domingo, 21 de junho de 2009

Inverno

Hoje é o solstício de inverno no hemisfério sul, o dia mais curto que marca o início da estação mais fria. Em lugares acima do Trópico de Capricórnio, como Niterói, este dia não é tão diferente dos outros mais longos do verão. Mas o último pôr-do-sol do outono de 2009 foi quase ao norte da cidade do Rio de Janeiro, com as cores suaves da estação que acabou de passar.


Para o oeste, a vista clássica da baía de Guanabara e das montanhas do Rio: o Pão-de-açúcar, o Corcovado (com o Cristo Redentor encoberto) e o Pico da Tijuca (ponto mais alto à direita).

O inverno é a estação das amendoeiras, árvores largamente plantadas em nossas cidades litorâneas. Enquanto as florestas ficam sempre verdes, suas folhas amareladas, avermelhadas e caídas ao chão dão à paisagem tropical um aspecto europeu de zona temperada. Como a da foto acima, clicada no calçadão de Icaraí no inverno passado.


Dica para a noite mais longa do ano:


Filme completo (em português): aqui!

.

2 comentários:

Agroecologia no CEPARL disse...

Olá Rogério!O melhor e único dia da semana para visita é na sexta feira, estamos com muitas idéias para trocar e o convite está feito. Vamos trocar idéias por email que poderei te passar meu tem para acertar detalhes...
Belas fotos e excelentes postagens Rogério!A algum tempo penso em iniciar a estação meteriológica do Alcina mas agora ganhei uma excelente sugestão de tabela, nosso trabalhao está convergente acho q sua visita seró proveitosa para a troca de idéias, do demais também começamos a fazer o projeto de coleta do óleo para preparo de sabão mas ainda n realizamos a oficina de sabão se vc tiver a receita por favor vamos trocar as idéias.
Eu sugiro também que vc siga o blog do projeto MÃO NA TERRA que está no meu blog. è uma professora de são josé dos campos que realiza um projeto muito próximo do nosso e acho que vc vai gostar de conhecer
Até!

Rosa Sousa disse...

Olá Professor Rogério, tudo em paz?
Vamos trocar sementes sim!
Além das sementes poderíamos fazer uma rede colaborativa, tipo wiki, para divulgação conjunta das informações produzidas pelos alunos a partir do cultivo das sementes que eles receberão, de modo a incentivar a troca de informações e experiências entre as escolas que realizam ações semelhantes(CEPARL).
Essa conexão entre os alunos possibilitará uma nova forma de aprender, que ultrapassa os limites da escola, construindo outros sentidos para o uso das tecnologias.
O que você acha de aprimorarmos essa idéia?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...