segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Eu lecionei a todos eles

Tenho ensinado, no ginásio, por dez anos. Durante esse tempo, eu lecionei, entre outros, a um assassino, a um evangelista, a um pugilista, a um ladrão e a um imbecil.
O assassino era um menino que sentava no lugar da frente e me olhava com seus olhos azuis; o evangelista era o mais popular da escola, era o líder dos jogos entre os mais velhos; o pugilista ficava parado perto da janela e, de vez em quando, soltava uma gargalhada abafada que até fazia tremer os gerâneos; o ladrão era um coração alegre, diria libertino, um pequenito animal de olhar macio, dócil, procurando as sombras.
O assassino espera, hoje, a morte numa penitenciária do Estado; o evangelista está enterrado, há um ano, no cemitério da Vila; o pugilista perdeu um olho numa briga, em Hong Kong; o ladrão, na ponta dos pés, pode ver, da prisão, as janelas do meu quarto; o imbecil, de olhar macio, bate com a cabeça na parede formada de uma cela, no Asilo Municipal.
Todos eles, um dia, sentaram em minha aula; sentaram e olharam para mim, gravemente, desde as suas carteiras escuras e usadas.
Eu devo ter sido uma grande ajuda para esses alunos.
Eu lhes ensinei o esquema da rima dos sonetos elizabetanos e como colocar em diagrama uma sentença completa...

Texto de M. John White (traduzido e adaptado por Maria Aldina Silveira Furtado).

Foto: alunos de uma escola em Ghandrung, Nepal (clique na imagem para ampliar).

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, estou a procura de um livro da autora mencionada neste site "Educando com Poesia" de Mariaa Aldina Silveira Furtado, se algm tiver alguma informação por favor post pra mim, sou de Brasília e já procurei em todas as livrarias e não consegui êxito.Obrigada.

Anônimo disse...

Meu e-mail: maryshallom@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...