quinta-feira, 12 de março de 2009

Cultura do desperdício (2)

Toda vez que a Clin vai na EMJB fico em estado de nervos. Vejo os caras levando embora grande parte dos recursos que utilizo para adubar os solos. Li que a decomposição da serrapilheira na floresta tropical dura em média 3, 4 meses, o que significa que não basta jogar as folhas secas uma vez nos canteiros e pronto. É preciso realimentá-los de tempos em tempos.

Repare que o terreno acima tem um declive suave. O suficiente para transportar sedimentos em chuvas muito fortes (as calhas ficam entulhadas). A serrapilheira protege o solo até mais do que a copa das árvores, evitando a erosão por salpico (o impacto direto da gota) e, consequentemente, a selagem e compactação do solo. Evita também a perda de sedimentos e nutrientes.

Esse recurso que protege e alimenta os solos (veja acima) é sempre deperdiçado, pois vai para o lixo quando poderia estar melhorando solos duros e pobres. Observando as fotos dá para ter noção da "limpa" que eles fazem. Lá, fica evidente a falta de cuidado e percepção do espaço, com plantas decepadas e canteiros agredidos. Pelo menos a parte mais antiga foi menos afetada (última foto).

Pensa que é fácil? Ainda viria pela frente um grande feriado de Carnaval com vários dias de sol escaldante, sem uma gota de chuva para regar as plantas e aliviar o calor implacável... Hortinha guerreira!

Saiba mais sobre a cultura do desperdício clicando aqui, aqui e aqui.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...