domingo, 6 de julho de 2008

A novela da praça

Depois de completar um ano, a reforma da praça Leoni Ramos virou uma novela em São Domingos. Anunciada naquela época numa publicação de luxo com folhas grandes, grossas e coloridas, a reforma da praça fazia parte de um grande empreendimento para revitalização do centro de Niterói, e contava até com recursos do governo federal. Até hoje não foi concluída. Recentemente, estudantes da UFF pinturam os tapumes numa aula de arquitetura. Esses dias, a praça apareceu com parte do tapume derrubado, mais um protesto pelo atraso, evidenciando a obra inacabada que está virando símbolo do abandono da cidade.

Curiosamente, a praça inacabada fica no local onde existiu no passado o Palacete de D. João, um casarão que pertenceu e abrigou à família real nas suas visitas à Vila da Praia Grande, presente do proprietário comerciante Tomás Soares de Andrade ao monarca. Após a proclamação da república, muitos símbolos do império foram demolidos para apagar a memória da monarquia, e com eles o casarão de arquitetura colonial (foto abaixo, de 1904). Justamente no ano em que se comemoram os 200 anos da vinda da família real ao Brasil, a praça permanece destruída. Seria uma vingança dos monarcas à demolição do palacete?

Lá também a Câmara Municipal de Niterói realizou reuniões e assembléias, antes dele ser abandonado e se deteriorar. Meses atrás, na sede atual da Câmara, no Centro, numa exposição sobre a cidade na época do império (como parte das comemorações dos duzentos anos da vinda da família real), foi apresentada a maquete do casarão, e a idéia de se construir uma réplica na praça Leoni Ramos para funcionar a biblioteca municipal e sediar importantes instituções culturais da cidade. Se a reforma da praça completou um ano sem acabar, imagina a construção de um palacete de arquitetura colonial quanto tempo iria levar?

O comércio no entorno da praça perdeu 60% do movimento desde a colocação dos tapumes. O bairro, com seu casario antigo que já foi a parte nobre da cidade, se deteriora com o conjunto arquitetônico abandonado e suas funções urbanas desperdiçadas. São Domingos é um bairro histórico, cultural, turístico, boêmio, bonito e charmoso. Tem praça, tem igreja, tem estação, tem forte (já é Gragoatá, tudo bem, mas é por ali), tem arquitetura, tem paisagem. Hoje está vazio e largado. Merecia um tratamento muito mais especial por parte do poder público municipal. Afinal, São Domingos é a Lapa, a Urca, a Olinda de Niterói!


Acima, obras que não acabam: os dois prédios do Centro Petrobrás de Cinema, também atrasados. Abaixo, fachada de casarão que resiste ao tempo e igreja de São Domingos de Gusmão.



O projeto de reforma da Praça Leoni Ramos (clique na imagem para ampliar). Veja outras matérias sobre a reforma da praça aqui e aqui.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...