sábado, 11 de abril de 2009

O jardim do Profeta Gentileza

Um dos períodos mais obscuros da vida do Profeta Gentileza (que faria 92 anos hoje) nas biografias que se encontram disponíveis na internet, é o do seu nascimento - não o do José Datrino, mas o do "José Agradecido" - que foi justamente a sua estadia na cidade de Niterói. Eis o que diz um dos sites consultados (aqui):

"No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. (...)"

Fiquei curioso em relação ao "Paraíso Gentileza"... Pesquisando um pouco mais na rede, encontrei os seguintes comentários (mais aqui):

"Eu também gostaria de saber onde estava montado o circo. Li que era na "praça Expedicionário", mas parece que esse lugar não existe, ou não existe mais... Queria saber o que resultou do jardim que o Gentileza plantou por lá."
"O local exato do incêndio é hoje uma policlínica do exército. A policlínica está exatamente no centro do evento. Acho que deveriam ter construído uma igreja ali. Quem serviu o exército e prestou serviço militar na policlínica do exército em Niterói conta até hoje eventos insólitos nas noites de plantão."

Eu também queria saber o que resultou do jardim plantado lá! Fui conferir. Os soldados de plantão no início da tarde pouco souberam informar. Disseram que o local exato do circo é onde está o galpão (no canto esquerdo da foto abaixo) que hoje pertence ao tribunal de justiça do Estado (e já foi da policlínica). No galpão ou depósito, um atendente explicou que uma rua passava ali e foi fechada, sugerindo que as transformações urbanas posteriores já descaracterizaram o sítio original. E, levando em conta que o profeta viveu ali entre os anos de 1962 e 1965 - mais de 40 anos atrás - os únicos possíveis vetígios do antigo jardim, o "Paraíso Gentileza", seriam as mais antigas árvores (os pinheiros?) da única mancha verde que existe hoje no lugar (abaixo e no detalhe na foto acima).



2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

nem uma igreja, menos algo das forças armadas. deveria ter sido transformado em patrimonio publico, uma bela praça ou jardim botanico, para lembrar as vitimas e tmbm aqueles que tem esperanças no seres humano

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...