A leitura do termômetro, depois de oscilar no ano passado devido à falta de interesse e hábito dos alunos, este ano parece que engrenou. Atualmente, um terço da turma GR3F preenche as tabelas com a temperatura diária de cada mês, o que garante uma quantidade suficiente de amostras para se chegar a um resultado seguro. Antes, poucos alunos entregavam as folhas, os dados variavam bastante e por isso era mais difícil estabelecer uma média mensal - quem estava lendo o termômetro errado? Hoje, os valores estão mais próximos, dá para perceber quem está variando mais nas anotações e as médias, calculadas com uma quantidade maior de dados, são mais confiáveis.
Percebi que o fato do termômetro ficar mais alto na parede dificulta para os alunos a sua leitura correta. Esta posição, fora do alcance das crianças menores, obriga-os a olharem para cima, numa visão oblíqua da coluna de mercúrio em relação à régua do aparelho. Alguns testes que fiz, lendo com eles, mostraram que pode haver uma variação de 1 ou 2 graus, para cima. Por outro lado, percebe-se que estão lendo melhor, pois essa diferença antes podia ser muito maior. A média de temperatura do mês de abril foi de 25ºC (1ºC mais quente em relação à abril de 2008). Maio também teve a mesma média de 25ºC e foi 3ºC mais quente que o mesmo mês do ano passado.
As tabelas apresentadas são das alunas Ana Carolina Lima (maio, no tôpo) e Maria Victória Bastos (abril, acima). Para saber mais sobre este trabalho clique aqui, aqui, aqui e aqui!
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2 comentários:
Oi Rogério, tudo em paz?
Adoro viajar no seu blog e descobrir as inúmeras possibilidades de atividades em geografia. Não quero só copiar, quero aprender! rs
Como diz Rubem Alves: - “Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de conviver com os outros. A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar." Seria muita ousadia acrescentar que pela geografia tb??
Abraços,
Como geógrafos, somos meio suspeitos para acrescentar. Mas diante do quadro que temos, a geografia que realizamos é mesmo bem ousada!
Tudo na paz, a luta continua..
Volte sempre!
Abraços
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