sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Cultura do desperdício

Há 30 anos, quando a E. M. João Brazil foi construída, desenvolvimento sustentável era um termo desconhecido. Os telhados, por exemplo, foram feitos para espalhar a água da chuva, como se vê na foto acima. Mas basta uma chuva forte para perceber o quanto poderia ser reaproveitado hoje, em prol da economia e do meio ambiente.

Não é tão raro problemas com o abastecimento de água ao longo do ano letivo, que interferem nas aulas e demandam gastos extras com carros-pipa. Investir em tecnologias baratas de captura e armazenagem de água da chuva é um caminho para uma escola sustentável no futuro. E um temporal de poucos minutos é a prova disso - assista o vídeo!

Um outro exemplo de desperdício é jogar fora as folhas secas (hábito enraizado!), mesmo depois delas terem fertilizado o solo duro e empobrecido do terreno. Além de adicionar nutrientes com a decomposição da matéria orgânica, mantém a umidade no topo do solo por dias e atraem uma microfauna que ajuda na aeração da terra.

Um potencial tão grande que nem foi preciso usar os sacos de terra preta disponíveis, que passaram o ano inteiro empilhados em um canto. Eles serviram apenas para preencher algumas jardineiras vazias das salas. A serrapilheira que a escola produz é suficiente o bastante para abastecer seus próprios canteiros de hortas e jardins.



.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...