"(...) a escola que educa, educa de maneira inteira, desde a entrada, na portaria, até o banheiro, passando pela cozinha, pelos depósitos de lixo, pela secretaria..."
"A escola que educa através de todos os seus espaços é uma escola que mobiliza toda a sua estrutura para a condução de fazeres pedagógicos que se ampliam dos espaços de sala de aula e adentram a alma da escola, desde a forma como os alunos são recebidos no portão da entrada até a forma como cuida dos resíduos produzidos em seu interior."
Marilena Loureiro da Silva: "A Escola Bosque e suas estruturas educadoras - uma casa de educação ambiental". In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, 2007.
No verão a vida explode na horta da EMJB mas as plantas sensíveis sofrem com o sol forte e a proliferação agressiva das ervas daninhas. Uma forte ventania derrubou galhos enormes de uma árvore do vizinho e causou estragos nas plantações. O solo secou depois de dias de intenso calor e nenhuma chuva...
O ano seguinte começa sempre com muito trabalho para arrumar a casa.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário