domingo, 10 de maio de 2009

Almanaque do outono 6

Não se sabe quem a plantou ali, se foi alguém ou um passarinho, mas ela cresceu, ganhou força, dominou toda a parte superior da grade e teve até que ter um pedaço arrancado, que sufocava o guaco perto do muro. Esta semana a bucha (Luffa aegyptiaca) foi o destaque na hortinha da emjb: apareceu florida, amarela, cheia de insetos e com frutos se formando. Uma surpresa e um espetáculo - a polinização das plantas, a qualquer hora das manhães.





Também nesta semana aprendi com a Joelma, que aprendeu com seu pai, a plantar corretamente o aipim (Manihot esculenta): ela coloca as estacas deitadas na terra, enquanto eu, antes, fincava-as em pé. Colhemos uma raiz e cortamos o caule da planta em pedaços para multiplicá-lo em brotos. Patrícia levou o alimento para casa e as meninas sugeriram dar um nome para o espaço.


O cambará (Lantana camara) é outra planta que também está se destacando com suas muitas flores. Li recentemente na internet que esta espécie é uma das que mais atraem borboletas e por isso vem sendo muito cultivada na Europa e no Japão, onde o hobby de observá-las vem crescendo bastante. Que venham as borboletas!



.

3 comentários:

Rosa Sousa disse...

Olá professor! Depois que conheci seu blog, acesso sempre para conferir as novidades, é inspirador!! Gostaria muito de saber como acontece a produção do jornalzinho, que aliás, é uma graça! Tentei fazer aqui na escola, mas travou. Outra coisa, o que você acha de uma parceria entre nossos alunos? Eles poderiam trocar experiências sobre a horta. Nossa linha de trabalho é parecida e a troca entre eles seria enriquecedora.

Unknown disse...

Nossa, como a horta tá linda!é surpreendente a participação da Joelma, um amenina que tava sempre envolvida em confusão.Como amadureceu!ParabénsMais uma vez Rogério!

Rogério Lafayette disse...

Olá Profª Rosa,
O jornalzinho está devagar na emjb, hoje trabalho com turmas de 6º ano e a produção textual lá é mais complicada. Na empf, eram turmas de 9º e 7º ano e uma escola grande. Queria que eles conhecessem ela melhor, e dava um roteiro que era basicamente uma entrevista, um perfil, humor, passatempo e nome com logotipo. No mês de abril de 2007 tem umas matérias que falam um pouco mais. Quanto à parceria, acho ótimo, pois os alunos da emjb estão pouco participativos na rede (a internet é lenta). Vou apresentá-los ao projeto mão na terra assim que puder.

Valeu Tânia!
A Joelma queria era mexer com a terra...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...