quarta-feira, 15 de junho de 2011

Erosão costeira em Niterói e o fundo artificial



Uma aula de geografia com o niteroiense João José Macedo - o Zezão, um dos fundadores da Geomata - sobre as ressacas que atingiram Niterói nos últimos dias e destruíram alguns pontos do litoral da cidade. Neste vídeo ele flagra o momento exato em que o mar destrói parte do calçadão de Piratininga, na região oceânica, onde mora. Zezão possui um canal de vídeos na internet - a Triângulo Vídeos - e é um dos maiores divulgadores do projeto do fundo artificial para essa praia.

"No domingo, dia 5 de junho de 2011, foi registrado um flagrante do exato momento do desabamento do calçadão da praia de Piratininga, em Niterói. Esse acontecimento reacende a discussão sobre a necessidade da implantação de um Recife Artificial Multifuncional nesta praia."

"Após uma sucessão de ressacas acima dos três metros, em apenas um mês, as praias da cidade ficaram com suas faixas de areia reduzidas, deixando a obra mais vulnerável a ação do mar. A combinação com a Lua Nova e maré muito cheia, com 1,1m às 5:13h da tarde, ocasionou o desabamento de um trecho do calçadão, na hora que a luz do dia terminava."

"Este é um momento de união entre todos em prol do mesmo objetivo, que é a realização dos estudos oceanográficos, e a execução da obra. O objetivo desta reportagem é sensibilizar os políticos sobre a importância deste projeto para a Niterói, além de mobilizar e conscientizar a opinião pública, sobre a necessidade urgente para que este projeto seja finalmente executado na cidade."

"Portanto, este é um momento para deixarmos divergências de lado, para nos unirmos em direção de uma mesma meta, a implantação do Recife Artificial Multifuncional em Piratininga."



"Aconteceu no dia 26 de julho de 2010 uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Niterói, onde foi debatido a implantação de um Recife Artificial Multifuncional na praia de Piratininga."

"O coordenador da OSCIP PREAMMAR, Jefferson França, fez uma apresentação sobre o projeto, mostrando as questões técnicas, exemplos de sucesso, e as principais vantagens para a praia e comunidade, além de esclarecer dúvidas sobre o caso específico da praia niteroiense."

"Todos os passos estão sendo dados de forma consciente, para a correção definitiva do calçadão de Pirá e o possível surgimento de uma onda perfeita. Entre outras vantagens. O projeto já foi incluído no Projeto Orla, e agora é aguardar o próximo capítulo. O fato de estar previsto, pela primeira vez, no orçamento municipal anual, e ter tido uma audiência pública, demonstra que o projeto está avançando e o sonho pode estar bem perto de se tornar realidade!"

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...