segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Matéria na Folha de Niterói


 Fazendo a sua parte
Professor mobiliza alunos de uma escola pública para atividades sustentáveis

por Alexandre Brasil

   O entusiasmo dos alunos em fazer as tarefas do projeto de educação ambiental “Em Cada Canto um Canteiro Cultivado”, e os resultados alcançados com essas experiências, têm recompensado professores e funcionários da Escola Municipal João Brazil, no Baldeador. O projeto foi idealizado pelo professor de geografia Rogério Lafayette, eleito um dos ícones da educação em 2013 pela UPPES-Sindicato (União dos Professores Públicos no Estado), que chegou à escola em 2007 e logo percebeu que no terreno existiam espaços com solo ociosos, com potencial para serem aproveitados. 
   “Um dia vi da sala de aula os garis colocando as folhas secas do chão – que nas florestas tropicais formam a camada mais rica em nutrientes para as plantas – em sacos de lixo. Era o retrato da cultura do desperdício. A partir daí combinamos, professores e alunos, depositá-las num espaço demarcado e desde então esse foi o nosso grande recurso – o chamado lixo verde – para recuperar o solo e cultivar diversas espécies vegetais”, disse Rogério. 
   O professor completou dizendo que eles passaram também a fazer medições de chuva com pluviômetros caseiros após a chuva de abril de 2010, que afetou bastante o entorno da escola. 
   Além de estarem sempre em contato com a natureza e aprenderem a importância de preservá-la, os alunos têm a possibilidade de levar alimentos saudáveis para suas casas. “Eles aprendem a cultivar e consumir na própria escola, sejam hortaliças, frutas ou raízes (mandioca). É surpreendente quando o trabalho realizado é recompensado com uma boa colheita e os alimentos produzidos, sem agrotóxico, são compartilhados com todos”, relatou o professor. 


    Os alunos não ficam somente presos às atividades extraclasses no quintal da escola. Os professores também os levam para excursões, como a subida do Costão de Itacoatiara e a Trilha das Torres, onde o contato com a natureza é muito forte. E em uma dessas excursões, os alunos obtiveram um resultado que surpreendeu o professor. 
   “O trabalho realizado com as turmas do 7º ano em 2012, quando alguns alunos se envolveram bastante com a revitalização do Rio das Pedras, o valão do morro, foi incrível. Sensibilizados através de pesquisas e trilhas, plantaram árvores em suas margens, fizeram análises da água com um kit-teste do WWMC (World Water Monitoring Challenge) e brilharam nas apresentações em feiras de ciências Municipal e Estadual, onde colheram dezenas de assinaturas num abaixo-assinado para despoluição do rio”, comentou o geógrafo. 
   Vale lembrar que o WWMC, um programa educacional de alcance internacional que promove a conscientização do uso da água em todo o planeta reconheceu e premiou esse trabalho como um dos melhores da América do Sul naquele ano.
   Lafayette aproveitou o espaço e fez um alerta aos pais e às autoridades: “é preciso diminuir o distanciamento dos jovens urbanos em relação à natureza e aos riscos ambientais, através principalmente de práticas voltadas para esse fim. Além disso, o que se vê em muitas escolas hoje são espaços totalmente cimentados, nenhuma atividade com solos, resíduos sem nenhum tratamento, muito gasto de água e energia elétrica”. 
   Com este belo projeto, o professor Rogério não apenas ensina a importância da conscientização sobre o meio ambiente para os jovens, como também mostra a relevância da atitude ao “dobrar as mangas” e fazer a sua parte, independentemente do governo.



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