








Projeto de educação ambiental permanente desenvolvido na Escola Municipal João Brazil - Niterói, RJ.









A imagem acima é do terreno dos canteiros da EMJB neste início de primavera...
Veja como era no início do ano letivo (meados do verão)...
Acabar com o lixo produzido e jogado fora da lixeira ainda é um desafio...
Assim como separar o lixo orgânico do industrial e fazer a compostagem...
As garrafas de óleo continuam chegando, quem sabe uma campanha para menos frituras...
As plantas têm crescido tanto que uma foto recente pode parecer antiga...
"Folhonas" de alfavaca-basilicão - tempero made in joão brazil - fazendo sucesso na escola...
Atualmente os canteiros de algumas salas estão sendo recuperados...
Já é primavera! Imagina que o mar da imagem acima é o planeta Terra e a faixa iluminada a linha do Equador. O barco representa o sol que, neste momento, cruza esta linha. Esta "passagem" ocorre duas vezes por ano e é conhecida como equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Os equinócios marcam a chegada das meias estações: outono e primavera. Como o sol agora vem do norte para o hemisfério sul - o movimento é aparente já que a Terra é que faz a translação - os dias por aqui ficam cada vez mais quentes e longos. Com as chuvas, a vida se renova...
Homem voando de parapente em direção à região oceânica de Niterói.
Lagoas de Piratininga (primeiro plano) e Itaipu (ao fundo).
Enseada de Jurujuba (primeiro plano) e entrada da Baía com montanhas do Rio (ao fundo).
Enseada de Jurujuba e interior da Baía.
Seqüência de um vídeo feito espontaneamente na E. M. João Brazil em março deste ano, sobre os ventiladores que ficavam ligados nas salas vazias depois das aulas do turno da manhã. A idéia é conscientizar toda a comunidade escolar, através desses vídeos no blog, de que pequenos atos podem criar hábitos fundamentais para evitar o desperdício e economizar energia elétrica. Veja como ficou agora!Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas."
Na sexta-feira passada este vídeo encerrou o 1º reencontro de conservação de energia no auditório da FME. Foi apresentado para professores da rede municipal e técnicos de Furnas pelo Prof. Declev, conectado naquele momento na internet. "A história das coisas" já foi vista por mais de 3 milhões de pessoas no mundo e é uma crítica ao modelo de sociedade de consumo - o mais legal vídeo sobre desenvolvimento sustentável dos últimos tempos. Esta versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard, foi desenvolvida pela comunidade permacultura no orkut. Assista agora!













