sexta-feira, 18 de julho de 2008

Férias de julho - dicas de livros

Romances históricos que misturam pesquisa e ficção, "Araribóia o cobra das tempestades" de Luiz Carlos Lessa (editora José Olympio) e "Guerra dos Tamoios" de Aylton Quintiliano (editora relume dumará) contam duas versões da mesma história: a tomada da Baía de Guanabara por Portugal e o fim da França Antártica. No primeiro livro, o herói é Araribóia, chefe dos temiminós que, expulsos no passado da Ilha dos Maracajás (do Governador) pelos tamoios, voltam do Espírito Santo para ajudar os portugueses na expulsão dos franceses. O índio era amigo dos jesuítas e se converteu ao cristianismo, mesmo só falando a língua da terra. Como recompensa dos esforços na guerra, recebeu dos novos governantes a doação de terras das bandas d'além (barreiras vermelhas) e fundou lá a aldeia de São Lourenço, onde passou a viver definitivamente com seu povo.

No segundo livro - a versão dos vencidos - os heróis são outros, como Aimberê, um dos chefes da Confederação dos Tamoios (os mais velhos, os donos da terra), como ficou conhecido o movimento iniciado pelos índios tupinambás contra a dominação portuguesa. Nessa versão, Araribóia é apresentado como um traídor, já que os temiminós eram inimigos declarados dos tamoios. Na guerra entre mairs (franceses) e perós (portugueses), os europeus se aproveitaram de antigas rixas entre tribos rivais e acirraram os ódios entre elas. Só assim foi possível para Portugal se apropriar dessas terras. Mesmo assim, os índios da Guanabara resistiram bastante e por pouco a História não foi contada de uma maneira diferente. Enfim, em ambos os livros o leitor se delicia com as pelejas dos guerreiros, as histórias das origens do Rio e os detalhes da cultura indígena.

.

Um comentário:

Unknown disse...

DICA.....Livro A Ordem é Amém de John Chelh, eu li e achei um maximo vale a pena ler é ótimo!


sinopse:
Joseph Sulivam , um antigo corretor de imovéis , encontra na igreja a saída para seus problemas financeiros,e nessa nova trajetória , se torna pastor de mais uma igreja evangélica.Depara com situações que o levam a caminhos contrários da verdade , enganando os fiéis , e aumentando o seu patrimônio pessoal , mas DEUS tem planos para reverter essa situação.

ele esta no site:

www.seteseveneditora.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...