domingo, 21 de dezembro de 2008

Solstício de verão

Hoje é o dia em que o Sol, no seu movimento aparente ao redor da Terra, atinge o ponto máximo de afastamento do Equador, alinhando com o Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul. Esta data marca a chegada do verão neste hemisfério, enquanto no norte ocorre o solstício de inverno. A mais quente estação vai até a penúltima semana de março.

Nesta época do ano o Sol se põe no mar na praia de Ipanema, no Rio, transformando a bela paisagem em espetáculo. Na maior parte do ano ele se esconde atrás do morro Dois Irmãos. É interessante perceber como muda, conforme as estações, a sua trajetória no céu, ora mais para o norte, ora mais para o sul. Sempre se pondo no oeste!

A linha imaginária do Trópico de Capricórnio corta o Brasil, passando pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, um pouco abaixo do Rio de Janeiro. Teoricamente, divide as zonas climáticas tropical e temperada, pois o Sol não ultrapassa essa linha, voltando em direção ao Equador até o equinócio de outono. Enfim, no verão o Sol volta!


As duas últimas imagens retiradas da wikipedia.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...