segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como se escreve?

São milhares as palavras de origem tupi que contribuíram para o português brasileiro, especialmente para o léxico do mundo natural. Warren Dean (em "A ferro e fogo - a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira") esclarece: dois terços dos nomes comuns das árvores deste bioma e praticamente todos os seus animais, além de inúmeras formações naturais - geológicas, edáficas e vegetais - e de acidentes geográficos - rios, montanhas, vales e estuários. A língua oral nativa foi grafada ao longo da história de diferentes maneiras pelos estudiosos, mas reformas ortográficas posteriores da língua portuguesa estabeleceram as regras de escrita. O problema é quando a palavra de origem tupi aparece escrita de várias formas ao mesmo tempo, confundindo o observador atento. Veja o exemplo de boaçu (?), nome de um bairro da cidade de São Gonçalo (RMRJ): nas placas da prefeitura boaçú é com ç e acento, enquanto que no comércio aparecem as outras formas possíveis (menos a da placa!): boaçu, boassu e boassú. Qual a maneira correta de escrever?

Veja o que dizem alguns autores:

Teodoro Sampaio (em "O Tupi na Geografia Nacional") escreve BOASSÚ, corruptela de Mboy-assú, a cobra grande, a serpente.

Alexandre Leontsinis (em "O Tupi - nossa linguagem ecológica") escreve BOAÇU, de Mbói+açu= a cobra grande.

Já irmão José Gregório (em "Contribuição indígena ao Brasil" (vol.3)) escreve Boiaçu (Boa+açu)= cobra grande, mãe d'água!

Interessante que a palavra que significa cobra também aparece escrita bóia, como em Araribóia (boia?) e jibóia (existe a jiboiaçu!).

Os livros foram escritos e editados em épocas distintas, o que explica essa confusão, mas também é possível que essas palavras tenham sobrevivido com grafias diferentes ao longo do tempo. Será o caso do bairro do Boaçu (antigos estabelecimentos comerciais e novos construídos entre reformas da escrita)? Leia algumas opiniões aqui.

Assim como muita gente não sabe ao certo como se escreve (inclusive eu) , muitos nem devem saber o significado do termo. Cobra grande poderia ser alusão a um rio comprido e sinuoso, pois um rio, o Imboassu (Rio da cobra grande?!), passa por lá. Geografias que se diluem e apagam na paisagem urbana degradada: o rio virou valão e a palavra perdeu a forma, o significado e o sentido.

Afinal, é gragoatá ou gravatá? Itacoatiara ou itaquatiara? Voçoroca ou boçoroca? Parati ou paraty?

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...