Fazendo a sua parte
Professor mobiliza alunos de uma escola pública para atividades sustentáveis
por Alexandre Brasil
O entusiasmo dos alunos em fazer as tarefas do
projeto de educação ambiental “Em Cada Canto um Canteiro Cultivado”, e os
resultados alcançados com essas experiências, têm recompensado professores e
funcionários da Escola Municipal João Brazil, no Baldeador. O projeto foi
idealizado pelo professor de geografia Rogério Lafayette, eleito um dos ícones
da educação em 2013 pela UPPES-Sindicato (União dos Professores Públicos no
Estado), que chegou à escola em 2007 e logo percebeu que no terreno existiam
espaços com solo ociosos, com potencial para serem aproveitados.
“Um dia vi da
sala de aula os garis colocando as folhas secas do chão – que nas florestas
tropicais formam a camada mais rica em nutrientes para as plantas – em sacos de
lixo. Era o retrato da cultura do desperdício. A partir daí combinamos,
professores e alunos, depositá-las num espaço demarcado e desde então esse foi
o nosso grande recurso – o chamado lixo verde – para recuperar o solo e
cultivar diversas espécies vegetais”, disse Rogério.
O professor completou
dizendo que eles passaram também a fazer medições de chuva com pluviômetros
caseiros após a chuva de abril de 2010, que afetou bastante o entorno da
escola.
Além de estarem sempre em contato com a natureza e aprenderem a importância
de preservá-la, os alunos têm a possibilidade de levar alimentos saudáveis para
suas casas. “Eles aprendem a cultivar e consumir na própria escola, sejam
hortaliças, frutas ou raízes (mandioca). É surpreendente quando o trabalho
realizado é recompensado com uma boa colheita e os alimentos produzidos, sem
agrotóxico, são compartilhados com todos”, relatou o professor.
Os alunos não ficam somente presos às atividades extraclasses no quintal da escola. Os professores também os levam para excursões, como a subida do Costão de Itacoatiara e a Trilha das Torres, onde o contato com a natureza é muito forte. E em uma dessas excursões, os alunos obtiveram um resultado que surpreendeu o professor.
Os alunos não ficam somente presos às atividades extraclasses no quintal da escola. Os professores também os levam para excursões, como a subida do Costão de Itacoatiara e a Trilha das Torres, onde o contato com a natureza é muito forte. E em uma dessas excursões, os alunos obtiveram um resultado que surpreendeu o professor.
“O trabalho realizado com as turmas do 7º ano em 2012, quando alguns
alunos se envolveram bastante com a revitalização do Rio das Pedras, o valão do
morro, foi incrível. Sensibilizados através de pesquisas e trilhas, plantaram
árvores em suas margens, fizeram análises da água com um kit-teste do WWMC
(World Water Monitoring Challenge) e brilharam nas apresentações em feiras de
ciências Municipal e Estadual, onde colheram dezenas de assinaturas num abaixo-assinado
para despoluição do rio”, comentou o geógrafo.
Vale lembrar que o WWMC, um
programa educacional de alcance internacional que promove a conscientização do
uso da água em todo o planeta reconheceu e premiou esse trabalho como um dos
melhores da América do Sul naquele ano.
Lafayette aproveitou o espaço e fez um alerta aos
pais e às autoridades: “é preciso diminuir o distanciamento dos jovens urbanos
em relação à natureza e aos riscos ambientais, através principalmente de
práticas voltadas para esse fim. Além disso, o que se vê em muitas escolas hoje
são espaços totalmente cimentados, nenhuma atividade com solos, resíduos sem
nenhum tratamento, muito gasto de água e energia elétrica”.
Com este belo
projeto, o professor Rogério não apenas ensina a importância da conscientização
sobre o meio ambiente para os jovens, como também mostra a relevância da
atitude ao “dobrar as mangas” e fazer a sua parte, independentemente do
governo.
Folha de Niterói - Edição 958 (página 7).
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