domingo, 5 de junho de 2011

No dia mundial do meio ambiente


Uma cena impressionante no rio Imboaçu, no município de São Gonçalo, é o retrato do atraso e do descaso do governo e da sociedade com as questões ambientais urbanas. A coleta de lixo na cidade é precária e uma parcela dos moradores se acha no direito de jogar o próprio lixo no rio. Uma situação que coloca a própria população em risco, no caso de uma chuva forte, num local onde existe um posto de saúde e um colégio estadual (rua Luiz Pereira dos Santos, bairro Boa Vista (!)).




As duas primeiras fotos e o texto foram publicados no jornal O Globo em 06/06/11:

RIO - As águas do Rio Imboaçu, em São Gonçalo, desaparecem embaixo do lixo jogado pela população local. O flagra foi feito pelo leitor Rogério Lafayette neste domingo (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele conta que a coleta de lixo no município é precária e que, por falta de instrução, a população não para de despejar detritos no córrego.
"Veja o retrato do atraso e do descaso do governo e da sociedade com as questões ambientais. A coleta de lixo na cidade é pouca e alguns moradores acham que têm o direito de jogar lixo no rio. Isso coloca todos em risco no caso de uma chuva forte", alerta Lafayette.
A Prefeitura de São Gonçalo argumentou que os rios do município são limpos pelo Departamento municipal de Recursos Hídricos. Contudo, a população joga lixo no local com frequência.
Por causa da denúncia, a prefeitura promete uma nova limpeza em até 30 dias e diz que o rio deve ser revitalizado no início de 2012. Pelo projeto, o curso da água seria desobstruído e o entorno ganharia uma pista para caminhada, ciclovia e ecobarreiras.
Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), os rios afluentes são os maiores culpados pelo despejo de lixo na Baía de Guanabara. O órgão defende que só uma forte política de educação ambiental e junto com um radical reforço na coleta dos materiais iria sumir com o lixo que polui as águas e prejudica o transporte das barcas na Baía.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...