quinta-feira, 17 de abril de 2008

Escala

O livro Zoom, de Istvan Banyai (editora Brinque Book) é um excelente material para aulas sobre escala. O livro não tem palavras e pode ser "lido" também de trás para frente. As ilustrações que vão contando a história, que passa por maquetes que podem ser a capa de uma revista ou pessoas num transatlântico que podem ser a propaganda de um ônibus.

A viagem é que a cada página você vai se aproximando ou se afastando da cena anterior, ora vendo em detalhe ora em amplitude. A leitura pode inspirar atividades como o trabalho sobre escala mostrado a seguir: os alunos escolhem uma imagem qualquer numa revista velha e depois fazem desenhos dela com a visão mais aproximada e mais afastada.



O interessante é que quando os alunos "afastam" da imagem que escolheram, podem surgir novos elementos na cena, e aí entra a criatividade de cada um. No exemplo acima, o bicho na natureza vira uma imagem que passa na TV do quarto de uma menina. O trabalho em tela é de Alice, aluna da 5ª série de uma escola particular do Rio onde trabalhei.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...