quinta-feira, 16 de julho de 2009

2009.1

O último dia letivo do primeiro semestre foi um dos melhores do ano na hortinha. Antes das 8 horas essa galera já estava reunida...

As atividades se concentraram nos canteiros onde mudinhas se amontoavam...

Espaço de convivência. Repare nos alunos lá atrás também...

O novo canteiro das cenouras...

O novo espaço das couves...

Barbantes foram amarrados na grade para que o guaco, embolado, possa alcançá-la...

O capim-citronela (da matéria anterior) foi multiplicado...

Uma parada para admirar o fungo...

As lagartas sumiram e a couve está ficando bonita...

Pimentão...

Novidade no almoço: rúcula da hortinha...

Um marco: alimentação também produzida na escola...

A última foto de lá antes das férias.


.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Citronela (2)

Nesta semana, a garrafa com a mistura de álcool e folhas picadas de capim-citronela finalmente foi resgatada para a 2ª etapa do preparo da tintura. O período de imersão no álcool, quando a garrafa ficou guardada num canto escuro da cantina, é necessário para a extração e a fixação dos princípios ativos da planta. Ontem, o líquido foi coado em papel-filtro e colocado num outro recipiente, com o cheiro forte da citronela impregnado. A tintura tem validade de 2 anos e irá ser testada em borrifadores na escola nas próximas estações, épocas de reprodução dos mosquitos. Veja como foi a 1ª etapa do preparo aqui!

O coador e a garrafa escura...

O papel-filtro depois de coada a mistura...

Contra a luz, a nova substância pura...

Na EMJB ficou guardada a tintura!

.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Almanaque do inverno

Os primeiros dias das Olimpíadas de Inverno 2009 da EMJB foram também dias de atividades com o solo. As mudas do Jardim Botânico (RJ) que sobraram no dia mundial do meio ambiente foram para o lado das salas do 6º ano. Alunos da 3A, 3C e 3F plantaram copaíba (Copaifera langsdorffi)...


Andiroba (Carapa guianensis)...

E deixaram, com a arrumação da serrapilheira e a transferência dos sedimentos das calhas para as jardineiras das salas, o espaço mais bonito e cuidado...

No canteiro interno o solo é bem mais duro. Além da água da chuva cair concentrada ali pela convergência dos telhados, deve ter sido pisoteado por anos, pois era lugar de passagem. Os barbantes agora protegem mais e lentamente o verde vai crescendo...

Com a ajuda de alunos como os da foto acima, da 3A, 3B, 3D e 3E.

.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Novos hábitos?

Primeiro a notícia ruim: a intenção é mostrar que ainda há muito por fazer e mudar. A falta de uma composteira não permite reaproveitar todo o lixo orgânico. A experiência do ano passado mostrou que não adianta um buraco para colocar os restos de alimentos, pois virava um lago depois das chuvas e foco de mosquitos. A parte alta do terreno, com boa drenagem, pode ser uma boa opção...

Agora as boas: tudo bem que estamos no inverno e os ventiladores não tem sido muito usados, mas já é comum, principalmente nas salas do 6º ano, vê-los desligados nos horários de recreio e do intervalo dos turnos da manhã e da tarde (veja como era antes aqui e aqui). As lâmpadas não dá para desligar, pois ainda não há interruptores nas salas...

As merendeiras de vez em quando reaproveitam o lixo orgânico espalhando-o na serrapilheira, como cabos de agrião e cascas de batata (na foto com pezinhos de pimenta - veja como era antes aqui)...

A Clin também tem contribuído, limpando o terreno com mais cuidado e fazendo "montinhos" de folhas secas nas mudas das árvores plantadas recentemente (veja como era antes aqui). Como as da foto acima, que ficam em frente às janelas das salas do 6º ano...

Os alunos têm levado plantinhas de casa para a escola, como a Rosiane da 3B, que trouxe várias hoje - acerola, guaco, boldo, hortelã-graúda, erva-de-são-joão... - todas enviadas por sua mãe. Isso mostra que a comunidade local tem um bom conhecimento, cultiva e faz uso caseiro de plantas medicinais. Quais as preferidas?

Uma das mudas - a tangerina - ela deu para a colega de turma Gabrielle (irmã da Michelle (3H), que também já trouxe plantas para a escola). As outras foram plantadas no canteiro interno, em frente à sala de aula, durante o recreio. Assim, vai haver um acompanhamento de perto do desenvolvimento delas. Vamos ver se todas pegam de galho...

A hortinha tem recebido visitas. Como a do Prof. Gustavo, coordenador de Ciências da FME, que curtiu o espaço cultivado, cada vez mais conhecido.

.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Paralisação

Hoje foi um dia de paralisação dos professores da rede municipal de Niterói por melhores salários. Muitas escolas funcionaram normalmente, porque nem todos aderiram à proposta do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação)/Niterói de paralisar as atividades por um dia (leia informe acima - clique para ampliar). Apenas uns cem profissionais de Educação da rede estiveram presentes na assembléia que aconteceu de manhã no salão nobre do Liceu Nilo Peçanha.

O SEPE/Niterói infelizmente não utiliza o potencial da internet - o meio de comunicação que mais cresce no mundo, o mais rápido e o de maior alcance - para mobilizar as pessoas. Basta ver o papel dela nas últimas campanhas do presidente Barack Obama nos EUA e do deputado federal Fernando Gabeira no Rio, e após a eleição presidencial polêmica no Irã, quando as pessoas foram proibidas de protestar nas ruas. Curiosamente, o Irã é o país que tem mais blogs do mundo (assista o vídeo abaixo).

Melhores salários sim! A valorização do professor é fundamental para uma educação pública de qualidade. Com o salário mínimo indo para 500 reais, o professor de nível superior vai ganhar dois salários mínimos para trabalhar no município. É muito pouco. Hoje, na internet, é comum a circulação de emails, muitos como chacotas, expondo a realidade desanimadora da educação no Brasil. Como a campanha "troque um parlamentar por 344 professores".


Iran: A nation of bloggers from Mr.Aaron on Vimeo.

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...