"Os benefícios das chamadas “drogas vegetais” passam de geração em geração. Quase todo mundo já ouviu falar de alguma planta, folha, casca, raiz ou flor que ajuda a aliviar os sintomas de um resfriado ou mal-estar. Unindo ciência e tradição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer popularizar esse conhecimento, esclarecendo quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos. (...) Inaladas, ingeridas, usadas em gargarejos ou em banhos de assento, as drogas vegetais têm formas específicas de uso e a ação terapêutica é totalmente influenciada pela forma de preparo." Leia a matéria completa de Luana Cury - Imprensa / Anvisa.
Exemplo:
Nomenclatura botânica: Cymbopogon citratus.
Nomenclatura popular: Capim santo, Capim limão, Capim cidró, Capim.
Parte utilizada: Folhas.
Forma de utilização: Infusão: 1-3g (1 a 3 col chá) em 150 mL (xíc chá) .
Posologia e modo de usar: Utilizar 1 xíc chá de 2 a 3 x ao dia.
Via: Oral.
Uso: A/I.
Alegações: Cólicas intestinais e uterinas. Quadros leves de ansiedade e insônia, como calmante.
Informações adicionais em embalagem: Pode aumentar o efeito de medicamentos sedativos (calmantes).
Referências: BIESKI & MARI GEMMA, 2005. DINIZ et al., 2006. GILBERT et al, 2005.
- Confira aqui a forma correta de preparo em cada caso.
Fotos feitas pelos alunos no dia 10/03/10.
.
Um comentário:
Olá aqui é o pessoal da escola dinora,como estamos em greve não começamos a atividades na horta,mas pelo que a professora contou esse ano promete muitas emoções.
Também vamos produzir um filme,so que ñ posso contar. Ah sobre a troca de sementes,como estamos no ensino médio as atividades estão concentradas na produção dos jornais,que também não saiu! Temos muitas ideias,mas sem produção,mas a professora disse que é assim mesmo,o processo é lento mas ficamos contente assim mesmo. Para terminar gostaria de visitar vocês e conheçer vocês e tudo que vocês fazem na escola,pois parece muito organizados...tchau
Postar um comentário