amplitude. A leitura pode inspirar atividades como o trabalho sobre escala mostrado a seguir: os alunos escolhem uma imagem qualquer numa revista velha e depois fazem desenhos dela com a visão mais aproximada e mais afastada.

O interessante é que quando os alunos "afastam" da imagem que escolheram, podem surgir novos elementos na cena, e aí entra a criatividade de cada um. No exemplo acima, o bicho na natureza vira uma imagem que passa na TV do quarto de uma menina. O trabalho em tela é de Alice, aluna da 5ª série de uma escola particular do Rio onde trabalhei..
Assinar:
Comentários (Atom)








