sexta-feira, 20 de março de 2009

Almanaque do outono

Há tempos não escrevo sobre a E. M. João Brazil. Mas hoje não teve como passar em branco, hoje foi um daqueles dias cool na escola. Deve ter sido por causa do equinócio de outono - que é hoje, o dia igual à noite que marca a chegada da nova estação. Fui trabalhar normalmente e cheguei cedo, reguei a horta (tinha água na bica) e quando entrei no corredor a Tainara (nem gravei ainda os nomes dos alunos novos) da 3D veio me avisar que tinha trazido as plantinhas que prometeu. Dentro de um saco plástico, raminhos soltos de duas epécies, com um papelzinho escrito: aspirina e puejo. Nenhuma das duas eu conhecia. Marcamos de plantá-las depois da aula - que hoje terminou às 10:10hs por causa da reunião dos pais - mas não encontrei-a mais.

Às 10:10hs surgiram Joelma e Patrícia, minhas ex-alunas, querendo ir na horta. Antes, é preciso falar como foi um dos 4 tempos de aula do dia: na última turma do 6º ano, os alunos curiosos começaram a perguntar coisas como "Só tem oxigênio na Terra? Existe vida na Lua?" e a aula foi assim do início ao fim, só coloquei a data no quadro. Voltando às meninas, pedi que pegassem as ferramentas e entrei na secretaria. Fiquei conversando com as pessoas lá dentro e, por um momento, esqueci completamente delas. Foi engraçado quando vi as duas batendo no vidro me chamando, como alunos ávidos por uma aula. Bateu uma sensação boa, de estar conectado com o Universo (o Sol alinhado com o Equador!) e as coisas fluindo na EMJB .

Na horta, a tarefa foi construir um novo canteiro bem próximo da cozinha, para que os temperos possam ficar pertinho das cozinheiras. Eu já estava com essa idéia em mente há alguns dias, mas o interessante é que lá essas atividades não são tão planejadas, elas ocorrem espontaneamente. Passam-se dias sem acontecer nada, o espaço vai sendo percebido e de repente num dia auspicioso os alunos vão lá e realizam. Tenho mantido apenas a rega para que algumas plantas não morram. Hoje Joelma, Patrícia e Alexandre cavaram, regaram, fizeram a cerca (cortando madeiras e amarrando-as com barbante), juntaram serrapilheira e ainda fizeram arte. Plantaram os puejos e aspirinas (?) e transplantaram mudinhas de manjericão, hortelã-pimenta e alecrim.

Na foto do alto, as duas artistas mostrando a sua obra (dei mole e cortei as mãos da Joelma). A foto do meio elas pediram para eu tirar: a composição do canteiro com os dois tipos de serrapilheira, uma clara e outra escura - não ficou legal? Logo acima uma visão geral do terreno, com a porta da cozinha no alto à direita. Outra coisa interessante é que descobri hoje que a Tainara, aquela que trouxe as plantinhas, faz aniversário no dia 22 de dezembro. Nesse mesmo dia, há quase três meses, deixou esta vida o professor Francisco de Abreu Matos, da Universidade Federal do Ceará, idealizador do Projeto Farmácias Vivas e grande pesquisador de plantas medicinais, que muito me influenciou. Mas este já é assunto para uma outra matéria...

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...